Memória RAM 4GB para Notebook – Vale a pena?

Tempo de leitura: 6 minutos

Certamente, seja para notebook ou PC, a memória RAM é essencial para que você tenha a melhor experiência com o seu equipamento hoje em dia. Isso porque ela está presente em qualquer computador. E em muitos casos, o que se precisa para realizar as suas tarefas no notebook é uma memória RAM 4GB. A seguir, confira algumas dicas sobre como escolher a memória RAM do seu equipamento e se a memória RAM 4GB vale realmente a pena para você!

Afinal, o que é a memória RAM?

A memória RAM é responsável por armazenar temporariamente diferentes dados e programas, bem como otimizar o desempenho do computador. Desta forma, é importante ter uma memória RAM adequada para a máquina na sua rotina. Do contrário, o sistema pode ter o seu desempenho comprometido.  

Em inglês, a sigla RAM significa Random Access Memory (memória de acesso aleatório). Trata-se da memória principal do computador, e de grosso modo, pode-se defini-la como a memória operacional da máquina, sendo um hardware instalado na sua parte interna. É isso que permite que o computador trabalhe com muitos tipos de informações ao mesmo tempo.

Disco rígido X memória RAM

Vale ressaltar que disco rígido e memória RAM, apesar de muitas pessoas não saberem, são coisas distintas. Assim, enquanto o disco rígido pode ser desligado sem perder os dados que armazena, a memória RAM os dados são excluídos assim que o computador é desligado.

Capacidade e desempenho

Quanto maior a capacidade da memória RAM, maior será a capacidade e desenvoltura do notebook – ou outro tipo de computador – de executar sistemas e aplicativos simultaneamente, de forma ágil e dinâmica.

Por exemplo, se você perceber que o seu computador tem problemas ao abrir um programa ou em abrir mais de um ao mesmo tempo, pode ser que, entre outras causas, que a memória RAM não está suportando adequadamente a necessidade da máquina.

Como há muitos tipos de memória RAM, além de diversos modelos, marcas e capacidades no mercado, é importante fazer uma análise sobre qual a sua necessidade e especificações do seu notebook, pois assim conseguirá garantir a performance adequada.

Quando escolher uma memória RAM 4GB?

Realmente, a memória RAM permite uma realizar uma quantidade de tarefas incrível de uma só vez. Há muitos fatores que devem ser considerados ao escolher uma memória RAM para o seu notebook. Confira alguns deles:

Função do computador

Tudo começa em analisar qual a função do computador para você. Ou seja, o que você pretende realizar com esta máquina. Nem sempre você precisa investir em uma memória RAM de grande capacidade se as suas tarefas e aplicações são relativamente simples. É o caso do notebook ou PC doméstico, por exemplo.

Por outro lado, se o computador servirá para usar em trabalho, a memória RAM 4GB atende muito bem para a maioria dos sistemas operacionais. Se o trabalho for mais complexo (como desenvolvimento de software ou design gráfico, por exemplo) ou ainda para games mais sofisticados, talvez seja recomendado o uso de no mínimo 8GB ou 16GB de RAM.

A boa notícia é que você pode investir em memória RAM mais potente reaproveitando a máquina que já tem, fazendo, desta forma, um upgrade. Mais adiante, veja como é vantajoso optar por memória RAM 4GB na hora de melhorar a sua máquina.

Tipo de memória RAM

É importante considerar os tipos de memória RAM, pois cada computador aceita somente um modelo por placa-mãe. Os tipos mais conhecidos atualmente são:

  • DDR: É um tipo mais antigo, existente em máquina que já contam com alguns anos de uso.
  • DDR2: Já este modelopermite que dois pentes instalados na máquina alcancem até 25% de performance. Em geral, são usadas em modelos de computadores mais antigos ou intermediários ou com configuração mais simples.
  • DDR3: Possui um ótimo custo-benefício e é bastante popular. Quando foi lançada, se destacou pelo ótimo consumo de energia dos computadores. É um tipo disponível com até 8GB.
  • DDR4: É o padrão utilizado atualmente pela indústria. Alcança de 2.133 até 4.266 MHz. Outra vantagem é que enquanto a DDR3 utiliza 1,5 Volts na alimentação, a DDR4 exige 1,2 Volts. Ou seja, é um tipo que prolonga a vida útil da bateria do seu notebook. Pode ter de 4 a 16GB por placa. É a melhor opção atualmente para longo prazo.
  • DDR5: É uma forte tendência para o mercado. Há pentes de até 32GB. Contudo, ainda são pouco acessíveis em termos de preço.

Configurações da máquina

Além do tipo de memória RAM e das funções de uso do computador, identifique a geração do processador do computador, bem como o chipset da placa-mãe em que ele está instalado. Isso vai determinar o tipo de memória RAM compatível.

Além disso, observe os módulos de memória disponíveis no equipamento – que podem ter de dois a oito módulos – e a capacidade de cada um. É possível dobrar a capacidade de processamento e performance adquirindo o tipo certo de memória RAM.

Ou seja, se o seu notebook serve para jogos e requer 16GB para isso, se tiver quatro módulos de capacidade na sua máquina, poderá usar a memória RAM 4GB, ou seja, nas placas-mãe quatro módulos de 4GB nas quad channel (isto é, quatro canais), o que pode tornar o investimento mais em conta.

Frequência

Este é um ponto muito importante e que muitas pessoas negligenciam. É preciso verificar se as placas de memória têm a mesma frequência. Ou seja, qual capacidade são compatíveis em tal frequência para cada modelo de computador, processador e placa-mãe.

Melhores marcas de memória RAM 4GB

Que tal conhecer alguns dos melhores modelos do mercado de memória RAM 4GB? As melhores e mais procuradas marcas do mercado são: Kingston, GSKill, Mushkin, Cosair, Patriot, etc. Veja abaixo algumas sugestões da bringTI:

  • Kingston 4GB KCP3L16SS8/4 para notebook: Conta com 1600 Mhz de velocidade, voltagem de 1.35V/1.5V e formato 204-Pin DDR3 SODIMM.
  • Memória RAM Kingston 4GB KVR16LS11/4 para notebook: Conta com 1600 Mhz de velocidade, voltagem de 1.35V/1.5V e formato 204-Pin DDR3L SODIMM.
  • Kingston KVR24S17S6/4 4GB para notebook: Possui velocidade de 2400 Mhz, memória 1Rx16, voltagem de 12V e formato 204-Pin DDR3 SODIMM.
  • Memória RAM Kingston 4GB KCP3L16SS8/4 para notebook: Compatível com HP, conta com formato 204-Pin DDR3 SODIMM, voltagem de 1.35V/1.5V e 1600 Mhz de velocidade.

Veja também: 7 formas de identificar especificações técnicas no notebook

Gostou das dicas sobre memória RAM 4GB? Então, confira outras dicas e novidades todos os dias aqui no Blog da bringTI! Deixe o seu comentário e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *