ícone compartilhar redes sociais
abrindo tela de notebook com mal contato

Tela de notebook com defeito: devo trocar ou concertar ?

Welysson

A tela do seu notebook quebrou e agora você está em dúvida entre trocar ou consertar? Antes de tomar uma decisão, leia esse artigo e descubra a melhor solução para o seu problema.

Existem muitos mitos em torno da troca da tela do notebook. Algumas pessoas alegam que não vale a pena trocá-la, ou mesmo que, a julgar pelo preço, é melhor comprar um notebook novo.

Acontece que, diferente de telas de televisão, que são muito caras e muitas vezes não vale a pena trocar, é possível encontrar telas baratas para notebook e resolver o problema sem precisar passar pelo transtorno de comprar um novo quando seu orçamento está apertado.

Há duas situações em que talvez você prefira comprar um notebook novo: se a tela do seu notebook tiver touch ou se seu aparelho for muito antigo.

Isso porque as telas com touch realmente são mais caras, além de difíceis de encontrar. E, por sua vez, trocar a tela de um notebook muito antigo pode custar o mesmo preço de um notebook usado (ou até mais).

Então quando você deve trocar a tela? Bem, quando ela apresentar qualquer defeito: faixa, risco, mancha, algum defeito que possa ter sido causado quando a tela bateu ou outra situação do gênero.

tela de notebook com defeito

E afinal, o que é melhor: trocar ou consertar a tela de notebook com defeito?

Algumas pessoas dizem até mesmo que dá pra continuar usando o notebook mesmo com a tela quebrada, outras até investem em comprar uma tela nova, mas não procuram ajuda de um técnico, tentam seguir tutoriais e acabam quebrando a carcaça na máquina (o que acaba tornando toda a situação mais cara).

A verdade é que, como todo eletrônico, o seu notebook vai demandar atenção em manutenção e, em alguns casos, troca de peças.

A primeira coisa que você deve considerar antes de decidir entre trocar ou consertar a tela é o custo de cada opção. Se o conserto for superior ou se aproximar muito do valor de uma máquina nova com configuração equivalente, vale mais comprar um notebook novo.

A compra de um notebook novo tem por vantagem a garantia do fabricante, um melhor desempenho e duração de bateria e menor probabilidade de problemas em outras peças.

Se você preferir encontrar uma tela barata e reparar sua máquina, o indicado é fazer a troca por um serviço de assistência já que, por lei, há ao menos 3 meses de garantia pelo trabalho prestado.

Tentar fazer em casa com base em tutoriais pode acabar em acidentes, como quebrar a carcaça ou danificar outro componente do seu notebook no processo, então melhor contar com um técnico, não é mesmo?

Se seu notebook nunca deu problema e só agora a tela deu defeito, melhor contar com a confiabilidade da sua máquina e só adquirir uma tela nova, não é mesmo?

Agora, se for um caso perdido e o problema do seu notebook impossibilitar seu uso, o melhor mesmo é encontrar uma máquina nova. E não se preocupe, a bringIT também tem notebooks a preços acessíveis, com as melhores condições de pagamento e prazo.

Por que não ficar com a tela quebrada?

Tem quem vá deixando para depois a troca da tela, achando que, como ela ainda não deu perda total, é melhor continuar usando. Se esse é o seu caso, melhor pensar duas vezes.

A tela, quando quebra, pode apresentar vazamento do líquido interno e acabar gerando outros problemas: no lugar de ter uma tela quebrada, você vai perder o equipamento todo ou comprometer as informações no seu HD.

Imagine perder tudo que está armazenado no seu notebook: fotos, documentos e outras coisas importantes? Melhor não se arriscar.

Para quem trabalha com o computador, é ainda mais importante contar com um equipamento de qualidade. Afinal, quem não acaba se irritando com linhas ou manchas no meio da tela justo quando você precisa participar de reuniões remotamente ou fazer o trabalho de home office?

trocando tela de notebook com defeito

Como a tela é trocada?

Se você decidiu trocar a tela do seu notebook, mas ainda está reticente com como o processo é feito, fique tranquilo: é tudo muito simples e rápido.

O técnico abre a carcaça do seu aparelho, onde está a tela, remove os parafusos que a prendem ao notebook e, por fim, desconecta o cabo flat.

A instalação segue a mesma linha de raciocínio, instalando a tela nova e é isso! Seu notebook pronto para uso em poucos minutos.

O que muitas vezes ocasiona transtorno em relação ao tempo é a dificuldade em achar peças originais para trocar imediatamente. Se você trabalha com assistência técnica e deseja adquirir peças de forma rápida e simples, conte com a bringIT e não deixe seus clientes esperando!

Agora, se você não é técnico e quer trocar a sua tela, não deixe de procurar um profissional para a troca e evitar mais problemas, que podem acabar pesando no seu bolso. Se quiser economizar, compre sua tela com a bringIT e leve a um profissional.

Os danos mais comuns quando o dono tenta fazer o trabalho sozinho envolvem danificar o cabo flat e/ou a carcaça. Aí sim, com tantas peças a serem trocadas, é possível que, no fim das contas, ainda acabe comprando um notebook novo.
Uma dúvida comum é como saber qual tela comprar para a substituição. Muitas pessoas só compram com base no modelo do equipamento, o que nem sempre funciona.

Telas são trocadas com base em números atrás do componente: os part numbers. Se for comprar uma tela nova, basta conferir esse detalhe.

Quem somos?

A bringIT é um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook, incluindo telas a preços acessíveis. Nosso portfólio inclui um mix de produtos, de bancadas eletrônicas e estações de soldagem e retrabalho a headsets, fones de ouvido, produtos para gamers e muito mais.

Se você achou esse post interessante, não deixe de conferir o conteúdo do nosso blog e ficar sempre informado.

Confira telas e outros componentes para o seu notebook! Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).