Tutoriais

Como calibrar a tela do notebook

notebook com imagem de um deserto

Com alguns passos simples de configuração é possível ajustar a precisão de exibição das cores da tela do seu notebook ou monitor do seu desktop. A melhor maneira para fazer isso é calibrar a tela. Quer saber como fazer isso? Nós do blog bringIT explicamos para você!          

Calibrar a tela do notebook é muito útil, principalmente ao mexer com gráficos ou editar imagens e também para quem assiste a muitos vídeos e joga utilizando o notebook. Talvez você não saiba, mas é possível fazer a calibragem pelo próprio sistema operacional do equipamento.

Passo a passo para calibragem de tela

Tutorial compatível com as versões do Windows mais atuais (7, 8 e 10)

  1. Acesse o Painel de Controle.
  2. Clique  em Aparência e Personalização.tela_calibrar_one
  3. Selecione a opção Vídeo.

    tela_calibrar_two

  4. No canto superior esquerdo da tela, clique na opção Calibrar cor. Lembrando que é preciso ter acesso “administrador”, para efetuar a calibragem da tela.

    tela_calibrar_tres

  5. Será aberta uma nova janela. Você vai clicar em Avançar, até aparecer a tela conforme exibida abaixo. Nela, será demonstrado como deve ficar a gama – é ela que define a relação matemática entre os valores das cores: azul, vermelho e verde, que são enviadas à tela do seu notebook/desktop e a quantidade de luz emitida. Após ser configurada, nas próximas telas, clique em Avançar.

    tela_calibrar_quatro

  6. É indicado que você configure os círculos de maneira que eles fiquem pouco visíveis, como exemplifica a imagem abaixo.

    tela_calibrar_cinco

  7. Clique em Avançar, até chegar na opção de Ajustar o brilho. Caso esteja  calibrando a tela de um desktop, utilize os botões de brilho do monitor. Na grande maioria, o botão fica na lateral ou na parte debaixo do monitor. No caso de notebooks, existem teclas de atalho para ajustar o brilho. Verifique no manual do seu aparelho qual é a combinação correspondente. Para auxiliar o usuário, existe um X no fundo preto nas imagens abaixo e, o ideal, é que seja dificílimo de percebê-lo. Mas, cuidado para não deixar com pouco brilho, pois é importante que possa ser  percebido, uma diferença entre o terno e o fundo da imagem, como é o caso da foto do meio. Ao final do ajuste, clique em Avançar.

    tela_calibrar_seis

  8. Em seguida, será configurado o Contraste da tela. Assim como no brilho, se você estiver calibrando a tela de um desktop, é utilizado o botão que fica no monitor. A medida ideal é ter o máximo de contraste possível mas, que ainda sim, mantenha os detalhes da imagem e a camisa da foto não fique totalmente branca. A imagem do meio, na ilustração abaixo, está com contraste ideal. Após fazer os ajustes, clique em Avançar.

    tela_calibrar_oito

  9. Neste momento, será feita a Configuração de cores. É muito importante que a barra exiba vários tons de cinza, como no exemplo da imagem abaixo. Finalizados os ajustes, clique em Avançar.

    tela_calibrar_onze

  10. Na próxima janela, o sistema vai exibir a calibragem anterior e a que acabou de ser feita. Escolha qual for da sua preferência, clique em Concluir e pronto! A sua tela está calibrada!

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉

banner_modelo_telas