ícone compartilhar redes sociais
Mão segurando um processador, ao fundo temos o restante da placa eletrônica

Como melhorar o processador do notebook: descubra aqui

Welysson

Confira algumas dicas de como aumentar o desempenho do seu aparelho e criar mais agilidade para executar as tarefas do seu dia a dia


Hoje em dia é muito comum fazermos tudo pelo notebook. Muitas pessoas usam ele para trabalhar, outras para estudar e também para outras tarefas do dia a dia como fazer compras, assistir filmes, vídeos e até mesmo jogar.


Para muitas dessas funções, o usuário pode acabar ficando limitado às funcionalidades do processador da máquina, que dependendo do modelo, não consegue executar alguns tipos de afazeres.


Imagine você precisando usar um programa mais pesado e o computador fica lento a ponto de não responder mais os comandos direito. Ou aquele jogo, lançamento, com gráficos excelentes, não rodar no seu notebook porque o processador não aguenta. 


Se identificou com alguma dessas situações? Nesse post, selecionamos algumas dicas de como melhorar o desempenho do processador do seu notebook. Confira!

Qual a função do processador?

O processador é o cérebro do notebook. Ele é a peça central responsável por processar todos os dados que irão fazer funcionar tudo no aparelho. 


A peça em si, é um microchip especializado, responsável por endereçar e preparar todos os dados que são usados no notebook. Ele opera em função binária e recebe determinados volumes de dados, processa e resolve com base nas informações armazenadas em sua memória.


Sem um processador é impossível utilizar um notebook. Porém, é fundamental que ele tenha a potência necessária para atender as demandas do uso do aparelho. 


A capacidade dos processadores é medida em hertz e varia de acordo com o modelo, marca e ano de fabricação da peça. Os maiores e mais conhecidos fabricantes são a Intel e a AMD e eles lançam novos modelos atualizados todos os anos.

Como melhorar o processador?

Existe uma forma de acelerar o desempenho do processador, fazendo o overclock nele. 

Esse procedimento aumenta a frequência de funcionamento da CPU, levando ele a trabalhar no seu limite. Isso acontece porque, fazendo isso, o seu notebook começa a rodar em velocidades de clock mais altas do que as originais de fábrica.


Comparado com o custo de um novo processador, fazer o overclock é uma boa opção para aumentar o desempenho. 


Para se ter uma ideia, um processador que funciona a 3,6GHz, depois do procedimento poderá aumentar para 4,6GHz, um ganho e tanto. Isso fará com que o seu notebook melhore na hora de executar jogos, renderizar gráficos e qualquer outra tarefa que se seja feita nele.

Overclock estraga o processador?

O overclock é um procedimento seguro, desde que sejam respeitadas as limitações do processador. Ir além da sua capacidade pode gerar sim um problema. Porém, realizando o procedimento da maneira adequada é muito difícil que surjam complicações.


O que pode acontecer é: ao aumentar muito o clock, durante o uso do notebook, ele pode reiniciar inesperadamente ou dar algum erro, a famosa tela azul.


Outro problema é a redução na vida útil do processador. Isso acontece porque ao aumentar a tensão na CPU e as velocidades do clock, o estresse na peça também será maior. 


Quanto mais ela operar ao máximo, mais esforço irá fazer, e consequentemente, o desgaste será maior. De qualquer forma, a redução de tempo pode não ser maior que o tempo de adquirir uma nova peça, sendo assim, quase que não fazendo diferença alguma no final.

Outras formas de melhorar o processador

Existem outras maneiras de melhorar o desempenho do processador não necessariamente mexendo nele, e sim, melhorando outras peças fundamentais no funcionamento dele. 


Imagine você trabalhando em uma equipe onde todos se ajudam igualmente e quando juntos, o trabalho se desenvolve melhor. No notebook acontece a mesma coisa juntando os seus componentes.


Confira algumas peças que quando melhoradas podem ajudar o processador a aumentar o desempenho:

  • Memória RAM;

  • SSD;

  • Placa de vídeo;

  • Receptor Wi-Fi

  • Receptor bluetooth;

  • Saídas USB;

  • Bateria, entre outros.

Melhorando algumas dessas peças, a sobrecarga no processador será menor, fazendo com que ele opere mais levemente e, assim, mais rápido.

Outras formas de deixar o notebook mais rápido

Existem mais formas de otimizar o funcionamento do notebook e deixar ele mais rápido para desenvolver as suas tarefas. Algumas configurações feitas no próprio sistema operacional, Windows, ajudam a melhorar a velocidade da máquina. 

Desfragmentação de disco

Esse procedimento pode ser feito em notebooks que utilizam HD como dispositivo de armazenamento. Com o passar do tempo, o sistema pode fragmentar os arquivos, espalhando-os em diversas unidades. 


Com isso, para acessar, o caminho será maior, demandando mais tempo e empenho da peça. A desfragmentação reorganiza os dados deixando eles em uma estrutura mais lógica.

Desative funções

Existem algumas funções que são padrão no sistema operacional. Algumas delas são efeitos visuais ou transições de tela e, para executá-las, é exigido um grande esforço da máquina. 


Existem funções que podem ser desativadas, não interferindo no uso da máquina e melhorando a performance.

Limpar a inicialização do sistema

Ao inicializar, o sistema carrega automaticamente algumas aplicações, aumentando assim, o tempo de inicialização. 


Essas aplicações ficam ocupando a memória RAM o tempo que o notebook permanecer em uso. É possível diminuir a quantidade desses componentes para “aliviar” o sistema operacional.

Desinstalar softwares e arquivos temporários

De tempos em tempos é sempre bom revisar tudo que está instalado em seu notebook e o que não é mais usado. 


Existem softwares e apps que ficam rodando em segundo plano, mesmo quando não estão sendo usados. Outra forma de melhorar o desempenho é excluindo os arquivos temporários fazendo uma “limpeza de disco”.

Processador novo

Se depois de executar todas as dicas o seu processador ainda não atender às suas necessidades, a saída é adquirir um novo


Na hora de comprar, fique atento ao modelo do seu notebook e da placa-mãe. Em caso de dúvidas, a melhor solução é procurar uma assistência técnica ou um técnico especializado no assunto.


Essas foram algumas dicas de como melhorar o desempenho do seu processador e agora que você já sabe do que precisa chegou a hora de turbinar a sua máquina. 


A bringIT é um dos maiores e-commerces especializados em soluções para notebooks do Brasil! Acesse nosso site e conheça todos os nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *