Tela de notebook com mancha preta o que fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Nada é mais incômodo do que uma tela com manchas, não é mesmo? Fica difícil trabalhar, escrever, estudar, até mesmo jogar aquele jogo em que você anda meio viciado.

Telas manchadas reduzem significativamente a usabilidade do seu equipamento e podem ser bem frustrantes.

No entanto, esses são problemas comuns em tela de notebook, já que, mesmo que a tela não tenha trincado, podem aparecer manchas que vão surgindo com o tempo de uso.

Isso ocorre com o apagamento de pixels, afinal, a tela, assim como todos os outros componentes do seu equipamento, possui uma vida útil e vai se desgastando.

Então, caso seu notebook esteja com manchas pretas (ou mesmo brancas ou coloridas) ou linhas, talvez seja a hora de trocar a sua tela.

Ao longo deste artigo abordaremos que problemas podem causar manchas pretas na sua tela e como você pode solucioná-los.

Continue lendo para saber mais.

Pixels se apagando ou presos

Já aconteceu de aparecerem pixels presos na tela do seu computador? Isso pode ocasionar manchas vermelhas, verdes, azuis, brancas ou pretas.

tela de notebook com defeito

Existem alguns softwares que você pode usar para lidar com esses pixels travados e até mesmo tutoriais no YouTube sobre como reduzir as manchas pretas utilizando um lápis com borracha enrolado em uma flanela fina.

No entanto, essa dica do lápis, além de muito trabalhosa, não oferece um resultado 100%. Infelizmente, o melhor resultado mesmo, só com a troca da tela.

Mas, como dissemos, também existem softwares que você pode utilizar para lidar com esses pixels travados na sua tela LCD. Alguns exemplos são o Dead Pixel Buddy, o Fixer Pixel e o Fix Jscreen, que localizam e corrigem esses pixels ruins na sua tela.

Portanto, se você está com o problema das manchas pretas, o primeiro passo é limpar a tela do seu notebook com um pano macio. Em seguida, usar uma caneta stylus com extremidade arredondada (o lápis com borracha envolto em pano fino também oferece algum resultado, embora não tão bom).

Nesse momento, é preciso tomar muito cuidado, pois aplicar força demais pode causar uma perfuração na tela e piorar ainda mais o problema.

Caso isso não funcione, aí sim pode baixar e instalar um dos softwares mencionados para corrigir os pixels em sua máquina. O JScreen Fix, por exemplo, nem precisa ser baixado, podendo ser inicializado online.

Você só deve verificar se a versão Java no seu aparelho é a mais recente para executá-lo.

Pelo JScreen Fix, é possível verificar onde o pixel está preso, corrigindo o problema através da aplicação, executando um teste de diagnóstico, encontrando e revivendo os pixels apagados na sua tela.

Problemas no LCD que pedem por troca de tela

Essas manchas podem ser um problema na tela de LCD do seu notebook causado por uma pancada.

Nas situações em que sua tela estiver trincada, não tem para onde fugir: o jeito é trocar a tela, mesmo.

E como ter certeza se o problema é no LCD?

Quando o líquido interno da tela vaza e se espalha por uma região, pode ocasionar uma mancha preta que só tende a crescer.

Se você quer saber se essa mancha preta na tela do seu notebook é um problema no LCD causado por pressão em excesso na região da tela (o que pode ser ocasionado por uma batida ou queda), pode seguindo dois passos:

1. Desligue seu notebook;
2. Pressione a tecla D e ligue novamente seu equipamento sem soltá-la; essa medida abre um teste de cores no seu equipamento.

Nesse teste de cores, é possível descobrir se o problema é físico e, nesse caso, o jeito é substituir a tela do seu equipamento.

Não substituí-la é um risco, já que o líquido interno pode se espalhar e danificar outros componentes, como o processador ou o HD e, nesse caso, o gasto para resolver será muito maior do que o que você teria apenas para substituir a tela.

Em relação ao custo, vale dizer que, diferente do que muitas pessoas pensam, a troca da tela de um notebook não é tão cara assim e, muitas vezes, vale muito a pena, a não ser em casos em que o seu aparelho for muito antigo, sendo mais vantajoso investir em um equipamento novo com mais desempenho.

Como é feita a troca da tela do notebook?

Se você tem dúvidas em como a tela do notebook é trocada, o processo é bem tranquilo: o técnico abre a carcaça do seu aparelho, onde está a tela, remove os parafusos que a prendem ao notebook e, por fim, desconecta o cabo flat.

A instalação segue a mesma linha de raciocínio, instalando a tela nova e é isso!

A troca da tela de um notebook é um serviço bem rápido e simples, feito em poucos minutos. No entanto, o que pode causar demora é a dificuldade em achar telas.

tela de notebook

Recomendamos o uso de uma assistência técnica para o serviço, já que tentar fazer sozinho pode te trazer prejuízos: você pode acabar danificando mais componentes e precisar desembolsar mais dinheiro para resolver o problema.

Aqui na bringIT, você encontra telas para notebook a preços acessíveis para levar ao técnico e deixar o seu equipamento pronto para uso novamente!

Saiba mais sobre a bringIT

Agora que você sabe que talvez tenha que trocar a sua tela, pode conferir em nosso mix de produtos diversas telas para notebook.

A bringIT é um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Nosso portfólio inclui um mix de produtos, de bancadas eletrônicas e estações de soldagem e retrabalho a headsets, fones de ouvido, produtos para gamers e muito mais.

Se o problema da sua máquina não for na tela, mas no cabo flat, você pode comprar um cabo flat com a gente e receber na sua casa com o melhor preço e o melhor prazo!

Caso tenha achado esse conteúdo interessante, não deixe de acompanhar nosso blog. Trazemos diversas informações e tutoriais em informática.

Quer conferir o que temos para você? Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).