As principais vantagens de investir em um computador ssd

As principais vantagens de investir em um computador ssd

Tempo de leitura: 7 minutos

Com o avanço da tecnologia e das constantes mudanças de softwares, investir em um computador SSD se tornou essencial para quem deseja potencializar o desempenho de notebooks e desktops. A nova tecnologia se popularizou rapidamente e tem caído no gosto de milhares de usuários por todo o mundo, que têm trocado os HDs convencionais pelo novo software.

Os motivos para tanto sucesso são muitos, e eles envolvem, principalmente, o que diz respeito ao desempenho, segurança e eficiência que somente um SSD consegue oferecer ao usuário.

Se você está em dúvida se deve investir em um computador SSD, este artigo é para você! Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber antes de compras, bem como as vantagens de se ter um SSD.

O que é e como funciona o armazenamento SSD?

O SSD é a sigla para Solid State Disc (Disco de estado solido, em português) e se trata de uma tecnologia de armazenamento de dados feito por meio de um circuito integrado semicondutor composto por memória flash, a mesma presente em smartphones e tablets, e controlador.

A memória flash é uma tecnologia de memória não volátil diferente da que é utilizada em um HD. Já o controlador consiste em um dispositivo responsável por fazer a comunicação entre o computador e a memória. Dessa forma, computador SSD não depende de quaisquer dispositivos mecânicos para funcionar.

O SSD funciona da seguinte forma: quando o computador envia a informação para o software, o controlador recebe e a distribui para a memória flash, ativando os floating gates das células, que são isoladas por duas camadas de óxido de silício. Assim, a informação é armazenada eletronicamente e não sofre nenhuma alteração e nem se perde com o desligamento do aparelho, diferente do que acontece com a memória RAM.

SSD x HD Tradicional

O SSD é considerado uma alternativa de armazenamento de dados mais rápida e segura em comparação ao HD. Isso porque, diferente do HD, que possui discos móveis que são utilizados para armazenas os dados, e um braço mecânico que faz a leitura e escrita, os SSDs não contam com partes móveis e, sendo assim, oferecem mais resistência, de forma a ficarem menos propensos a danos de manuseio.

Além disso, um computador SSD apresenta velocidades médias de escrita e gravação bem mais altas que as de um HD, tornando-se ótima alternativa como a unidade em que o sistema operacional e os programas serão instalados.

Quais são as vantagens de um computador SSD?

Quando se fala no preço de um SSD, é importante ressaltar e avaliar a questão custo-benefício que o mesmo lhe trará, onde se nota que os benefícios fazem valer o investimento.

SSD Sandisk X110 para computadores sobre mesa

Estamos falando de muitas vantagens que ultrapassam a questão da sua capacidade de armazenamento, benefícios estes que darão outro potencial ao seu computador, tais como: a velocidade de escrita e leitura, maior segurança e resistência a danos, menos aquecimento e mais eficiência energética.

Confira a seguir como um computador SSD se comporta e quais benefícios adicionais ele lhe trará.

Resiste melhor a danos

Imagina, sem querer, derrubar seu computador ou armazenamento externo e perder todo o trabalho que demorou muito tempo para concluir? Apavorante, não é mesmo? Infelizmente, esse tipo de acidente é muito comum e pode acontecer com qualquer pessoa.

Com um computador SSD, esse problema não fará mais parte do seu quadro de preocupações. Isso porque o SSD possui componentes concisos que são grudados na placa, de modo que não se deslocam ao sofrerem quedas ou impactos.

Acessa os dados com mais rapidez

Em média, o SSD consegue ler em 500 MB/s e escrever em 450 MB/s. Isso acontece porque o SSD não conta com dispositivos mecânicos, como o motor do HD, por exemplo, que é o principal limitador da sua taxa de transferência. O valor representa o triplo da velocidade para recuperar e armazenar os seus dados.

Dessa forma, o SSD se torna uma vantagem importantíssima, principalmente para dados e documentos que precisam ser acessados ou alterados com certa frequência. Além disso, para quem trabalha com softwares mais pesados, o processador recupera os arquivos do software e grava os dados gerados pelo usuário com mais agilidade. A rapidez também reflete na inicialização dos computadores, tornando-a quase instantânea.

O SSD Kingston de 240 GB, por exemplo, é uma ótima opção para quem está procurando aumentar o desempenho e a memória do seu notebook.

Aquece menos

Você sabia que o superaquecimento prejudica o funcionamento dos hardwares e pode até diminuir a vida útil de um disco de armazenamento? Isso acontece porque os componentes eletrônicos são muito sensíveis a altas temperaturas.

Por isso, os SSDs têm sido cada vez mais indicados, uma vez que embora também aqueçam, eles desempenham muito melhor, aquecendo bem menos que um HD, por exemplo.

Ocupa menos espaço

Por ser uma tecnologia eletrônica, o SSD ocupa menos espaço, podendo apresentar até 1/5 do volume de um HD convencional com a mesma capacidade. O peso também sofre a mesma medida de alteração, deixando o seu equipamento bem mais leve.

O fator indica uma economia de espaço, de forma a otimizar o ambiente ao qual o equipamento será inserido.

Um belo exemplo disso é o SSD Kingston A400 de 480GB que possui tamanho de apenas 2,5 polegadas e fará toda a diferença no processamento do seu computador.

Consome menos energia elétrica

Por se tratar de um dispositivo que não dispõe ou necessita de motores, um computador SSD consome menos energia elétrica do que os que possuem HD. Dependendo da qualidade do sistema de armazenamento de dados, é possível economizar até 50% do consumo de energia elétrica.

Encripta os dados

Os SSDs também contam com um sistema interno de encriptação de dados, que garante a segurança de seus arquivos sem atrapalhar a capacidade e o rendimento do disco de armazenamento. A encriptação feita pelo próprio hardware sem custo de desempenho é mais eficiente do que a feita por um software.

Mais inteligente e mais silencioso

Como já descrito, o SSD é muito mais inteligente em comparação a um HD, pois fornece uma série de funções que otimizam o armazenamento e a gestão de dados, como a capacidade de analisar as partes inutilizáveis do disco para evitar o seu uso, bem como o corrompimento dos dados.

O controlador SSD também faz o processador trabalhar de forma integrada com o armazenamento, explorando todos seus recursos da melhor maneira possível. Assim, a performance do sistema como um todo é melhorada.

Além disso, o SSD também é muito silencioso, mesmo quando toda a sua capacidade esteja sendo explorada. O fator se dá por conta de não possuir partes mecânicas móveis. A vantagem é extremamente benéfica para quem não gosta ou tem o nível de rendimento diminuído por conta de ruídos externos e constantes.

Encontre o SSD perfeito para o seu computador

Agora que você já sabe todas as características, bem como as vantagens de se ter um computador SSD, não perca a oportunidade de obter o seu por um preço justo, que cabe no seu bolso.

A bringIT é uma loja de informática, com foco em peças e acessórios para notebooks. Conheça a nossa linha de SSD’s e garanta já o seu! Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos especialistas por meio do chat do nosso site.