5 passos para arrumar a tela de notebook de cabeça para baixo

5 passos para arrumar a tela de notebook de cabeça para baixo

Tempo de leitura: 6 minutos

Todo usuário de notebook já passou pela situação de pressionar algumas teclas acidentalmente e desconfigurar completamente as funções do dispositivo, e de repente a tela do seu notebook fica de cabeça para baixo e você não saber o que fazer.

Desvirar a tela do notebook é um processo muito simples executado em um computador com Windows. Isso pode acontecer com modelos de marcas como Macro A, Dell, Samsung, HP, Lenovo e Positivo.

Se a tela estiver de cabeça para baixo, consulte o seguinte tutorial para resolver este problema. O foco deste passo a passo é o Windows 10, mas se você estiver usando uma versão anterior do sistema operacional da Microsoft, também poderá seguir as nossas dicas. Confira agora mesmo!

Identificando as causas de tela de notebook de cabeça para baixo

Sistemas operacionais como Windows e macOS usam teclas de atalho para facilitar a execução de certas funções. Salve o arquivo, feche o programa, mude a tela: use essas técnicas para completar todas essas operações com mais rapidez.

Você sabia que pode ver todos os documentos abertos pressionando Ctrl Alt Tab ao mesmo tempo no Windows? Existem muitas listas de atalhos e, se você as conhece, pode melhorar muito a eficiência do seu trabalho.

O problema é quando você acidentalmente executa o atalho e cai em uma situação inesperada. Uma tela de notebook de cabeça para baixo é uma dessas situações. Talvez ela estivesse de lado ou mesmo de cabeça para baixo. Não se preocupe, isso é fácil de consertar.

Consertando o que causou a tela de notebook ficar de cabeça para baixo

Entendemos que podem ser muitas as causas que fizeram que viraram a tela do seu notebook, por isso preparamos um guia para você consertar facilmente

Notebook Mac com tela aberta sobre mesa e fundo branco

Desvirando por comandos de atalhos

Além daqueles que pretendem girar a tela, também pode haver pessoas que saíram da tela sem querer. Se for esse o caso, saiba que essa solução também funcionará para você.

É possível girar a tela do Windows em 90 ° ou 180 °? Sim, é fácil de fazer, especialmente porque existem atalhos de teclado para fazer isso. Normalmente, os usuários acabam pressionando este atalho sem querer e colocam a tela no modo retrato ou de cabeça para baixo. Em qualquer caso, veja sem esforço como girar a tela do notebook com sistema operacional Windows.

A marca do notebook é irrelevante! Seja Samsung, Lenovo, Acer ou Positivo, a solução é a mesma. Existem várias maneiras de resolver esse problema, use as teclas de atalho e a tela do computador pode ser girada em todas as direções:

Ctrl Alt seta para a direita: a tela é vertical, da direita para a esquerda; Ctrl Alt seta para baixo: a tela é horizontal, mas de cabeça para baixo; Ctrl Alt seta para a esquerda: A tela também é vertical, mas a direção é oposta à direção anterior – da esquerda para a direita; Ctrl Alt Seta para cima: A tela está na posição “correta” – a posição que normalmente usamos.

Portanto, é fácil de entender, se você quiser virar a tela do notebook e voltar à posição original, basta pressionar as teclas Ctrl, Alt e seta para cima ao mesmo tempo!

Ajustes do sistema

Como o nome indica, as teclas de atalho são o caminho mais curto para as funções existentes no computador. Você também pode virar a tela do seu notebook da maneira tradicional. Por exemplo, isso pode ser útil se você tiver um problema com o teclado.

Nesse caso, siga estas etapas: Vá para a área de trabalho e clique com o botão direito do mouse. Seleção: Configurações de exibição. No menu lateral à esquerda, clique em Vídeo. Role a barra de rolagem até a opção “Direção”. Escolha um modelo horizontal. prepare-se! Dessa forma, sua tela voltará ao normal. As demais opções disponíveis nesse menu são as mesmas realizadas pelas teclas de atalho.

Identifique a placa de vídeo

O processo de rotação da tela depende da placa de vídeo que você está usando e seu driver pode dominar o controle de rotação do Windows. Conhecer sua placa de vídeo tornará mais fácil encontrar os controles de rotação. Pressione o símbolo Win R e digite dxdiag para abrir a ferramenta de diagnóstico DirectX (é necessário acesso à Internet) Clique na guia Exibir para verificar qual placa de vídeo está instalada.

Essa consulta vai determinar qual procedimento mais adequado, pois caso você não consiga desvirar a tela de jeito nenhuma, essa informação será útil e relevante para uma equipe técnica especializada que pode reconfigurar o seu notebook e aprimorar o desempenho do dispositivo.

Procedimentos adicionais

Dependendo do hardware gráfico do seu notebook, você também pode usar a opção de girar a tela do notebook nos drivers gráficos Intel, NVIDIA ou AMD. No entanto, a opção interna do Windows deve estar disponível em todos os computadores.

Se o Windows não puder alterar o ângulo de rotação da tela por algum motivo, você pode usar o painel de controle do driver gráfico para alterá-lo. Em um notebook com placa de vídeo Intel, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione “Configurações da placa de vídeo Intel”.

Selecione “Exibir” e, em seguida, selecione a direção de exibição. Esta opção não está disponível em um de nossos PCs com recursos gráficos da Intel, portanto, temos que usar o aplicativo de configuração padrão do Windows. Ele só aparecerá aqui em alguns PCs.

Em PCs com gráficos AMD, esta opção não aparece mais na versão mais recente do Catalyst Control Center. Anteriormente, ele estava localizado em “Tarefas gerais de exibição” neste aplicativo, mas agora a rotação da tela precisa ser alterada no aplicativo Configurações padrão do Windows ou no “Painel de controle”.

Em um PC com placa de vídeo NVIDIA, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione “Painel de controle NVIDIA”. Selecione “Girar exibição” em “Exibir” e, em seguida, selecione a orientação da tela.

Por fim, é importante destacar que em algumas situações específicas, é útil visualizar o computador de outro local. Por exemplo, se você precisar instalar o dispositivo em um local inacessível, esse recurso de girar a tela facilita seu trabalho.

Então, quer saber mais procedimentos acerca da tela do notebook? Acesse agora mesmo nosso blog !