ícone compartilhar redes sociais
Notebook positivo com tela preta sobre mesa ao lado de uma xícara de café

Como sair da tela de boot notebook do positivo?

Welysson

Muitos notebooks, como existe a tela de boot do notebook positivo o local onde o procedimento (BOOT) que permite a inicialização de um sistema operacional. Essa inicialização acontece em duas etapas: na primeira por Power On Self Test e na segunda por carregamento de arquivos na memória RAM.

Mas o que isso significa? Como funciona o Boot de um computador? Como sair da tela de Boot do seu notebook Positivo?

Nesse artigo, vamos compartilhar essas dicas pra você que deseja entender um pouquinho mais sobre o sistema operacional do seu notebook Positivo e como utilizar a tela de boot do notebook positivo. Confira!

Como funciona o Boot?

O Boot tem a função de inicialização de um sistema operacional e para que isso seja possível, ele realiza uma série de testes muito importantes para o bom desempenho da máquina.

Em um primeiro momento, o sistema passa por um teste que envolve toda a área de hardware do notebook. Ou seja, é analisada toda a parte de HD, placas, drives, memórias, etc., e a partir da conferência desses dados é emitido um sinal sonoro (ou “bip”) informando que a inicialização pode continuar.

Em seguida, todos os arquivos são carregados para que o sistema operacional seja iniciado. Todas essas informações ficam disponíveis na memória RAM da máquina e somente após esses procedimentos é que o SO permite o acesso aos comandos e às demais funcionalidades do notebook.

Existem alguns computadores que possuem mais de um sistema operacional e, nesse caso, é utilizado um recurso para gerenciar essa inicialização. Nesses gerenciadores de inicialização, o Boot só acontece depois de você selecionar a opção de sistema que deseja aplicar o procedimento.

Assim, nessas condições, o Boot é feito em três etapas, pois precisa colocar em funcionalidade uma terceira atividade para que a inicialização do sistema seja possível.

Conhecendo a BIO e resetando configurações do seu notebook

Na BIO do seu computador estão todas as informações essenciais para um bom funcionamento da máquina. Nela, constam todos os dados e informações capazes de fazer com que o hardware e o sistema operacional desempenhem as suas funções específicas.

A interface da BIO está configurada no idioma inglês e só pode ser alterada pelas funções do teclado. O ideal é que somente tenha acesso a esse controle pessoas que possuem experiência com a interface ou profissionais técnicos, pois possuem autoridade para esse serviço.

Muitas pessoas leigas que tentam configurar a BIO do seu notebook acabam, por falta de conhecimento, comprometendo o sistema operacional e fazendo até com que ele pare de funcionar adequadamente.

Se você é essa pessoa em apuros, esse artigo é pra você! Aqui vamos te ensinar a restaurar as configurações de fábrica da BIO na tela de boot do notebook positivo.

Confira a seguir o passo a passo:

  1. Primeiro é necessário que você acesse a BIO do seu notebook. Para isso, você pressiona o botão de ligar e em seguida a função “F2” do seu teclado.
  2. Na tela da BIO, você aperta a função “F9”. Essa função deverá restaurar todas as configurações do sistema para o padrão de fábrica. Ao aparecer a mensagem de confirmação, selecione a opção “yes” e a tecla enter.
  3. Para finalizar esse procedimento é necessário salvar as novas configurações e isso é feito pressionando a função “F10” e em seguida a tecla enter.
  4. Para sair da BIO do seu notebook aperte a tecla esc no seu teclado e selecione a opção “yes” para salvar as alterações realizados.

Como dar Boot no notebook positivo

Às vezes, mesmo configurando a BIO, o notebook não dá Boot. Como solucionar esse problema?

O primeiro passo é colocar o pen drive na entrada USB do seu computador. Agora, aperte em ligar e faça a inicialização do seu notebook.

Para abrir o menu de opções, você deve pressionar qualquer tecla ou uma tecla específica, como a função F12.

Deverá abrir uma lista de dispositivos a serem selecionados. Marque a unidade removível com o nome do seu pen drive e aperte a tecla enter para confirmar a operação.

Em alguns casos, pode ser que o notebook não identifique o seu pen drive. Se esse for o caso, faça o seguinte:

Normalmente quando o computador está iniciando, aparecem algumas informações na tela e dentre elas diz como interromper essa inicialização do sistema. Siga essa recomendação para acessar a BIO da sua máquina. Será solicitado que você pressione alguma tecla como: F2, F10, F12, esc ou mesmo a tecla DEL, assim sendo, siga conforme a instrução sugerida na tela.

Na Interface da BIO estará disposta uma guia que deve conter um desses nomes: Boot Order, Boot Options ou Boot.

Selecione um dos nomes acima e busque pelo dispositivo removível. Deverão aparecer as seguintes opções:

  • CD;
  • DVD;
  • Unidade USB.

Você deve selecionar a Unidade USB e aperte Enter para que a inicialização aconteça. Em seguida, aperte a função F10 para salvar as alterações realizadas e aperte “yes” para confirmar a ação.

Agora sim, seu notebook está pronto para iniciar o sistema por sua unidade removível e a formatação do seu sistema pode ser realizada com maior efetividade.

Do Boot para a formatação

A formatação é um processo que melhora a autonomia e o desempenho de um notebook. Ele permite que os programas sejam mais acessíveis e não fiquem dando problemas a todo o momento comprometendo as suas atividades profissionais e de entretenimento.

Assim, a formatação permite maior agilidade no desempenho dos programas instalados, é essencial para quando a restauração não apresentou bons resultados e permite atualizações bem-sucedidas do sistema.

É muito eficiente para quando o notebook apresenta problemas de funcionamento no sistema, ataques por vírus ou crimes virtuais como acesso de hackers no seu sistema.

E também é um procedimento realizado quando o notebook é ofertado para venda a terceiros, pois o ideal é que o sistema esteja limpo e seguro para sua utilização.

Se você deseja estar por dentro das novidades que a tecnologia oferece acesse ao nosso site e confira os nossos produtos.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então você precisa conferir os conteúdos que compartilhamos no nosso canal do YouTube. Corre lá, se inscreva, curta e compartilhe. Além disso você pode acessar nosso blog e nossa loja!