ícone compartilhar redes sociais

Notebooks da Dell terão carregamento sem fio WiTricity

adminblog_USR

Já imaginou um mundo sem fios? Ter em casa mesas e bancadas que serviriam de carregador apenas soltando os equipamentos sobre elas por um tempo? Parece coisa de um futuro distante? SQN! 😉

Na Computex 2016, em Taipei, notebooks da Dell começaram a carregar sem fio no momento em que foram colocados em uma esteira de carregamento. Isso é resultado da parceria entre a fabricante DELL com a WiTricity, uma marca especializada em recarga sem fio.

A tecnologia WiTricity® fornece uma solução para dispositivos eletrônicos de consumo de energia por meio da transferência da energia elétrica através de campos magnéticos que oscilam à altas frequências. O fenômeno funciona com objetos que possuam a mesma frequência de ressonância e que, por isso, podem transferir energia entre si sem interferir em objetos próximos.

Normalmente, o sistema Witricity usa duas bobinas que compartilham a mesma frequência para transferir energia: uma está conectada à fonte de energia e a outra é colocada no aparelho, dessa forma, a energia flui entre as duas e a voltagem começa a aumentar na bobina do equipamento, carregando sua bateria ou alimentando seu funcionamento.

Contudo, diferente desse padrão de recarga sem fio atual, a novidade na tecnologia da WiTricity para o sistema de carregamento de baterias de notebooks é que usa uma base magnética, gera um campo magnético muito seguro que transmite a energia elétrica sem fio sem exigir bobinas.

A tecnologia da WiTricity promete 30W de potência para o sistema de carregamento sem fio, o que sugere que ele também será um método rápido. O esperado é ainda uma funcionalidade mais simples do que no mesmo processo para smartphones. Isso porque a “base” que libera o campo magnético capaz de transferir a energia é grande, ultrapassa materiais como madeira e mármore, assim, pode até servir para recarregar outros dispositivos ao mesmo tempo.

A Dell ainda não informou quando a novidade estará disponível para comercialização, mas é uma ótima solução para a autonomia dos notebooks.

Gostou da novidade? Deixe sua mensagem pra gente!

Não deixe de acompanhar os demais canais de comunicação da bringIT: Blog das Baterias, Facebook, Google + e Twitter da bringIT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *