Tela OLED? AMOLED? PMOLED? Conheça a Tecnologia mais Flexível do Mercado Atual. Mas afinal de contas, o que é isso? É o futuro batendo em nossa porta?
Confira aqui todos os detalhes a respeito.
Primeiramente, OLED significa Diodo Orgânico Emissor de Luz (Organic Light-Emitting Diode). A tecnologia OLED vem sendo criada há muito tempo, mas ainda está sob estudos e testes para a sua uma maior aprimoração e inserção total no mercado. Ela surgiu em 1980, criada pela Kodak. Hoje, já é aplicada em diversos aparelhos móveis, videogames, televisores, tela de notebook, tela de computador, e está sendo testada para outras aplicações e sendo projetada para a expansão no futuro.
Atualmente ela possui o conceito de “tela orgânica”, mas não que derive de algum projeto verde. Ela é definida assim pela sua composição. Definimos como orgânico tudo o que possui carbono em sua composição. E as telas OLED são na verdade “LEDs” formados por camadas de carbono.
Para criar o display esticável, foram prensados duas camadas de nanotubos de carbono e eletrodo em torno de um plástico, que emitia luz quando uma corrente passava por ele. E houve inúmeros estudos para chegar aos resultados que temos hoje, como alguns Engenheiros da Universidade da Califórnia, Los Angeles, e pesquisadores da UCLA.
Ele funciona pela utilização dos diodos orgânicos, os quais recebem uma carga elétrica e assim, emitem uma luz, continua e forte (não precisando utilizar nenhuma outra luz, como backlight e sidelight). E essa tecnologia pode ser aplicada de uma forma muito mais simples, podendo ser impressa sob alguma superfície.
Eletrônicos esticáveis prometem displays que podem ser enrolados e escondidos em um bolso da camisa, ou celulares que podem ser esticados e encolhidos. Planilhas eletrônicas que podem ser cobertas com um pano, seriam um benefício para a pele robótica e incorporados a dispositivos médicos.
Diferença de AMOLED E PMOLED
– AMOLED
Da mesma matriz OLED, a AMOLED é uma matriz ATIVA. Isso quer dizer que o pixel é ativado individualmente e diretamente, transmitindo a imagem de forma dinâmica.
– PMOLED
É a matriz PASSIVA, e realiza um processo um pouco diferente, os pixels são ativados por intersecções entre comandos emitidos por colunas e linhas de energia.
Em preferência do mercado, não existem tantas diferenças, mas a AMOLED é mais utilizada, pois consome menos energia e demanda menos processo para a construção da imagem.
– Novidade
É uma nova tecnologia, então ainda está sendo explorada no mercado e está em ascensão.
– Espessura
A tecnologia OLED permite muitas polegadas de imagem com pouquíssimos centímetros de espessura. Sendo Fino o suficiente para diversas aplicações.
– Contraste
Quando a tela está com o painel inteiro branco, é uma luz que chama a atenção pela sua força e luminosidade. Quando é necessário desliga-la, os pixels se apagam totalmente e como não possui luz de fundo, fica 100% Preto, diferente da LCD.
– Ângulo
É possível à visualização perfeita da imagem pela gasta gama de ângulos que vai de 0º à 180º. Uma grande vantagem visto que todas as outras telas distorcem a cor.
– Flexibilidade
Dobrar, virar, montar, torcer e nunca quebrar. A nova tecnologia OLED permite essa flexibilidade e assim, permite uma nova criação de produtos dinâmicos e arrojados.
– Sem luz de fundo
Não precisam de luz de fundo para obter brilho, por este motivo podem ser transparentes.
exemplo de notebook com tela OLED
Desvantagens
Um desafio na criação de eletrônicos esticáveis, é para desenvolver um eletrodo que mantém a condutividade quando deformado.
– Bateria
Muitas vezes ela pode gastar uma grande carga de energia da bateria do notebook devido à potência de sua luz em uma gama de cores.
– Resistência à Água
Apesar de ninguém atirar água em eletrônicos, a tecnologia ainda é sensível à umidade média, o isolamento ainda não garante tamanha vida útil e assim, causar transtornos para o consumidor.
– Iluminação Excessiva
Em ambientes com muita luz o OLED vira reflexivo, refletindo até 80% da luz do ambiente, atrapalhando a leitura e a visão no equipamento.
– Tempo de Vida
O isolamento e a resistência pecam e devido a algumas inexperiências na área, possui um tempo de vida útil ainda curto.
É uma tecnologia relativamente nova, mas já está disponível no mercado alguns modelos de notebooks e smartphones com este recurso, mesmo com restrições mas com muito potencial para aplicação e produções futuras.
Enquanto não temos essa tecnologia temos que nos contentar com a tecnologia LED e LCD que são as utilizadas em seu notebook, que infelizmente podem ser quebradas facilmente. Mas, não fique nervoso se a sua tela quebrar. Consulte nosso site, somos especializados na venda de telas para notebook, realizando entregas em todo o Brasil e dando 1 ano de garantia em nossos produtos.