Tutoriais

Como identificar o modelo do seu notebook

 

Notebook-Actvie-9

 

Você sabe dizer qual é o modelo do seu notebook? Caso não consiga, não se preocupe! Esta não é uma dúvida exclusivamente sua, mas sim de diferentes leitores que entram em contato conosco diariamente. Pensando em você e em todos que têm essa dúvida, apresentamos algumas soluções para ajudar a identificar o modelo do notebook.

Por que é importante localizar o modelo do notebook ou o número do produto?

Com essas informações, você consegue localizar drivers, documentos úteis, substituir componentes ou obter suporte online. Um exemplo bem pratico disso, é  quando você precisa trocar a bateria do seu notebook. Com o modelo exato do aparelho é possível encontrar facilmente a bateria compatível na bringIT, por exemplo.

O que significa o modelo do notebook?

Geralmente, é padrão o nome do notebook ser composto por três itens: marca, série/linha (que também é chamada de “família”) e por último modelo (ou número identificador).

Por exemplo:

HP Envy 4

HP – Marca // Envy – Série // 4 – Modelo

Já o número do produto – ou product number – é formado por uma sequência de letras e números. Também pode ser encontrado outro código chamado de serial number ou número de série. Não confunda esses códigos com o nome do produto!

c03478472
Fonte: HP

Agora sim, com as devidas explicações, apresentamos as soluções:

Como localizar o modelo do notebook?

Opção 1: Etiqueta do produto e itens impressos

Alguns modelos de notebook podem ser encontrados facilmente em uma etiqueta localizada na parte de fora do notebook ou próxima ao teclado.

c03460656
Na parte de trás do notebook Fonte: HP

Há possibilidade também que a etiqueta esteja dentro do compartimento da bateria, sendo necessário remover o componente para ler as informações.

c03460657
Dentro do compartimento da bateria Fonte: HP

Assim que localizar a etiqueta, você encontrará também o número de produto, que pode ser localizado logo abaixo do modelo.

Lembramos ainda, que o modelo do notebook, pode ser encontrado em itens impressos como: nota fiscal, manual, caixa do produto ou impresso no plástico inferior do notebook. Se mesmo assim você não conseguir encontrar, utilize a opção 2.

Opção 2: Utilize o sistema operacional

Dxdiag                                                               

No Windows, pressione as teclas Windows + R no teclado para abrir a janela Executar, digite Dxdiag e tecle Enter.

Uma janela com informações sobre as especificações do seu notebook aparecerá. Entre elas está o modelo do seu notebook, ao lado de “System Model”.

Untitled2

Informações do sistema (Msinfo32.exe)

Assim como o Dxdiag, o Msinfo32.exe também disponibiliza essa informação, além de fornecer dados de hardware do seu notebook.

Untitled

 Obs: Não é necessário baixar os programas, pois ambos já vêm com o Windows.

Conhece outras maneiras de encontrar o modelo do notebook? Então compartilhe com a gente nos comentários!