Uma nova geração de notebooks está chegando: os Ultrabooks!!

Quando você ver um… Infelizmente muitas vezes não conseguirá ver as diferenças rapidamente entre o Ultrabook e um notebook comum. Com a portabilidade dos netbooks e o desempenho dos notebooks essa nova geração pode ser o futuro dos nossos aparelhos. A Intel utilizou para nomear a nova geração de computadores portáteis o termo Ultrabook.

computador ultrabook
Modelo de um Ultrabook.

Eles serão lançados em três etapas: uma que já ocorreu no final de 2011, outra na metade desse ano que trouxe aparelhos com chips 40% mais rápidos e outra em 2013 que têm as pretensões de contar com a terceira geração de processadores e telas touchscreen. Nesse ano as intenções de vendas da Intel são que 40% dos produtos vendidos sejam Ultrabooks.

Para que um dispositivo seja chamado de Ultrabook deve seguir algumas regras criadas pela Intel:

  • Dimensões e peso: modelos com telas menores que 14 polegadas não devem ter espessura maior que 1,8 centímetros. Já aqueles que possuem telas maiores ou iguais a 14 polegadas o limite é de 2,1 centímetros. O peso deve ficar entre 1,1 kg e 1,3 kg
  • Armazenamento: As baterias desses ultrabooks devem ter autonomia mínima de 5 horas
  • Velocidade e Processador: Eles devem possuir uma inicialização rápida, com no máximo 7 segundos. O processador tem que ser Intel, a partir da família da segunda geração da linha Core i chamada de Sandy Bridge
  • Armazenamento em SSD (drive de estado sólido); O diferencial do armazenamento SSD é que ele ocupa menos espaço físico e é mais resistente a quedas e choques que o HD (hard disk) convencional. Por outro lado, é uma das características que encarecem o preço dos Ultrabooks, além de ainda não contar com grande capacidade de armazenamento.
  • Preço: Nos Estados Unidos existe uma regra de preços para a venda desses modelos. Devem custar na faixa dos 1000 dólares. Infelizmente essa regra não é aplicada no nosso país, já que alem de ultrabooks os aparelhos são “ultra caros”.  Fizemos uma pesquisa com dois aparelhos com configurações semelhantes, um notebook e o outro um ultrabook e constatamos que o valor entre os dois é o dobro.

E o Macbook é um Ultrabook?

O Macbook é muito fino, possui o sistema de armazenamento em SSD e uma excelente capacidade de autonomia. Se levarmos por esses aspectos, sim ele é um Ultrabook. O que ressaltamos é que ele foi lançado há 6 anos, quando os novos Ultrabooks nem pensados ainda eram. Seriam os Ultrabooks uma cópia do Macbook? Essa pergunta é muito difícil de responder, mas um grande número dos usuários dos dois aparelhos acreditam nisso.

Eu devo comprar um Ultrabook?

devo comprar um ultrabook?

As principais vantagens desse aparelho para o seu irmão mais velho, o notebook, são o design mais fino, com uma alta velocidade de resposta e navegação, e a velocidade com que podemos ligar e desligá-lo.

Se você precisa sempre transportar o notebook para todos os lugares, gosta de tecnologia, precisa de um alto desempenho em programas que exigem a capacidade de processamento e placas de vídeo, como editores de imagem e vídeos, o Ultrabook é muito indicado para você e o ajudará muito em suas tarefas. Porém se o uso for doméstico, navegação na internet e edição de arquivos de textos os bons e velhos notebooks continuarão sendo a melhor opção para você.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles