Vista frontal de uma placa de vídeo

Placa de vídeo externa: como instalar?

Apesar de se tratar de uma tecnologia recente, as placas de vídeo externas vem ganhando cada vez mais atenção dos consumidores. Basta pesquisar pelo termo na internet que diversos artigos, vídeos e reviews aparecem. Mas como instalar uma placa de vídeo externa?

Para quem já tem um computador e quer rodar jogos mais pesados, elas apresentam uma alternativa muito atraente para o baixo desempenho gráfico dos seus computadores e notebooks.

Mas se tratando de uma tecnologia recente, é natural que existam muitas dúvidas a respeito do assunto. Por isso, ao longo deste texto, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre as placas de vídeo externas, bem como instalar uma. Então, vamos lá!

A função da placa de vídeo

Em primeiro lugar, você sabe o que é a placa de vídeo? Pois bem, para quem não sabe, vale a pena entender. A placa de vídeo é a unidade de processamento visual do seu computador. Isso é, ela é a responsável pelas atividades gráficas do sistema, como os vídeos, os jogos e programas relacionados.

Também conhecidas pelo termo GPU, essa placa é um componente de muito interesse especialmente para quem gosta de jogar no computador. Isso porque, sem uma placa de vídeo de boa qualidade, fica quase impossível rodar jogos mais pesados sem enfrentar lentidão.

Geralmente, essa placa já vem conectada à sua placa-mãe. Apesar disso, cada vez mais pessoas têm apostado nas placas de vídeo externas.

Para usuários de notebook, aliás, essas placas ganham um interesse ainda maior. Isso porque notebooks mais portáteis normalmente não contam com placas de vídeo ou contam com modelos muito inferiores. A GPU externa se torna, então, uma maneira de turbinar a sua máquina sem perder essa portabilidade.

Mas, afinal, como funciona a placa de vídeo externa?

De forma simples, as placas de vídeo externas são nada menos do que uma versão portátil desse componente. A placa vem contida em um gabinete, onde ela fica protegida, e é através deste gabinete que elas são conectadas ao computador.

Essa conexão é feita de forma muito simples, geralmente por um cabo USB-C. Apesar disso, algumas marcas possuem cabos específicos. Lembre-se, então, de garantir que o seu computador possui a entrada necessária para conectar a GPU externa do seu interesse.

Feita a conexão, o que acontece é que esse dispositivo passa a fazer o processo gráfico do computador. Dessa forma, é possível investir em uma peça mais robusta e jogar jogos de última geração. Além disso, a placa de vídeo externa ajuda a manter o computador frio, trazendo a principal fonte de calor para fora da carcaça.

Placa de vídeo externa: vantagens 

Com toda certeza a principal vantagem de uma placa de vídeo externa é o aumento do desempenho nos jogos. Afinal, como você aprendeu antes, é essa placa que faz com que esses jogos rodem com melhor velocidade.

Através de uma GPU externa, é possível, então, alcançar um processamento que talvez só fosse possível com a compra de um PC gamer. Assim, você consegue rodar títulos mais pesados, como por exemplo o famoso GTA V.

Outra grande vantagem fica por conta da portabilidade. Como já foi citado antes, essa tecnologia atrai principalmente os donos de notebooks que procuram uma performance maior.

Com a facilidade de uma placa de vídeo externa você pode, por exemplo, transformar o seu próprio aparelho de trabalho em um computador para jogos. Basta chegar em casa, conectar o dispositivo e pronto, você estará pronto para jogar.

Como instalar a sua placa de vídeo externa

Pois bem, agora você já sabe tudo sobre a placa de vídeo externa, bem como suas vantagens e desvantagens. Resta então, descobrir como instalar esse dispositivo no seu computador. A boa notícia é que é um processo bem simples. Vamos lá?!

  1. Ligue o gabinete da sua GPU a tomada usando o cabo de energia incluso.

  2. Usando o cabo USB-C, ligue uma ponta ao gabinete da placa de vídeo e a outra ponta ao seu computador ou notebook.

  3. O seu computador vai reconhecer o dispositivo e pedir para que você o aprove. Basta selecionar “Conectar sempre” e clicar em “OK”.

  4. Automaticamente, o seu computador vai sinalizar os programas e drivers necessários para que a GPU funcione. Basta aceitar o download de todos os programas indicados e aguardar a instalação.

  5. Pronto, sua placa está pronta para ser usada. Basta abrir o que você quiser que todo o processo visual vai ser transferido para sua placa de vídeo externa de forma automática.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como instalar uma placa de vídeo externa, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles