Notebook Dell não reconhece fone de ouvido? Veja possíveis soluções

Tempo de leitura: 7 minutos

Seu notebook Dell não reconhece o seu fone de ouvido? Calma que esse é um problema muito comum entre usuários de computadores de qualquer marca. De fato, muitas vezes se trata de um erro simples ou alguma configuração equivocada.

De toda forma, é sempre muito vantajoso conseguir resolver esse problema sem precisar ir atrás de uma assistência técnica especializada. 

Por isso, nesse artigo, vamos te ensinar o que fazer para tentar resolver problemas de reconhecimento de fone de ouvido no notebook Dell.

Notebook Dell não reconhece fone de ouvido? Veja possíveis soluções

Configure os dispositivos de áudio

A troca entre dispositivos de áudio em todo computador acontece de forma automática. Dessa forma, toda vez que você insere um fone de ouvido no seu notebook Dell, o sistema reconhece e habilita ele por conta própria. Algumas vezes, isso não acontece.

Para resolver isso, você precisa configurar o seu fone de ouvido como o dispositivo de áudio padrão do sistema. Veja como fazer isso a seguir.

  1. Pesquise por “Gerenciar dispositivos de áudio” no Menu Iniciar do seu computador e acesse o menu de mesmo nome.

  2. Nesse menu, abra a aba “Reprodução”. É aqui que estarão listados todos os dispositivos de áudio reconhecidos pelo seu notebook Dell, incluindo seu fone de ouvido.

  3. Selecione o seu fone de ouvido, clique em “Definir padrão” e, depois, em “OK”. Dessa forma, seu notebook vai passar a transmitir o som do seu computador pelo fone de ouvido.

Habilite dispositivos desativados

Caso o seu fone de ouvido não esteja sendo exibido no menu anterior, é possível que ele esteja desabilitado. Isso porque é muito recorrente que as pessoas desativem esses dispositivos por engano. Ao fazer isso, eles ficam ocultos e param de transmitir áudio. Essa pode ser a causa pela qual o seu notebook Dell não reconhece o fone de ouvido.

De toda forma, é possível desfazer essa ação de forma simples, como você vai ver a seguir.

  1. Pesquise por “Gerenciar dispositivos de áudio” no Menu Iniciar do seu computador e acesse o menu de mesmo nome.

  2. Na aba “Reprodução”, clique com o botão direito no espaço em branco e habilite as opções “Mostrar dispositivos desabilitados” e “Mostrar dispositivos desconectados”.

  3. Agora, vão aparecer todos os dispositivos conectados ao seu notebook. Os dispositivos que estavam desabilitados aparecerão em cinza. Para ativá-los novamente, clique com o botão direito em cima deles e selecione “Habilitar” e, em seguida, em “OK”.

Atualize os drivers pelo Windows

Todo computador ou notebook, seja de qualquer marca, atua através dos drivers. Isso porque são esses os responsáveis pela comunicação entre os dispositivos e o sistema. É através de drivers específicos que o seu computador transmite o som do notebook pelo fone de ouvido, por exemplo.

De todo modo, esses drivers não possuem versões definitivas e estão sempre sendo atualizados pelas marcas de cada dispositivo. Isso acontece para que um fone de ouvido que você compre hoje, por exemplo, possa funcionar tranquilamente em um notebook lançado daqui a alguns anos.

Estar com o driver desatualizado pode ser o motivo pelo qual o seu notebook não reconhece o seu fone de ouvido.

Dessa forma, é essencial que os drivers do seu notebook Dell estejam sempre atualizados. A boa notícia é que o Windows já faz essa atualização nativamente. Dessa forma, você pode fazer essas atualizações dentro do próprio sistema. Veja como a seguir.

  1. Pesquise por “Gerenciador de dispositivos” no Menu Iniciar do seu notebook e acesse o menu de mesmo nome.

  2. Dentro da lista de dispositivos que vai ser exibida, clique com o botão direito em “Controladores de som, vídeo e jogos” e selecione “Atualizar driver”.

  3. Na nova janela de atualização, selecione “Pesquisar automaticamente”. Dessa forma, o computador vai buscar automaticamente por novas versões do driver de som do seu computador e fazer a instalação.

  4. Após o fim do processo, reinicie o seu notebook.

Atualize os drivers usando um software específico

Nem sempre o Windows encontra a última atualização disponível para os drivers. Desse modo, uma alternativa pode ser usar um programa automatizado para buscar por elas. Esses softwares são especializados em buscar essas atualizações e, por isso, acabam localizando atualizações mais recentes antes do Windows.

Uma das opções mais simples é o 3DP Chip Net. Com ele, você consegue monitorar os drivers do seu notebook de um jeito super simples e prático como você vai ver a seguir.

  1. Acesse o site do programa clicando aqui. Em seguida, clique em “Clique aqui para baixar a nova versão” para fazer o download. Você também pode fazer o download diretamente clicando aqui.

  2. Após concluir o download, basta clicar nele que o programa estará automaticamente pronto para ser usado.

  3. Dentro da página do programa, você verá opções como CPU, placa mãe, placa de vídeo. Procure pela opção “Placa de vídeo” e clique nela.

  4. Ao fazer isso, você será direcionado a uma página onde será possível fazer o download da versão mais recente do driver para esse componente. Baixe e instale essa atualização.

  5. Com o driver instalado, reinicie o seu notebook.

Notebook Dell não reconhece fone de ouvido? Aposte em um modelo sem fio

Caso nenhuma das opções anteriores tenha resolvido seu problema, talvez seja um problema no próprio fone de ouvido. Por isso, antes de tudo, é importante testá-lo em outros dispositivos.

De toda forma, fones de ouvido com fio tendem a ter uma vida útil mais curta. Isso porque o movimento constante acaba, uma hora ou outra, danificando sua habilidade de conexão. É por isso que, cada vez mais, os consumidores apostam em fones de ouvido sem fio.

Uma das melhores opções no mercado é o Fone de ouvido Xiaomi Earbuds Basic. Com uma duração de até 4 horas de uso contínuo e 12 horas com o estojo, ele é perfeito para estudar, trabalhar ou até mesmo se exercitar.

Além disso, ele também conta com tecnologia de cancelamento de ruído através das três opções de tamanhos de borracha. Dessa forma, você garante uma excelente qualidade de som e não é incomodado por barulhos externos. Você pode conferir mais vantagens desse produto clicando aqui.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre notebook Dell que não reconhece fone de ouvido, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja com mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

1 comentário


  1. Muito boa essa publicação, funcionou comigo habilitando ele novamente no Gerenciador e atualizando os drivers baixando o software 3DP Chip Net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *