Como melhorar o desempenho do notebook no Windows 7?

É comum que, com o passar do tempo e o uso constante, a capacidade de processamento dos computadores e notebooks comece a diminuir. Os donos de máquinas mais antigas conhecem bem essa situação. Neste artigo vamos mostrar como melhorar o desempenho do notebook Windows 7.

Notebook com alguns anos de uso começam a apresentar problemas de desempenho: programas que demoram para abrir ou deixam de funcionar, travamento constante, lentidão. Isso é extremamente chato, mas não quer dizer que você precise trocar o aparelho.

A seguir vamos mostrar algumas dicas de como melhorar o desempenho do notebook Windows 7. Assim, você vai conseguir deixar seu notebook com cara de novo e não vai precisar se preocupar em gastar suas economias para comprar outro aparelho.
Clique aqui e aprenda como fazer um upgrade no seu notebook.

Erros

O primeiro passo para melhorar o desempenho do seu notebook é procurar por erros dentro do sistema operacional. Essas falhas vão consumir grande parte da capacidade de processamento da sua máquina. Dessa forma, causam uma diminuição da velocidade do notebook e dificultam a sua utilização.

Corrigir os erros do sistema operacional é mais simples do que parece. Isso porque, o próprio sistema é capaz de reconhecer e corrigir algumas dessas falhas. Para isso: acesse o “Iniciar” do Windows 7 e na barra de busca digite “solução de problemas”.

Clique no resultado da busca e depois inicie o “Verificar problemas de desempenho”. Com isso, o sistema operacional vai começar a procurar as suas falhas e corrigir automaticamente algumas delas. No final do processo é possível notar uma melhoria considerável na velocidade de processamento.

Desinstalação de programas

Outro fator que interfere no desempenho do notebook é a quantidade de programas instalados na máquina. Quanto mais aplicativos, mais capacidade de processamento será necessária para realizar as tarefas.

Além disso, todos esses programas ocupam grande parte da memória do notebook, sendo que pouca memória é uma das principais causas da queda de desempenho.

Portanto, fazer uma faxina na lista de programas pode fazer toda a diferença para a melhoria do desempenho. Exclua do seu computador todos os aplicativos que não utiliza ou, até mesmo, aqueles que quase não usa.

Você pode fazer isso manualmente ou através de programas específicos que auxiliam na melhoria do desempenho da máquina.

Programas abertos

Nem só questões técnicas vão influenciar como melhorar o desempenho do notebook Windows 7, mudar alguns hábitos pode fazer uma grande diferença na capacidade de processamento.

Fique atento a quantidade de programas em execução e na quantidade de abas abertas no seu navegador. Quanto mais tarefas ativas, mais capacidade de processamento é exigida, por isso procure diminuir o número de programas funcionando ao mesmo tempo.

Dessa forma, abrir somente os programas necessários para a realização das suas atividades vai influenciar diretamente na melhoria do desempenho do seu notebook.

Inicialização

Quem nunca passou raiva com o tempo que leva para que o notebook ligue? Essa é uma das principais reclamações e sintoma da diminuição da capacidade de processamento. Isso acontece porque muitos programas estão configurados para serem carregados juntamente a inicialização do sistema.

Para gerenciar os programas que são abertos juntos com o sistema, siga os seguintes passos:

– Na caixa de busca do Menu “Iniciar” digite “msconfig” e pressione enter;
– Acesse a “Configurações do sistema” e vá até “Inicialização de Programas”;
– Agora desmarque as caixas referentes aos programas que você NÃO quer que sejam abertos no processo de inicialização;
– Clique em “Aplicar” e depois em “ok”. Em seguida reinicie o notebook para que as novas configurações sejam ativadas.

Conheça os melhores programas para testar o desempenho do seu notebook

Desfragmentação

É comum que alguns arquivos sejam fragmentados, ou seja, eles são divididos e ocupam ainda mais espaço dentro do HD do seu notebook. Dessa forma, a desfragmentação é uma opção que melhora a organização dos arquivos salvos e facilita o acesso do sistema a essas informações.

Fazer a desfragmentação é bem simples. Faça o seguinte:

– Acesse o iniciar e busque pelo “Desfragmentador de disco”;
– Clique no programa e abra;
– Selecione o disco rígido a ser desfragmentado;
– Faça uma análise. Caso o resultado seja superior a 10%, realize a desfragmentação;
– Clique em Desfragmentar Disco e pronto!

Reiniciar

Muitos usuários de notebooks têm aquela mania de nunca desligar a máquina. Entretanto, apesar da comodidade, esse hábito acaba por sobrecarregar a memória RAM
do aparelho. Sendo assim, esse é outro exemplo de como uma mudança pessoal pode interferir positivamente na capacidade de processamento da sua máquina.

Dessa forma, procure reiniciar o sistema, pelo menos, uma vez por semana. Esse processo é necessário para limpar a memória RAM e melhorar o desempenho. Além disso, a reinicialização possibilita a instalação das atualizações do Windows 7 que podem ajudar a melhorar ainda mais a rapidez do equipamento.

Limpeza

Com o passar dos tempos, os notebooks acabam por armazenar uma quantidade grande de informações inúteis. São arquivos temporários, lixeira, históricos de navegação, entre outros, que acabam por ocupar espaço e “pesar” no sistema.

Dessa forma, outro truque de como melhorar o desempenho do notebook Windows 7 é fazer uma limpeza no disco rígido.

Efeitos Visuais

Os Efeitos Visuais exigem uma boa quantidade de memória RAM, por isso desativá-los é a solução mais simples para os problemas de “travamento” do sistema.

Para desabilitar essa função é só seguir as seguintes etapas:

– Na caixa de busca do menu “Iniciar” digite a expressão “Informações e Ferramentas de Desempenho”

– Clique em “Ajustar efeitos visuais” (o sistema vai pedir a autorização do administrador);
– Vá até a aba “Efeitos Visuais” e, em seguida, “Ajustar para obter um melhor desempenho”;
– Caso prefira uma solução mais suave, selecione a opção “Deixar que o Windows decida o que é melhor para o meu computador”.

Se mesmo com todas as nossas dicas o desempenho do seu notebook não ficou do jeito que você queria, você pode optar por fazer um upgrade na memória do seu aparelho. Nós, da BringIT, temos a solução em armazenamento ideal para o seu notebook. Acesse nossa loja virtual e encontre as peças certar para transformar sua máquina antiga no notebook dos seus sonhos.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles