Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente

Já há alguns anos que a temática de sustentabilidade e consciência ambiental estão populares. Fala-se muito em cuidar do meio ambiente, em divulgar a ideia da sustentabilidade, em mudanças na mentalidade e no comportamento das pessoas o mais rápido possível frente aos desastres ecológicos e à escassez de recursos vitais, frente à qualidade do ar que respiramos e as mudanças climáticas, como o aquecimento global e suas preocupantes consequências.

Nesse sentido, a cada dia que passa, são criados novos avanços que procuram aliar tecnologia à preservação ambiental. Carregadores e despertadores movidos à energia solar são exemplos de como pequenas soluções podem fazer uma grande diferença na economia e na preservação do meio ambiente. Existem vários produtos e inovações que, se incorporados ao nosso cotidiano, podem produzir efeitos semelhantes, como: lâmpadas mais econômicas, carros elétricos,  tecnologias que fazem uso de fontes alternativas de energia, como a solar ou a eólica, por exemplo. Além disso, é crescente o número de pesquisas e o desenvolvimento de alternativas tecnológicas de baixo impacto ambiental, como: computadores biodegradáveis, carros recicláveis e celulares mais econômicos.

Inovações que aliam tecnologia com a preservação ambiental

Diversas empresas têm tido a conscientização ambiental necessária para desenvolver produtos com tecnologia sustentável, para trazer melhorias e inovações aos usuários ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente. Confira abaixo algumas tecnologias do bem:

Chuveiro ‘Eva Smart’: com este chuveiro a economia de água pode chegar até 50% e, é possível devido a um sistema smart que só libera água quando é realmente necessário. O Eva oferece um aplicativo que compara a quantidade de água que você usa com outros usuários, motivando você a diminuir o consumo com a meta de pagar o valor do dispositivo em menor tempo. Além disso, assim que a água aquece o suficiente, o dispositivo interrompe o fluxo e avisa o usuário que está tudo pronto; assim que a pessoa está no chuveiro, a água volta a fluir. Durante o banho, o aparelho acompanha a posição do sujeito, quando se afasta para pegar o shampoo a quantidade de água que cai diminui. Por fim, ainda informa quando é hora de encerrar o banho, porque está demorando demais.

chuveirointeligente_eva

Lâmpadas inteligentes: A Philips tem a linha HUE de lâmpadas LED que podem ser controladas por meio de um aplicativo no smartphone, que programa ativação, intensidade e cores da luz emitida. As lâmpadas também podem ter horário programado para ligar e desligar, assim o usuário não precisa se preocupar em apagar as luzes da casa antes de dormir.

lampadas-inteligentes-da-phillips

Mouse e teclado: A Multilaser e a Maxprint, frente a onda das tecnologias sustentáveis, lançaram um mouse e um teclado, respectivamente, carregáveis por meio de luz solar ou artificial. Isso funciona porque os dispositivos convertem a iluminação do ambiente em energia durante todo o dia, armazenando em baterias de lítio. Dessa forma, é possível utilizá-los mesmo quando não há luz no local. Com carga total, o mouse aguenta até duas horas de uso em ambiente sem luz. Se você precisar de mais que isso, ele também possui um dispositivo de compartilhamento de pilha. Já o teclado, após carregado por cerca de duas horas na luz solar, dura até três meses de uso sem qualquer acesso à luz.

mouse-teclado-verde

Árvore de painéis solares: A aTree, árvore artificial capaz de gerar energia elétrica foi desenvolvida por um grupo de israelenses; ela tem “folhas” capazes de captar a luz solar através de receptores menores do que os geralmente encontrados em telhados. A árvore produz o suficiente para ser capaz de alimentar portas USB para smartphones, roteadores Wi-Fi e até mesmo sistema de refrigeração de água.

etree-solar-tree-israel-

Tomada ecológica: A empresa Grandideia lançou uma tomada que é capaz de reduzir 40% do consumo de energia elétrica. Chamada de Eeconomax, a tomada pode ser usada em eletrodomésticos, como ferro de passar, sanduicheiras, chapinhas para cabelos, cafeteira elétrica, forno elétrico, entre outros, sendo compatível com 110 e 220 volts. O aparelho usa os princípios da termodinâmica e mantém o desempenho do eletrodoméstico dentro de condições satisfatórias de uso sem usar o máximo de energia.

eeconomax-tomada

Casa inteligente: O conceito de casa inteligente vem ganhando destaque atualmente, é um espaço residencial ecológico e evoluído em termos de construção que contempla soluções integradas e racionais baseadas nas tecnologias de informação, de modo a oferecer uma infraestrutura tecnologicamente avançada que permite a quem nele habita usufruir de um conjunto de serviços e funcionalidades. As principais vantagens da casa inteligente são a comodidade, segurança, economia e conforto proporcionadas pelo acionamento e desligamento dos diversos dispositivos elétricos da residência feito de forma remota ou automática.

Casa-inteligente

#ficacadicabringIT:  Contudo, caso não se pense em uma nova lógica de consumo, dificilmente a tecnologia sozinha irá dar conta de reverter os danos ambientais que continuam sendo aplicados pelo homem ao planeta.

É importante lembrar que o descarte desses produtos tecnológicos , eletroeletrônicos deve ser feito de maneira correta; a consciência ambiental deve acompanhar todo o processo desses produtos! Para saber sobre como descartar o lixo eletrônico, consulte: https://blogbringit.com.br/dicas/lixo-eletronico-como-e-onde-descartar/

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles