Compro uma bateria com 6 ou 9 células? - blog bringIT

Como calibrar a bateria do notebook

O tempo de carga da bateria do seu notebook diminuiu? Você acha que o desempenho da máquina está sendo inferior por falta de bateria? Bom, esses são problemas bem comuns e neste tutorial, vamos ensinar a você como calibrar a bateria do seu notebook. É um processo fácil e rápido que pode ajudar muito no dia a dia com o seu notebook!

Vantagens de calibrar a bateria do notebook:

  • Ter níveis iguais de energia em cada uma das células.
  • Consertar problemas resultantes do desnivelamento de energia nas células da bateria.
  • Eliminar problemas de desligamento precoce do notebook.
  • Diminuir o tempo para carregamento da bateria.

objetivo-da-calibragem-da-bateria-do-notebook

Nós indicamos que o processo de calibragem seja realizado quando a bateria não apresenta mais os mesmos níveis de recarregamento de energia ou quando você acabou de comprar um notebook novo e precisa fazer o nivelamento das células.

Como calibrar a bateria do notebook:

Para a realização do processo, iremos utilizar o Windows 8, mas lembramos que o procedimento em outras versões é muito semelhante a este.

1. Primeiramente, abra o Painel de Controle do seu notebook. No Windows 8, basta selecionar o ícone Iniciar e digitar na busca Painel de Controle.

2. Selecione a opção Sistema e Segurança.

sistema-segurança-calibrar-a-bateria-notebook

3. Encontre o título Opções de energia.

4. Clique em Alterar configurações de energia.

alterar-configuraçoes-da-bateria-calibrar-a-bateria

bateria
5. Selecione a opção Alterar configurações do plano.

alterar-configuraçoes-plano-calibrar-a-bateria

Por padrão, o notebook está com 5 minutos para “Desligar vídeo” e 10 minutos para “Suspender atividade do computador”. Teremos que alterar em ambos os casos para “Nunca”.

6. Feito isso, salve as alterações.

suspender-atividade-nunca-calibrar-bateria

Inicie o Procedimento de Carga

Após alterar o plano de energia, carregue sua bateria até o sistema operacional exibir carga completa para a bateria (100%) ou até o máximo que a sua bateria carrega, seja 90% ou 98%, por exemplo.

Realize o procedimento de Descarga da bateria

Com o carregamento completo, desconecte o carregador do notebook e deixe o mesmo ligado até que ele se desligue sozinho. Para acelerar o processo, coloque um vídeo no Youtube ou algo que demande mais energia do notebook.

Lembramos que para as baterias que são novas, o recomendado é executar estes passos 3 vezes, para garantir que todas as células sejam calibradas. Se a sua bateria já é utilizada, recomendamos que faça o processo apenas uma vez.

* Após a execução destes passos, não esqueça de voltar ao Painel de Controle (-> Sistema e Segurança -> Opções de Energia) e alterar as configurações novamente.

Como padrão, indicamos que você deixe em:

  • Desligar Vídeo: 5 minutos
  • Suspender Atividade do Computador: 10 minutos

Lembramos apenas que você pode alterar conforme a sua necessidade.

configuraçoes-finais-calibrar-a-bateria-notebook

Assista também nosso tutorial em vídeo sobre Como calibrar a bateria do seu notebook!

Atenção:

Infelizmente, em alguns casos, mesmo após o procedimento de calibrar a bateria, ela não volta a ter aquele desempenho que tinha antes. Isso ocorre quando a vida útil dela chegou ao fim. Se esse foi o seu caso, a bringIT é especialista em baterias para notebooks, e você pode consultar nosso site e nosso time de atendimento para podermos encontrar a bateria correta para o seu notebook.

bringit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles