HD com problema: veja o que pode ser e soluções

Tempo de leitura: 5 minutos

Existem vários problemas que podem deixar um HD sem um bom funcionamento e você deve considerar eles quando perceber alguma mudança na sua máquina. Na verdade isso é bem comum já que há bastante possibilidades que podem ser incorporadas ao HD. De forma geral, um HD com problema pode gerar uma boa dor de cabeça, por isso deve-se considerar alguns fatores importantes antes de começar qualquer ação.

Essa peça é fundamental para o armazenamento de dados da máquina, portanto, não pode sofrer com nenhum dano para que se mantenha ativo e sem causar grandes problemas para o usuário.

Sendo assim, para que fique mais claro, vamos entrar no assunto de forma mais ampla, mostrando as possíveis falhas que podem acontecer por conta de um HD com mau funcionamento, acompanhe!

hd (hard disk)

HD com problema: o que pode ser?

Bem, existem algumas opções que apresentam certa relevância nesse quesito. Primeiramente, considere que alguns pontos devem ser levados em consideração quando o assunto é problemas no HD. Há bastante dificuldades em trabalhar com esse produto caso exista problemas nele.

A questão é que as causas são variadas. Pode ser até mesmo um problema no sistema como todo, e não apenas no HD. Isso ocasionaria, por sua vez, possíveis perdas em mais de uma peça na máquina.

Além disso, fica claro que erros no disco rígido podem representar algo relacionado a softwares maliciosos ou vírus, além de, é claro, a possibilidade dele estar corrompido. 

Cada uma dessas questões devem ser bem averiguadas, até porque o tempo de utilização deste produto pode dizer muito a respeito.

HD com problema está corrompido?

Bem, você pode tentar fazer testes rápidos para descobrir exatamente o que está acontecendo. Um dos primeiros e mais recomendado é retirar o item do computador e colocar em outra máquina. Se ele estiver funcionando corretamente, saberá que o problema é em outro componente.

No entanto, se não estiver significa que terá que ver mais funções e tentar destrinchar alguns pontos importantes. Sempre verifique a porta USB também, assim como a fonte de alimentação.

Qualquer problema relacionado ao item pode facilmente estar relacionado a esses dois fatores, nesse caso, pode ser um grande problema dependendo de como está a situação de outros componentes.

Não se adequa a máquina

Esse é um problema mais comum para HDs externos que sofrem bastante com a perda de capacidade de máquina e com mudanças que podem surgir em diferentes tipos de computadores.

Um exemplo claro é a entrada USB, que pode facilmente ser mais adaptável a outros produtos. Isso é um problema para ligar ele porque dependendo de sua entrada os dados não poderiam passar tornando tanto o HD como a case inúteis.

Algum software malicioso?

Se você possui uma máquina deve estar sempre de olho para que ela não fique com nenhum vírus. Os vírus podem ser parte de algum problema com a segurança no sistema e por incrível que pareça podem representar um perigo para a parte física de seu computador. 

Na verdade isso é bem comum já que é nela que acontecem as transferências de dados entre a internet e você.

Nesse caso, se o seu computador apresentar algum problema, tente observar o que é com base em testes em outros desktops. Depois, caso o problema persista, faça uma manutenção no sistema, de preferência acabando com todos os programas já baixados.

HD com problema: a parte “mecânica”

Depois de um tempo sendo utilizado, é óbvio que muitos componentes sofrem com a alteração em suas funcionalidades, no entanto, esse fator é importante apenas se considerar a natureza da peça.

Com relação a um HD que é tão mecânico, existe uma facilidade maior em apresentar esses tipos de falhas e elas podem ou não ter uma solução.

A ideia é tentar trabalhar com esses problemas ao máximo possível, então vale destacar 

Quando devo comprar outro HD?

Compre quando perceber que não há mais soluções. Sim! Uma máquina necessita trabalhar com soluções a longo prazo, se o seu HD queima, por exemplo, a melhor escolha é comprar outro.

Se ele não consegue mais exercer sua função, ou trava muito a tal ponto que não seja uma boa experiência, é hora de trocar.

Um HD com problema pode gerar muita dor de cabeça, assim como acontece com memória ram e outros componentes.

Leve em conta que o preço de certos produtos podem ser mais em conta antes de escolher comprar outro HD. Um SSD, por mais simples que seja, já pode ser até 10 vezes mais rápido que o disco rígido.

hd (hard disk)

Tente contatar uma assistência técnica 

Antes de tentar uma resolução geral, é importante entrar em contato com alguém que realmente entenda do assunto. O problema pode ser variado e, em alguns casos, não está relacionado ao HD em si, mas a outros componentes.

Com uma boa assistência técnica é possível receber aquele resultado desejado, sem fazer com que a máquina sofra com mais tempo sendo inutilizável. 

A questão aqui é que: nem sempre é necessário comprar outro HD, até porque com essa mudança é provável que perca muitos arquivos importantes salvos ali. Além da importância de sempre fazer um backup, algumas decisões devem ser tomadas apenas no último momento.

Veja opções aqui na BringIT

Assistência técnica é sempre um assunto delicado, no entanto, aqui com nossos especialistas poderá receber algumas informações auxiliares para não perder dinheiro levando sua máquina ou HD em um técnico.

Além disso, pode aprender mais sobre HDs e SSDs em nosso blog. As informações que oferecemos são importantes para que consiga escolher o melhor produto, na melhor oferta de preço.

E, caso seja necessário, a nossa loja virtual está à sua disposição. Lá encontrará muitas opções. Aproveite e veja o que fica melhor em seu orçamento, terá toda a segurança que necessita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *