Tem como arrumar a tela de notebook escura?

Tem como arrumar a tela de notebook escura?

Tempo de leitura: 6 minutos

Tela de notebook escura pode ter várias explicações. O motivo pode ser simples ou muito complicado, o que requer uma análise da assistência técnica especializada. Continue lendo para descobrir os principais motivos e como restaurar o brilho da tela do seu notebook!

Principais causas

O teclado do notebook tem atalhos para controlar o brilho. Além da facilidade de uso, o fabricante também inclui recursos que consideram a otimização da bateria do notebook. Na maioria dos modelos, o comando é ativado, mantendo pressionada a tecla Fn (função) um dos botões com o ícone de brilho – geralmente “sólido” e “oco”.

Alguns fabricantes colocam essas funções nas teclas de seta dos botões F1-F12 ou na barra superior do teclado. Em algum momento, esses atalhos são acionados, fazendo a tela escurecer inesperadamente. Nesse caso, basta pressionar a tecla novamente para restaurar o brilho. Para usuários do Windows 10, você também pode corrigir a tela escura do notebook acessando “Configurações”> “Sistema”> “Vídeo”.

O Windows ainda está tentando ajustar a capacidade da bateria para uso remoto. Em locais onde não há tomada, o Windows oferece um painel de gerenciamento do plano de energia. Eles definem algumas funções, como intensidade de brilho e desempenho do computador.

Normalmente, quando a bateria está quase acabando, o Windows coloca o notebook em um modo de economia de energia. A tela do notebook pode ficar mais escura automaticamente e o PC reduzirá a potência do processador, buscando reduzir o consumo de recursos. Você pode acessar o plano de energia do Windows em Painel de controle > Hardware e som > Opções de energia.

Clique em Alterar configurações do plano para configurar o plano de energia de várias maneiras. Se a tela do notebook ficar escura, verifique se essas configurações não foram alteradas.

Homem com máscara digitando em notebook com tela escura

Outra situação que pode causar esse problema é um driver desatualizado. Este tipo de software é responsável por fazer com que os componentes físicos funcionem adequadamente com o sistema operacional.

O gerenciador de dispositivos do Windows é onde você pode verificar o status de todos os drivers do computador. Você pode encontrar de tudo, desde adaptadores de vídeo a controladores de teclado.

Vá para Painel de Controle > Hardware e Son s> Gerenciador de Dispositivos e encontre o adaptador de vídeo. Em seguida, clique duas vezes em seu dispositivo de vídeo.

Na próxima tela, basta selecionar a guia “Driver” e clicar em “Atualizar Driver”. O Windows 10 pode pesquisar na Internet e encontrar automaticamente o software certo para cada componente.

Outra opção é pesquisar manualmente o driver de vídeo para o modelo do seu PC no site da marca do notebook. Portanto, basta baixar e instalar normalmente como se fosse um programa de computador normal.

Identificando falhas graves

É importante destacar o BIOS que significa Basic Input, Output System ou Input Output System. É o primeiro programa carregado pelo computador depois que ele é ligado para se comunicar entre o sistema operacional e os componentes da placa-mãe.

Se você tentou todas as operações acima, mas a tela do notebook ainda está escura, você pode verificar a versão mais recente do BIOS do seu computador no site do fabricante do notebook.

Se a situação for confirmada, a atualização do BIOS pode resolver o problema. No entanto, para realizar o processo, é necessário algum conhecimento de informática. Isso porque, se ocorrer um erro, os danos ao computador podem ser maiores. Nesse caso, recomendamos que você procure uma assistência técnica confiável.

Descubra os motivos que decorrem do software e da configuração do PC. O escurecimento da tela do notebook também pode estar relacionado a problemas de hardware (ou seja, componentes físicos).

O componente responsável por conectar a tela do notebook à placa-mãe é o cabo chato da tela, que possui uma estrutura sofisticada. Se houver um problema com ele ou com a conexão, a imagem projetada pode oscilar, afetando o brilho em alguns casos.

Monitore o cabo flat. Cabos flat também podem causar outros problemas em notebooks, como flutuações de cor e pouca clareza. A boa notícia é que esse componente não é caro se precisar ser substituído.

A maioria dos notebooks mais novos usa telas de LED. Ao contrário da tela de luz elétrica (CCFL), a tela de LED não utiliza inversor, sendo o inversor o componente responsável pela conversão e alimentação da tela CCFL. Em caso de sobrecarga ou curto-circuito (usando fusível), o inversor também pode proteger a tela CCFL.

Normalmente, quando a tela não é recolocada corretamente, você instala uma nova tela e percebe que a imagem passa a estar em segundo plano, geralmente quase invisível, e é necessário usar uma pequena lanterna para reconhecer que a imagem só é exibida sem qualquer exibição luminosa

Como a tela de LED não precisa ser energizada para o inversor, o fabricante colocou um fusível na placa-mãe para protegê-la de mudanças de tensão. No entanto, problemas temporários, ou mesmo uma falha de cabo mal conectado, podem fazer com que esse fusível queime, fazendo a tela ficar escura.

Para proteger a placa-mãe de mudanças de tensão, alguns componentes da placa-mãe irão “interromper” sua operação neste caso. A maneira mais fácil de identificar se ele pertence à sua situação é colocar a tela antiga (quebrada) usada para iluminar e verificar se ela acende. Pois em 99% dos casos, mesmo se danificada, a tela de LED do notebook sempre mostrará pelo menos o brilho.

Quando um defeito for encontrado, neste caso, você deve procurar um fusível ou MOSFET próximo ao conector de vídeo na placa-mãe. Basta realizar um teste de continuidade no multímetro para identificar os componentes danificados e substituí-los.

Em alguns casos, podemos pensar que a retroiluminação está com defeito, pode ser que o LED ou CCFL (lâmpada fluorescente) esteja muito danificada, por isso não vai iluminar a yeça para tornar a informação visível.

Por fim, sugerimos que você execute o programa de diagnóstico da máquina. Quando ele realiza o teste, listras aparecem na tela e soa um bipe, perguntando se você vê a lista, pressione N. Ele exibirá uma cor sólida na tela onde será possível identificar a solução recomendada.

Gostou deste artigo? Conheça os nossos acessórios!