Capacímetro Hikari: saiba onde e como utilizar corretamente

Capacímetro Hikari: saiba onde e como utilizar corretamente

Tempo de leitura: 6 minutos

Aprenda definitivamente com usar o Capacímetro Hikari da maneira correta!

Se você precisa lidar com capacitores, com certeza já ouviu falar do Capacímetro Hikari, considerado um dos melhores e mais precisos do mercado.

Este produto é utilizado para verificar se um capacitor está adequado para ser usado ou não, funcionando como um medidor eletrônico que pode ser utilizado para fazer testes e controles dos componentes capacitivos com precisão.

É digital e portátil, com tela LCD com iluminação, sua precisão básica é de 0,5% o que é considerado muito bom para esta categoria de equipamento.

O Capacímetro Hikari acompanha um holster protetor que se ajusta ao formato do instrumento, item que o diferencia dos demais capacímetros, além disso, ele possui ajuste de zero.

Vamos mostrar para você a maneira correta de utilizar e fazer a manutenção do seu Capacímetro Hikari, e evitar possíveis acidentes!

Operando corretamente

Antes de começar a utilizar seu Capacímetro Hikari, verifique se o gabinete do aparelho foi deslocado ou se possui rachaduras, observe com atenção o isolamento ao redor dos conectores, e veja se há algum metal exposto.

Se o seu equipamento possuir algum dano nas pontas de prova troque imediatamente, por modelos com a mesma especificação, antes de usar.

Você nunca deve tentar medir um capacitor se ele estiver ligado a um circuito com energia, o primeiro passo para o uso do capacímetro, é desligar o equipamento que pretende medir e garantir que os capacitores estão devidamente descarregados, esse mesmo cuidado é necessário com capacitores avulsos.

Para evitar danos ao seu Capacímetro Hikari e aos capacitores que está medindo, você não pode aplicar tensão acima da especificada no capacímetro, entre os terminais ou entre eles e o aterramento.

Ao posicionar a chave rotativa e conectar o capacímetro, não faça mais alterações de posição. Quando for utilizar as pontas, mantenha seus dedos atrás das barreiras de proteção do equipamento.

Caso for passar longos períodos sem utilizá-lo, assim como qualquer equipamento eletrônico, você deve retirar a bateria.

Dicas para operação das medidas

Como já dissemos uma regra básica para o uso do Capacímetro Hikari, é garantir que o capacitor que será testado não esteja energizado.

Após garantir que o circuito de alimentação está descarregado, coloque a chave do capacímetro na faixa adequada para medir o capacitor e conecte as pontas no equipamento.

Observe se o capacitor possui polaridade definida, se, sim, conecte o terminal positivo e o terminal negativo em suas respectivas entradas no capacitor.

O Capacímetro Hikari possui uma pequena tensão contínua de <2,8v nos seus terminais de saída, o quê dispensa o uso de multiplicadores ou interpolação de valores, ou seja, o valor exibido no visor, somado a unidade de escala selecionada, corresponde ao valor de capacitância diretamente.

Se no visor do seu Capacímetro Hikari for exibido o digito 1 em destaque, indica que a escala que você selecionou é inferior ao valor da leitura, sendo assim, você precisa selecionar uma escala maior.

Se o número Zero for exibido à esquerda do valor, você precisa selecionar uma escala menor para melhorar a exatidão da medida.

Caso não souber a capacitância que deseja medir, selecione a escala 2μF, e siga as orientações anteriores para garantir a leitura mais exata possível.

Se você precisa ler um capacitor com potência superior a 2000μF, coloque a escala em 2000μF X10, e terá um resultado mais preciso para essa capacitância.

Se o capacitor que está medindo mostrar sobrecarga em todas as escalas, provavelmente ele está em curto-circuito, e deve ser substituído, assim como, capacitores que tenha perdido a sua tensão nominal, esses geralmente apresenta um valor de leitura acima do indicado, ou seja, tem uma sobrecarga por corrente de fuga.

Uma dica importante para o caso de você precisar medir capacitores com escalas muito baixas, utilize pontas de prova com o menor comprimento que você tiver, ou insira os terminais do capacitor no soquete do seu Capacímetro Hikari, para ter medidas mais precisas.

Outro detalhe importante é que os capacitores eletrolíticos, apresentam resistência muito elevada o que pode resultar em grandes diferenças entre a leitura e o valor especificado pelo fabricante.

Atenção para não ficar segurando nas pontas de prova ou nos soquetes do seu Capacímetro Hikari, pois a capacitância do corpo humano pode interferir na leitura e produzir um erro de medida.

Lembre-se sempre, se a leitura de um capacitor variar em diversas escalas, é sinal de que o mesmo está sem isolamento e com corrente de fuga.

Manutenção do equipamento

Não efetue reparos em seu Capacímetro Hikari, procure alguém qualificado que tenha todas as informações referentes a calibração e testes de desempenho.

É preciso salientar que não se deve deixar água entrar em contato com a parte interna do equipamento, pois o risco de choque elétrico é muito grande.

Limpe a parte externa do Capacímetro Hikari com pano úmido e detergente neutro, periodicamente, e utilize um cotonete, também umedecido, para limpar os terminais quando necessário.

Quando o indicador de bateria sinalizar, é necessário trocar a bateria imediatamente, com a carga baixa o capacímetro Hikari pode gerar falsas leituras, o que pode trazer riscos.

Para trocar a bateria com segurança siga os seguintes passos:

  • Desative o aparelho e retire todas as conexões dos terminais.
  • Retire os parafusos do compartimento de bateria e remova a tampa.
  • Remova a bateria.
  • Coloque uma bateria nova de 9V.
  • Recoloque o compartimento da bateria no equipamento e prenda com os parafusos.

Capacímetro Hikari: um dos melhores testadores.

O Capacímetro Hikari é um ótimo instrumento testador, resistente, preciso e seguro, muito utilizado por profissionais.

Outros testadores que possuem uma ótima reputação assim como o Capacímetro Hikari, são os RFNT3 universal para bateria de notebook e o testador universal de tela lcd LVDS, assim como o Capacímetro Hikari, facilitam o processo de identificar a peça com danos.

Estes equipamentos auxiliam na manutenção, e deixa a manutenção mais rápida e muito mais econômica, dando o retorno financeiro do valor investido em pouco tempo.

Esperamos ter ajudado você a utilizar o seu Capacímetro Hikari da maneira correta! Veja mais artigos úteis no nosso blog! E acesse nosso site, para conhecer as novidades no mercado de tecnologia!