SOLUÇÃO: cabo HDMI não reconhecido

Na hora de instalar o cabo HDMI, a mensagem de erro que aparece na tela é “Ligação HDMI não suportada” ou “cabo HDMI não reconhecido”? Aprenda agora como solucionar esse problema!

A versatilidade do cabo HDMI é indispensável para quem precisa de uma boa reprodução de som e imagem em algum dispositivo.

É exatamente pela praticidade que o HDMI é muito usado. Porém, quando os dispositivos não são configurados de forma correta, podem acontecer erros que fazem com que você ache que tenha que comprar um cabo novo. Mas nem sempre é necessário investir em um cabo novo, viu?

Neste artigo vamos mostrar para você um passo a passo de como solucionar o problema do cabo HDMI não reconhecido pelos dispositivos conectados a ele.

Cabo HDMI da marca bringIT em fundo branco
Cabo HDMI bringIT

Ligação HDMI não suportada

Essa mensagem é a que aparece na tela da sua TV ou monitor? O que isso significa? Há duas possíveis causas desse problema, que são:

  1. Versão do driver do vídeo desatualizada
  2. Resolução do monitor incorreta

Como solucionar cabo HDMI não reconhecido

Dica: Ao concluir cada etapa, verifique o resultado do procedimento/comando, não sendo solucionado, execute o próximo passo.

1. Reverta a versão do driver de vídeo que foi instalado

  1. Pressione Windows+R, no menu executar digite devmgmt.msc e clique em Ok;
  2. Clique na seta que aponta para Adaptadores de Vídeo;
  3. Clique com o botão direito sobre o driver Intel ou AMD e selecione Propriedades;
  4. Clique na guia Driver e selecione o botão Reverter (se disponível).

2. Instale a versão anterior do driver que funcionava

  1. Pressione Windows+R, no menu executar digite devmgmt.msc e clique em Ok;
  2. Clique na seta que aponta para Adaptadores de Vídeo;
  3. Clique com o botão direito sobre o driver Intel ou AMD e selecione Propriedades;
  4. Clique na guia Driver e selecione o botão Atualizar Driver;
  5. Clique em Procurar Software de Driver no Computador;
  1. Clique em Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no Computador;7. Instale as versões, uma a uma e verifique o resultado.

Dica: Para concluir a instalação de cada versão, reinicie o sistema.

3. Inicialize o sistema em baixa resolução

  1. Pressione as teclas Windows+R, digite shutdown.exe -r -o -t 0 e clique em Ok. Clique em Soluções de Problemas > Opções Avançadas > Configurações de Inicialização.
  2. Clique em Reiniciar e pressione a tecla 3 ou F3 para inicializar o sistema com baixa resolução:

Com acesso ao sistema em baixa resolução, teste a projeção de vídeo em seu monitor.

Funcionou? Se sim, reinicie o sistema e acesse as propriedades do vídeo da sua TV, altere a resolução até que a sua televisão funcione.

4. Ajuste a resolução

Para isso, acesse o “Painel de Controle”, “Aparência e Personalização”, “Vídeo”, “Ajustar Resolução”.

Clique então em detectar e aguarde até que o segundo monitor apareça. Quando o mesmo aparecer, configure nesta mesma janela, da maneira que preferir.

Lembrando que dependendo da placa de vídeo do seu notebook, é possível que ele não suporte, por exemplo, uma TV, dependendo da resolução dela.

Fonte: Microsoft Community

Como transformar sua TV numa segunda tela 

Cabo HDMI não reconhecido na TV

Na hora de transformar a TV em uma segunda tela você conectou tudo certo e o notebook não reconheceu o cabo HDMI? Pode ser problema na atualização da BIOS!

Atualize os drivers de vídeo

Algumas vezes, problemas como esse ocorrem porque os drivers relacionados ao vídeo não estão atualizados ou instalados corretamente.

Para atualizar os drivers de vídeo, execute os passos a seguir:

  1. Abra a caixa de pesquisa na barra de tarefas e digite “Gerenciador de Dispositivos”;
  2. Abra-o;
  3. Navegue até “Adaptadores de Vídeo”;
  4. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo e clique em “Atualizar driver”;
  5. Clique na primeira opção (Procurar automaticamente);
  6. Aguarde o término.

OBS: Se houver mais de um adaptador de vídeo, atualize-o também.

Se houver uma versão mais recente do driver de vídeo disponível, o Windows irá instalá-la.

Depois de atualizar o(s) driver(s), reinicie o dispositivo e veja se o problema foi resolvido.

Se não houver resultados, tente esta próxima alternativa:

Conserte arquivos do sistema corrompidos e/ou inexistente

Pode ser que o problema esteja relacionado a um arquivo do sistema da porta HDMI ou do vídeo corrompido ou inexistente.

Para substituir os arquivos corrompidos do sistema por um novo, faça o seguinte:

  1. Abra o Prompt de Comando (cmd.exe) como administrador;
  2. Digite sfc /scannow e tecle ENTER;
  3. Aguarde o término da verificação.

E aí, deu certo? Se ainda houver alguma dúvida, escreva pra gente aqui nos comentários!

Na bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para notebook! Confira nossos produtos!

bringit
newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles