ícone compartilhar redes sociais
Foto com emoji no teclado

Aprenda como fazer emoji no teclado

adminblog_USR

As pessoas estão acostumadas a enviar emojis utilizando seus smartphones e tablets, mas esse não é um hábito muito comum saber como fazer emoji no teclado do computador. Claro, ao contrário dos aparelhos menores, que já possuem esses pequenos desenhos como opções fixas nos teclados virtuais, ainda não existe um periférico voltado para isso (e provavelmente esse layout não está no radar dos grandes fabricantes).

Mas, não seria muito mais simples se tivéssemos como fazer emoji no teclado padrão? Afinal, até mesmo os mais famosos aplicativos de troca de mensagens já possuem suas versões para desktop.

Antigamente, era necessário acessar a lista de emojis através de um teclado virtual, baixar aplicativos de origem duvidosa ou fazer o famoso “copia e cola” da internet, o que não é nada prático, temos que admitir.

Para a nossa sorte, essa história mudou e hoje já podemos colocar esses desenhos por toda parte. Quer saber como isso é possível? Então, fique conosco!

Como os emojis surgiram?

A palavra emoji é de origem japonesa e significa, se traduzida ao pé da letra, “imagem de personagem”. Tudo começou em 1999, quando uma operadora de telefonia móvel do país, a NTT DoCoMo, lançou um pequeno conjunto desses desenhos para serem utilizados em celulares.

Vale lembrar que naquela época, os aparelhos mais modernos eram capazes apenas de enviar mensagens de texto com desenhos padronizados, nada de figurinhas repletas de detalhes como conhecemos hoje. Assim, a empresa encontrou um modo de representar as famosas “carinhas” usando uma grade com apenas 12 pixels de largura por 12 pixels de comprimento, renderizadas sempre em preto e branco.

A NTT DoCoMo criou os primeiros emojis não apenas para permitir que os usuários de celulares dissessem o que sentiam através de pequenas imagens, mas também para se comunicar com seus próprios clientes. Na época, o emoji de sol servia para diferenciar a empresa de seus concorrentes, o que fez toda a diferença para o marketing da companhia.

Mesmo com o sucesso estrondoso e com a cópia de outras operadoras, demorou quase uma década para que os emojis começassem a se espelhar ao redor do mundo. Foi apenas no final de 2010 que centenas desses desenhos foram incorporados ao Unicode, uma espécie de padrão universal para caracteres.

No ano seguinte foi a vez da Apple, que colocou um teclado de emojis no iOS 5, sistema operacional do iPhone, o que também aconteceu com o Google e o seu sistema em parceria com a Open Handset Alliance, o famoso Android.

Por fim, a febre tomou conta dos celulares e, mais de 20 anos depois, temos acesso aos emojis atuais, repletos de sombras, cores, detalhes e formas diferentes, feitas para agregarem muito mais sentimento e diversão às conversas.

Foto de notebook mac com emojis no teclado

Como fazer emojis no teclado Windows

Se até anos atrás era praticamente impossível utilizar uma figurinha no computador, em 2017 a Microsoft deu fim a esse problema de uma vez por todas. E não, não estamos falando de acionar um teclado virtual, mas sim utilizar atalhos para isso. Ficou curioso? Então, entenda a seguir como fazer emoji no teclado padrão.

Para localizar e inserir um emoji em qualquer área de texto do seu computador com sistema operacional Windows, utilize essas etapas:

  • Abra qualquer aplicativo (Word, Bloco de Notas, redes sociais);
  • Na área destinado ao texto, abra o painel de emoji utilizando o seu teclado. Para isso, basta pressionar a tecla “Windows” “ponto e vírgula” ou “Windows” “ponto final”;
  • Clique na guia “Smiley Face” (correspondente aos emojis);
  • Digite algo para iniciar a busca por uma figura de sua preferência;
  • Selecione o seu emoji favorito para ser inserido na tela.

Você também pode “cortar caminho” pesquisando a imagem de acordo com a sua categoria. Para isso, siga as instruções a seguir:

  • Na parte inferior da guia, selecione uma das categorias desejadas;
  • Você pode optar por carinhas, animais, pessoas, festividades, objetos, alimentos, plantas, meios de transporte, lugares e símbolos.

Algumas dicas rápidas

Se você está aprendendo sobre como fazer emoji no teclado, seguir determinadas dicas pode facilitar ainda mais o processo:

  • Caso você esteja utilizando algum emoji da categoria “pessoas”, você pode alterar o tom de pele usando as opções disponíveis no topo da lista de figuras;
  • Você também pode usar as teclas de seta para navegar entre as opções, “Shift” “Tab” para alterar a categoria que aparece na tela e “Enter” para escolher e inserir o emoji;
  • À medida que você utiliza os emojis, suas escolhas frequentes aparecem na guia “Usados Recentemente”, simbolizada por um pequeno relógio no canto inferior direito, o que torna o acesso mais rápido;
  • Para sair do painel, basta clicar no botão “x”, no canto superior direito ou pressionar a tecla “Esc”.

Você sabia que o Windows não oferece atalhos apenas para o uso de emojis? Para entender melhor, acesse nossa matéria sobre os 15 atalhos de teclado mais legais para usar agora mesmo!

Como fazer emojis no teclado Mac

Você possui um computador Mac e não sabe como fazer emoji no teclado do teu equipamento? Pois saiba que esse é um processo bastante simples e que exige o uso de um simples atalho.

  • Vá para qualquer campo de texto e pressione as seguintes teclas de comando ao mesmo tempo: “Command ⌘” “Control” “Barra de espaço”. Isso abrirá um pequeno painel de entrada com todos os emojis e símbolos presentes no seu computador;
  • Role para cima e para baixo no painel ou clique em qualquer uma das categorias listadas na parte inferior do mesmo. Assim que você localizar o emoji que quer usar, basta clicar sobre ele;
  • Se você clicar e segurar em determinados emojis, assim como no Windows, poderá selecionar diferentes tons de pele e cabelo.

Por mais divertido que possa ser enviar um emoji para alguém, tenha em mente que, assim como qualquer linguagem escrita, o uso dessas pequenas figuras dependerá de com quem você está conversando e do teor dessa conversa, afinal, linguagens escritas podem ser interpretadas de maneira errada, não é mesmo? Portanto, use essa função com cuidado e analise bem se o seu significado não será distorcido.

Você está precisando de equipamentos para o seu computador de mesa ou notebook? Então, venha conhecer o e-commerce da bringIT. E se houver alguma dúvida, não pense duas vezes antes falar com um de nossos especialistas, combinado? Estamos sempre prontos para lhe ajudar no que for preciso.