Processador i5: o que é e quais os benefícios

Processador i5: o que é e quais os benefícios

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça os benefícios do processador i5 e descubra porque vale a pena investir nesse modelo.

O processador é um dos itens mais importantes na hora de escolher um modelo de notebook

Se você está planejando comprar um modelo de computador, as novas gerações de processador i5 têm ganhado bastante destaque, porque apresentam um excelente custo-benefício para o usuário. 

Processador i5: o que é e quais os benefícios

Antes de escolher seu modelo de computador, escolha o seu processador! E para evitar dúvidas, nós da bringIT vamos explicar os principais benefícios do processador que está mais em alta no momento, o modelo i5.

Inicialmente é preciso entender porque essa decisão é tão importante. Simples, o processador é conhecido como o cérebro do computador, ele é responsável por todas as tomadas de decisões lógicas.

Por isso, investir em um processador mais moderno é trivial para se obter um computador mais rápido. Alguns modelos menos modernos de processadores acabam deixando a desejar no quesito desempenho até mesmo em tarefas mais simples.

Nesse aspecto, o processador i5 tem ganhado visibilidade, afinal ele não é tão básico quanto os modelos anteriores e de entrada, e apresenta um excelente custo-benefício.

Desde usuários que precisam de um notebook para atividades cotidianas, até mesmo para aqueles que precisam de mais alto desempenho e performance, como gamers e profissionais que manipulam softwares 3D, o modelo i5 tem sido o preferido nas recomendações.

Neste texto você vai entender tudo o que precisa para escolher um modelo de notebook a partir do processador.

Mas, afinal o que é um processador?

O processador recebe as informações de entrada – como uma digitação ou um clique do usuário em determinada janela, envia essas informações para as partes do computador necessárias para aquele comando funcionar – como a placa de vídeo ou a memória RAM, e retorna com uma resposta, como um texto digitado ou uma janela aberta.


Quanto mais potente o seu processador, mais rápida será a resposta entre a sua ação e a execução do comando pelo computador. 


Por isso, o processador é uma das características mais importantes na hora de se escolher um modelo, afinal a sua capacidade impacta diretamente na velocidade do seu notebook


Em outras palavras, quanto mais potente o seu processador, melhor será a sua experiência e menor a probabilidade de travamentos e lentidão – desde os casos de comandos mais simples, como a digitação de um texto, aos mais complexos, como uma simulação em softwares 3D.

Processador i3 x Processador i5 

Os modelos i3 são considerados modelos básicos e mais recomendáveis para tarefas cotidianas, pois ele apresenta um desempenho razoável para as atividades corriqueiras, simples e intermediárias. 


Eles apresentam uma vantagem de custo, porém se você pode investir um pouco mais vale muito a pena comprar um processador i5.


O processador i3 é contra indicado para quem precisa de utilizar programas mais pesados, para quem tem a necessidade de abrir vários softwares ao mesmo tempo ou para gamers, pois provavelmente seu computador vai te deixar na mão e problemas como lentidão serão frequentes. 


Do modelo i3 para o i5 há um ganho considerável de performance.


Portanto, quando estamos falando sob um uso de notebooks para alto desempenho, há uma necessidade ainda maior de melhores processadores e não é recomendável o emprego de processadores anteriores ao i5.

Processador i5 

O modelo i5 originalmente surgiu em 2009, mas desde então já foram criadas diversas gerações. Logo, ao comparar os modelos de notebook e de processadores, um ponto muito importante é entender que hoje existem diferentes gerações de um mesmo modelo. 


Uma geração mais recente de processador i5 alcança uma velocidade de processamento maior do que os modelos inaugurais.


Além de se atentar para as gerações, quando vamos comparar processadores, existem outras 3 características importantes: a memória cachê, os clocks e a quantidade de núcleos.

Núcleos ou core

O núcleo é a unidade de processamento, antigamente, os processadores contavam com apenas 1 núcleo, isso limitava bastante a capacidade dos processadores.


Normalmente, na descrição dos notebooks conseguimos identificar a quantidade de núcleos pela palavra em inglês correspondente que é “core”.


Os modelos mais iniciais possuem apenas dois núcleos, limitando bastante a velocidade de processamento. Já os modelos i5 temos opções com 4 núcleos (quad core), 6 núcleos (hexa core) e 8 (octa-core).


A quantidade de núcleos impacta diretamente na velocidade do processador, dessa forma, hoje temos opções de processadores i5 com a mesma quantidade de núcleos de processadores mais profissionais, como é o caso dos modelos i7.

Clocks ou ciclos

Os clocks dizem respeito a quantidade de ciclos que são processados em um período de tempo pelo processador, elas são medidas em hertz. Quanto mais clocks, ou velocidade de processamento, mais rápido é o seu notebook.


Então, para comparar a quantidade de clocks busque por números seguidos pela sigla Hz ou GHz. Um modelo mais moderno de processador i3, por exemplo, alcança no máximo 3,6 GHz, e os modelos i5 podem chegar até 4,3, o que equivale a um ganho de quase 20% na velocidade de processamento.

Memória cache

A memória cache, por sua vez, é a memória que armazena temporariamente informações que são consultadas pelo processador. 


Funciona como uma biblioteca de fácil e rápido acesso às informações. Logo, quanto mais memória cache, mais velocidade e desempenho no seu computador.


Para comparar a memória cache você pode buscar pelo número seguido da sigla de MG, ou megabytes, a unidade de medida utilizada para medir a capacidade de armazenamento da memória cache. 


Normalmente, os computadores com processadores i5 possuem memórias cache bastante similares aos de modelos mais avançados, como os i7.

Qual processador escolher?

Ao comparar modelos de notebooks da mesma e marca, um dos fatores mais importantes é se atentar ao processador, uma vez que ele impacta diretamente na sua experiência como usuário e na qualidade do seu trabalho.


O processador i5 não é dos mais baratos, mas é a melhor opção de custo-benefício, dado que não é tão caro como i7, mas apresenta uma qualidade muito superior ao modelos anteriores que pode ser mensurada pela quantidade de núcleos, capacidade da memória cache e número de clocks.


Vale muito a pena investir em um notebook com processador i5.


Se você quer melhorar a eficiência do seu notebook, invista em um processador i5 com todo o suporte que só a bringIT disponibiliza. Clique aqui e confira os itens disponíveis em nosso catálogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *