O que significa SSD no notebook?

Nos tornamos cada vez mais multitarefas e nossos notebooks precisam conseguir acompanhar com eficiência essa característica. São muitas abas, programas e projetos abertos ao mesmo tempo. E aí entra a importância dos SSDs.


Em detrimento aos tradicionais HDs, eles conferem uma maior velocidade e praticidade na hora de realizar suas tarefas, sejam elas de trabalhos ou de momentos de diversão.

Vamos conversar um pouco sobre o que é o SSD e entender quais são as vantagens de adotar esse dispositivo no seu notebook.

Primeiro, o que é um SSD?

O SSD (Solid State Drives) é uma unidade de estado sólido, traduzido livremente. Ele é um dispositivo de armazenamento que vem sendo usado no lugar do HD (Hard Disk Drive) devido a sua superioridade em velocidade.

Uma diferença importante entre os dois é que o HD possui partes móveis na sua construção, e isso pode acarretar em um tempo de vida útil menor. Essas partes sofrem mais desgaste com o uso diário.

Já o SSD não possui nenhuma parte móvel, todo o seu funcionamento está baseado em componentes eletrônicos. Isso aumenta a durabilidade e permite que seu uso seja mais prolongado.

O grande diferencial desse tipo de dispositivo de armazenamento é a velocidade de operação que ele consegue fornecer. Ele costuma ser cerca de dez vezes mais rápido que os HDs, e isso representa uma praticidade muito maior para o usuário no dia a dia.

Quais são as principais vantagens de utilizar o SSD no notebook

Existem alguns motivos para optar por esse tipo de armazenamento, que vão desde confiabilidade até maior velocidade de operação. Vamos entender melhor quais são esses benefícios.

Se quiser conferir os produtos do nosso catálogo relacionados à memória do seu notebook basta clicar aqui. Temos HDs, SSDs, memória RAM, HD externo e tudo mais que você possa precisar para deixar seu dispositivo em dia.

Confiabilidade

Por não conter peças móveis como o HD, o SSD tem um aspecto muito positivo em relação à confiabilidade de sua operação. Eles são bem menos suscetíveis a falhas e desgaste natural do tempo.

É claro que eles também possuem uma vida útil, geralmente medida em ciclos de gravação. Mas são bem mais duráveis e confiáveis em todos os aspectos, inclusive para quem precisa transportar com regularidade o dispositivo.

Mobilidade

Falando em transporte, a mobilidade é um ponto positivo do SSD. Eles são menores e mais leves, então acabaram tornando os notebooks mais finos e compactos. Ponto positivo para quem está sempre viajando ou levando o computador para trabalhar em outros locais.

Velocidade

Esse talvez seja o ponto mais importante. A velocidade de gravação do SSD é muito superior à que um HD consegue alcançar. Essa agilidade é muito perceptível quando o usuário abre muitos softwares ao mesmo tempo e até mesmo na inicialização do notebook.

Existem modelos que possuem valores diferentes de velocidade, tanto de leitura quanto de gravação. Essas informações ficam sempre na ficha técnica do produto, se atente a ela na hora de adquirir um.

Consumo energético

A quantidade de energia que um SSD demanda para seu funcionamento, apesar das altas velocidades, é menor do que um HD exige. Isso é muito importante para quem usa muito o notebook na bateria, já que aumenta a autonomia do aparelho.

Chance de falhas

Justamente por não conter partes móveis, o SSD tem uma baixa probabilidade de apresentar falhas durante o uso. Seu sistema inteiramente eletrônico eliminou o fator mecânico que é um dos maiores motivos de defeitos em HDs.

Também é importante ressaltar que a sua velocidade se mantém durante a sua vida útil. Então não é comum que a eficiência de um SSD vá diminuindo conforme os seus ciclos de gravação forem passando.

Games

Quem é gamer sabe que determinados jogos podem demandar muito do notebook, por isso um SSD é a melhor opção para quem está sempre jogando. Por serem muito superiores em gravação e leitura dos dados, esses dispositivos entregam uma experiência muito melhor para o usuário.

Mas, e o preço?

Ainda é uma verdade que os SSDs são mais caros que os HDs, justamente por todas as vantagens que listamos acima. A velocidade e mobilidade geram um custo maior no produto final.

Entretanto, eles estão se tornando cada vez mais acessíveis e o seu valor pode ser considerado um investimento, já que a experiência do usuário se torna muito melhor com esse incremento em eficiência e velocidade.

Geralmente quem precisa de muito espaço de armazenamento ainda prefere um HD, pelo valor. Mas é possível mesclar as duas opções no mesmo notebook, aproveitando o espaço do HD e a velocidade do SSD.

Na dúvida se você deve investir em um upgrade de memória do seu notebook? Já conversamos sobre isso em nosso blog. Clique aqui e entenda melhor.


Conclusão: vale a pena investir

Com todas as vantagens que listamos acima fica claro que optar por um SSD no notebook é um investimento seguro e com grandes benefícios para o usuário. Benefícios, esses, tanto de velocidade quanto de segurança e de durabilidade. Quem usa o computador com intensidade sabe o quão desgastante pode ser trabalhar em um aparelho lento e que não consegue entregar um bom desempenho.

Existem muitos modelos e potências diferentes, então é importante realizar uma busca para encontrar qual se encaixa melhor no seu tipo de uso e no seu orçamento planejado para a compra.

Nós podemos te ajudar

Nosso catálogo possui uma ampla variedade de produtos para seu notebook. Sejam teclados, mouses, baterias, telas ou o que mais precisar. Acesse nosso site clicando aqui e confira. Somos um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook e com excelente custo-benefício.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles