ícone compartilhar redes sociais
notebook aberto com bateria

Notebook sti: dicas para trocar a bateria

adminblog_USR

Este tutorial sobre como desmontar um notebook STI para realizar a troca da bateria tem como objetivo explicar também como acessar os principais componentes do notebook, como discos rígidos, módulos de memória e placas wireless. Antes de começar, lembre-se de que desmontar um notebook é uma tarefa muito diferente e delicada em comparação com a montagem de um PC normal.

Esses procedimentos são memoráveis, mas requerem medidas delicadas devido a fragilidade das peças internas. Lembre-se de que ligar o notebook enquanto realizar essa operação pode ser perigoso! Esta tarefa deve ser realizada por pessoal qualificado (técnicos) que saibam o que estão fazendo.

Lembre-se que abrir o computador antes do final do período de garantia invalidará a garantia. Este tutorial é para pessoas que desejam compreender a aparência interna deste notebook e como usá-lo facilmente, além de esclarecer como deve ser feita a troca da bateria. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo!

Procedimentos para manutenção

Equipado com uma pulseira antiestática e uma pequena chave Philips, remova a bateria do laptop e quaisquer outras partes móveis (como o carrinho do cartão PCMCIA) e inicie a desmontagem. Afrouxe os parafusos da parte inferior do computador.

tirando bateria de notebook

Após desapertar os parafusos, com a ajuda de uma palheta não muito dura ou objeto de plástico (não riscará / danificará a tampa), solte a tampa e levante a tampa com cuidado. Haverá também quatro desses acessórios, que são fáceis de soltar. Remova a tampa, podemos ver o disco rígido, pente de memória e placa de rede wireless sob o ventilador.

Para obter a placa de rede sem fio (wireless), o teclado deve ser movido. Tenha muito cuidado ao manusear essa parte, pois tem um cabo flat ligado na placa-mãe do notebook.

Medidas para troca da bateria

Em muitos casos, saber como remover e inserir a bateria de um notebook é crucial. Este processo não é útil apenas para substituir componentes, mas também para resolver problemas de montagem ou mesmo laptops que não conseguem detectar a bateria. O método de remoção e inserção varia de fabricante para fabricante.

notebook aberto com bateria

Em modelos de marca com baterias removíveis, como no caso deste notebook sti, todas as etapas são realmente as mesmas. Desconecte o cabo do carregador do notebook; pressione o botão “Ligar” para desligar o notebook; feche o notebook e coloque-o com a parte inferior voltada para cima.

À esquerda está a trava de liberação da bateria, você deve deixá-la na posição destravada (mostra a trava aberta). Em seguida, mova a chave do lado direito para o lado, o que fará com que a bateria solte do notebook.

Para inserir a bateria novamente, coloque-a no mesmo local em que a bateria foi removida e empurre-a no espaço com os dedos. Trave o botão de liberação da bateria, o botão deve ser exibido como cadeado fechado; agora, basta abrir o notebook sti novamente. Faça isso sempre que precisar substituir a bateria ou reinicializar fisicamente um componente.

Momento certo para realizar a troca

Você já parou para analisar por quanto tempo o notebook pode ser removido do soquete? Você notou uma queda no desempenho da carga recentemente? Se alguma discrepância for encontrada, pode ser hora de substituir a bateria do notebook. Mas, afinal, como saber o tempo de substituição adequado? O tempo pode variar, dependendo do modelo do notebook.

O dispositivo é projetado para indicar que sua vida útil está prestes a terminar. Por exemplo, uma queda repentina de energia indica que você deve estar preparado para substituir componentes antigos. Ao terminar esse tópico do nosso artigo, você saberá quais sinais indicam a necessidade de troca e o perigo de escolher baterias de qualidade inferior.

Desta forma, ao substituir componentes, você pode obter o produto ideal de alta qualidade para o seu notebook. Quando compramos um notebook novo, no primeiro momento de uso, percebemos quanto tempo ele pode durar. É importante observar que a duração de cada bateria não é especificada.

Por exemplo, eles variam dependendo da fonte de alimentação do componente e do modelo específico da bateria. Em média, a duração estimada do que é considerada uma bateria “padrão” é de 2h a 2h30. Com o tempo, o desempenho apresentado varia, sendo em alguns casos imprescindível manter o aparelho conectado na tomada.

Portanto, quando você descobrir que seu desempenho está a menos de uma hora de distância da tomada, deve ter considerado a compra de uma bateria nova. A vida útil da bateria varia muito, dependendo do modelo do notebook e de como ele é usado. Normalmente, eles manterão sua função normal por 3 a 5 anos.

Como a vida útil da bateria tende a diminuir gradualmente, os usuários devem prestar atenção a este tempo e se preparar para substituir a bateria após um determinado período de tempo. Existem algumas ferramentas que podem ajudar os usuários a diagnosticar baterias de notebooks.

Em caso de dúvida, os usuários do sistema operacional Windows podem usar o programa “BatteryInfoView”. Ele exibe todas as informações sobre o estado do sistema de energia da máquina. Entre eles podemos encontrar: o nome da bateria, o tempo de vida expresso em percentagem, a sua capacidade atual e o número de ciclos de carregamento utilizados.

Dessa forma, se o valor mostrado no “nível de desgaste da bateria” for inferior a 40%, é interessante começar a pensar em comprar uma bateria nova, pois temos sinais de que o componente não está tão íntegro como costumava ser e pode causar problemas para a bateria. Usuários de médio prazo.

Para indicar claramente quando a bateria não tem mais o mesmo desempenho de antes, e para garantir que chegou a hora de substituir o componente, podemos usar o aviso do próprio notebook como um aliado. A mensagem varia dependendo do modelo instalado e do sistema operacional.

Para algumas pessoas podem exibir esta mensagem imediatamente após ligar a máquina, informando que devem estar conectadas à rede para continuar. Este indicativo de chamada é um dos sinais mais comuns de um problema de bateria do dispositivo.

Precisando trocar a bateria? Conheça os dispositivos exclusivos da BringIT e aproveite!