Adaptador VGA para HDMI vale a pena? Saiba como ele funciona

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você vai mandar a imagem do seu computador para um novo monitor, uma TV ou para um projetor, pode ser necessário utilizar um adaptador de saída VGA para HDMI. Mas por que exatamente isso é necessário?

Neste texto iremos explicar com mais detalhes como funciona este produto e porque ele pode ser útil para você. Acompanhe nosso post até o fim!

Como funciona o adaptador de VGA para HDMI?

Para entendermos como funciona este adaptador, é preciso compreender como funcionam as duas tecnologias: o VGA e o HDMI.

Se você ainda não está familiarizado, o VGA é aquela entrada azul, com 15 pinos distribuídos em 3 carreiras de 5. Normalmente, o cabo acompanha dois parafusos para fixar melhor a conexão entre o seu computador e o monitor que estiver usando.

A entrada HDMI é o cabo de imagem digital usado na maioria das TVs LCD e LED, bem como nos monitores mais modernos que exportam imagem em resolução Full HD. Utiliza um plug comprido e estreito com apenas uma pequena placa interna com diversos contatos metálicos.

Mas a principal diferença aqui é a forma de funcionamento: a saída VGA exporta sinal analógico. A entrada HDMI utiliza sinal digital. Por isso estes formatos não são compatíveis e exigem um conversor dedicado.

O computador usa a saída VGA para exportar uma imagem pronta, destacando os níveis de verde, azul e vermelho da imagem como um todo. Por isso, a resolução máxima deste formato é de 1920×1200 pixels.

O HDMI, mais avançado, passa informações digitais. Ou seja, o computador determina para o monitor individualmente a cor de cada pixel a ser exibido na tela. Por isso, esta tecnologia permite uma resolução de até 4096×2304 (4K). Além disso, o HDMI consegue transmitir áudio em alta definição, enquanto o VGA só passa imagens pelo cabo.

Por isso, os adaptadores de VGA para HDMI também costumam ter uma entrada de áudio em formato P2. Assim, você conecta o cabo VGA e o cabo de som na entrada, para que o conversor mande o áudio e o vídeo ao mesmo tempo para a saída HDMI que será conectada à sua tela.

O que o conversor faz, basicamente, é converter o sinal analógico VGA para digital, para que possa ser lido pela TV que utiliza a entrada HDMI, além de incorporar o áudio vindo da entrada P2. Entretanto, como a imagem sai do seu computador em formato VGA, ela obedece à resolução máxima de 1920×1200, mesmo que a sua TV HDMI comporte uma resolução maior.

Em que situações posso usar o conversor?

Se o seu computador não for muito novo, há boas chances de que ele não tenha uma saída HDMI. Ao passo que se a sua TV ou monitor for muito moderno, há boas chances de que ele não tenha uma entrada VGA. Neste caso, o conversor irá permitir que você use estes dois dispositivos sem problemas.

Este produto também pode ser utilizado se você pretende utilizar um segundo monitor conectado ao notebook ou ligar o seu computador a um projetor externo. Como a sua saída HDMI já estará ocupada pelo primeiro monitor, a saída VGA será a única opção para que seu PC possa ser conectado a uma segunda tela.

Também acontece de computadores ou monitores terem suas entradas e saídas estragadas ou com mau contato. Nestes casos, pode sair mais barato comprar um conversor de VGA para HDMI do que solicitar o conserto da placa responsável pelo funcionamento das conexões dos seus dispositivos.

Se a sua tela começar a exibir imagens com cores estranhas ou diferentes do que deveria, faça um pequeno teste: pegue o plug do cabo VGA e o movimente suavemente. Se a imagem voltar ao normal, é mau contato na conexão. Esta é mais uma situação na qual uma conversão de VGA para HDMI pode ser muito útil.

Como dissemos anteriormente, o VGA não transmite áudio. Por isso, se você quer aposentar as caixas de som do seu computador e usar o áudio diretamente da sua TV slim, o conversor também pode ser útil, pois ele irá transmitir o som para a televisão, economizando espaço na sua mesa.

Vale a pena comprar conversor VGA para HDMI?

Este produto é bastante seguro e tem uma vida útil longa, se for utilizado com todos os cuidados de manuseio e em condições normais. Por isso, se você se encaixa em uma das situações que descrevemos no item anterior, o conversor de VGA para HDMI pode ser um ótimo produto para você!

Apenas leve em consideração alguns aspectos: sempre que você faz alguma conversão de analógico para digital, pode-se perder parte da qualidade da imagem. Normalmente, a perda é mínima e praticamente imperceptível.

Pode haver ligeiras diferenças de cor entre o padrão VGA e o padrão HDMI. Neste caso, se as mudanças estiverem prejudicando a sua experiência de uso, basta configurar a sua TV adequadamente para exibir as cores do seu dispositivo de acordo com a sua preferência.

Quase todos os computadores com sistema Windows realizam o reconhecimento dos dispositivos automaticamente. Por isso, você não deve ter qualquer tipo de problema com a resolução da tela.

Contudo, caso você tenha algum problema com a resolução do conversor, a configuração desta parte no Painel de Controle é super fácil de fazer. Basta acessar a aba de Monitores, escolher a tela que você está usando e definir uma nova resolução que esteja de acordo com o dispositivo conectado ao conversor.

Um conversor de VGA para HDMI não custa caro, e pode ser facilmente adquirido para o seu uso pessoal ou também para utilização no trabalho. Ele é simples de instalar e fácil de usar.

Alguns computadores não possuem saídas HDMI, mas utilizam uma saída branca e mais comprida que a VGA, chamada de DVI. Também existem no mercado adaptadores de padrão DVI para HDMI, caso esteja mais ligado às suas necessidades.

Escolha sempre produtos de qualidade, com procedência e prefira comprar de lojas de confiança, como a bringIT, que oferece a você umalinha completa de produtos de informática e notebooks.