ícone compartilhar redes sociais

Safari economiza mais bateria do que Google Chrome no novo MacBook

Welysson

 

Você sabia que os diferentes navegadores que podemos utilizar para navegar na internet podem interferir na quantidade de bateria que o notebook usa?

Durante muito tempo, os testes de avaliação de desempenho dos navegadores apontou a superioridade do Google Chrome no quesito consumo de energia.

 

Porém, um teste executado por Vlad Savov para o site The Verge mostrou que o navegador da Google pode não ser a melhor opção para poupar a energia dos novos MacBooks.

Ao desenvolver um review para o novo MacBook Pro com tela de Retina, Savov percebeu que a bateria do notebook poderia durar aproximadamente 3 horas a mais com a utilização do navegador Safari.

Esse teste consiste no acesso a diferentes websites e aguardar até que a bateria se esgote. A tela também foi ajustada com brilho em 65% durante a avaliação. Os resultados foram surpreendentes: enquanto com o Safari, navegador da Apple, a bateria durou 13 horas e 18 minutos, ao executar o Chrome o tempo de duração da carga da bateria caiu para 9h e 45 minutos.

O desempenho de cada browser também foi avaliado por Vlad. No teste de benchmark SunSpider, mais uma vez o navegador da Google ficou para trás. Segundo a ferramenta, que avalia o tempo que o navegador demora para desempenhar tarefas básicas, o Safari obteve um score de 144 milisegundos, já o Chrome demorou 30% mais, com 203 milisegundos.

Outros recursos também foram analisados, entre eles o YouTube. De acordo com os resultados, o Safari teve um desempenho melhor do que o Chrome na reprodução de vídeos em resolução 4K. O teste mostrou que o navegador da Google apresenta travamento aos rodar vídeos mais “pesados”.

Com esses resultados, não há dúvidas de que o navegador da Apple realmente consegue cumprir o seu papel: oferecer um melhor desempenho aos consumidores que utilizam os computadores da marca.

Fontes: Tecmundo, The Verge

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *