ícone compartilhar redes sociais

Tela LCD, LED ou CCFL. Qual a diferença?

Welysson

Quando o assunto é tela de notebook, muitas dúvidas podem surgir. Quem nunca se perguntou “O que é uma tela LED?” ou então quis saber “Qual a diferença entre telas LCD, LED e CCFL?“. Essas perguntas também podem surgir quando falamos de televisores, isso porque essas siglas dizem respeito à estrutura da tela e que tipo de luz ela recebe para emitir imagens. Neste post, iremos esclarecer essas e outras dúvidas sobre as telas LED e CCFL.

Antes de diferenciarmos os tipos de tela para notebook, precisamos deixar bem claro o que é backlight e como é formada uma tela LCD. Estes são os conhecimentos básicos para entendermos como a tela funciona.

O que é uma tela LCD?

LCD é a sigla para “Display de Cristal Líquido”, originalmente Liquid Crystal Display, em inglês. Este é o padrão de telas para muitos equipamentos portáteis como TVs, notebooks ou tablets.

O LCD é a parte frontal que gera as cores e forma a imagem da tela, o que muda é o padrão da luz de fundo. As telas LCDs funcionam com cores projetadas em uma transparência, ou seja, não brilham. Desse modo, a tela precisa de uma fonte de luz localizada na parte de trás, o backlight, para mostrar a imagem.

Praticamente todos os equipamentos vendidos atualmente possuem essa estrutura, ou seja, todas são LCD. O que irá diferenciar cada tela é o tipo de retroiluminação (backlight), podendo ser LED ou CCFL. As lâmpadas do backlight podem estar localizadas atrás, ao lado ou até mesmo na parte frontal do LCD.

O objetivo do backlight é destacar as diferenças claro-escuro e melhorar a capacidade de leitura. Abaixo você vê como funciona a estrutura interna de uma tela:

lcd-tela-note

Como funciona uma tela de LED?

A sigla LED vem do inglês “Light Emitting Diode“, ou Diodo Emissor de Luz. Foi desenvolvido em 1927 pelo cientista russo Oleg Vladimirovich Losev. É um tipo de Backlight, que tem como função a emissão de luz e é muito utilizado em TVs, monitores, telas para notebook, entre outros.

É uma tecnologia que já vem sendo usada desde 2005, quando a Sony implantou em algumas linhas do notebook VAIO. São divididas em duas categorias de Backligh: o Edge-Lit (iluminação pelas “laterais”) e Local-dimming (redução local).

telas

LED Edge-Lit

Na Edge-Lit, os LEDs são organizados em linhas nas laterais da tela, fornecendo a luz para o centro, que então é redirecionada para a tela. Esse tipo de disposição traz telas muito mais finas do que o normal e menor consumo de energia se comparado com as telas de CCFL mais antigas.

LED Local-dimming

Já as telas de Local-dimming (também chamadas de Full LED ou Direct LED) possuem lâmpadas de LED em uma grade, por inteiro na tela. Elas podem ser controladas individualmente, ficando acesas ou apagadas apenas nos locais onde são necessárias, o que gera cores mais naturais.

São muitas as vantagens quando comparamos as convencionais e antigas telas CRT e CCFL. Uma das principais está no fato de telas de LED apresentarem cores mais nítidas, maior brilho e contraste.

> Conheça nossa linha de telas para notebook. Entregamos em todo o Brasil!

lcd-led

Vantagens das telas LED

A maior vantagem das telas LED em comparação às telas CCFL é a economia. As telas LCDs com Backlight de LEDs apresentam menor consumo de energia, podendo chegar a até 40%. Por serem mais compactas, são mais leves,  finas e duram mais tempo, já que os LEDs demoram mais para queimar. Além disso, elas são produzidas com materiais que não agridem a natureza da mesma maneira com que as telas convencionais.

Vale lembrar que as telas de LED são muito sensíveis. Não é recomendada a  utilização de alguns materiais de limpeza como o álcool, desinfetante, detergentes, acetona nem produtos abrasivos que podem manchar ou deixar danos irreparáveis na tela. Abaixo você vê na ilustração a diferença básica entre telas LED e CCFL, que é o tipo de lâmpadas utilizadas para a iluminação backlight:

led-ccfl

Conheça nossa linha de telas para notebook. Entregamos em todo o Brasil!

Como funciona uma tela CCFL?

CCFL é a sigla do inglês “Cold Cathode Fluorescent Lamp”, ou Lâmpada Fluorescente de Cátodo Frio. O backlight de CCFL é composto por lâmpadas fluorescentes, responsáveis pela iluminação das telas dos LCDs. A estrutura da lâmpada consiste em um tubo de vidro coberto com um material à base de fósforo e por elétrodos em forma de filamentos nas suas extremidades, que são montadas nas bordas da tela LCD.

bateria

Algumas desvantagens das telas LCDs com backlight de CCFL são: ângulo de visão reduzido; iluminação mínima constante das partes pretas, reduzindo o contraste; falta de uniformidade da luz traseira, o que provoca deformação da imagem. Cada ponto da tela é um pixel. Estas lâmpadas ficam acesas constantemente, consumindo assim uma maior quantidade de energia. A maior desvantagem é que a CCFL Backlight escurece com o tempo, por isso à medida que sua tela ou monitor envelhece, torna-se mais escuro e menos brilhante.

lcd-ccfl

Comparação entre telas LED x CCFL

As telas LCDs com Backlight de LEDs são mais econômicas, leves, finas e o mais importante, possuem um material menos prejudicial ao meio ambiente. Como se trata de uma evolução tecnológica, em breve todas as telas LCDs serão de Backlight LED, é apenas uma questão de tempo.

Restou alguma dúvida ou sugestão sobre assunto? Participe deixando o seu comentário no espaço abaixo!

Conheça nossa linha de telas para notebook. Entregamos em todo o Brasil!

 bringit

9 respostas

  1. ola! estou com duvida com relaçao a minha tela 15.4 toschibas sti infinity comprei a tela nova continuo sem brilho ajusta +brilho e -brilho continua com baixa luminosidade,entrei em contato com vendedor ele me pergunto se atela e fosca o brilhante de todos os cod. eu nao sei responder. so sei que ela tem uma lampada tipo frorecente por favo pode me ajuda obrigado!

  2. Olá..

    Gostei bastante da descrição dos modos de Tela. Tenho um projeto onde precisarei trocar os leds por outros de muito maior potência. Precisarei de outros circuitos para operar a tela como monitor de computador (HDMI, DVI_I, RGB)?
    Onde posso conseguir uma relação dos fornecedores de Telas Backlight LED?
    Grato se puderem me informar. Felicitações.

    Saulo Quevedo.

  3. Olá Saulo.

    Trabalhamos apenas com tela para notebook, por isso não temos como indicar fornecedor de tela para monitor. Esperamos que consiga encontrar.
    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.