Fonte de computador, afinal ela é tão importante assim?

Fonte de computador, afinal ela é tão importante assim?

Tempo de leitura: 6 minutos

As pessoas acreditam que a fonte de computador não é um acessório tão importante sendo assim podem utilizar qualquer uma, no entanto não é bem assim.

Fonte de alimentação para computador


A fonte de computador é o componente da energia necessário para a operação de outras partes da máquina. Ela desempenha um papel importante na conversão de energia.

Elas são projetadas para converter a energia da tomada (chamada de corrente alternada) em corrente contínua, necessária ao funcionamento normal dos diferentes componentes eletrônicos do computador, sem fluxo de energia excessivo ou insuficiente.

Esse tipo de fonte de alimentação é chamado de fonte de alimentação chaveada e seu modo de funcionamento consiste em converter a energia que recebe por meio de um controle de chave e fixar a tensão de saída da fonte conforme necessário.


A função da fonte de computador é converter a corrente alternada do soquete em corrente contínua (CA) que já está na tensão correta usada pelo componente. Depois do UPS ou do estabilizador, também pode ser a última linha de defesa contra picos de tensão e instabilidade de corrente.

Embora as fontes quase sempre sejam reduzidas ao segundo plano, a fonte é outra parte importante dos computadores modernos, pois consomem cada vez mais energia. Na década de 486, as fontes mais vendidas eram de 200 watts ou menos, enquanto as fontes de alimentação atuais são de 450 watts. Existem também as fontes de maior capacidade, especialmente para usuários que desejam usar duas placas SLI 3D de última geração que fornecem até 1000 watts de potência.


Uma fonte muito pequena não pode fornecer energia suficiente durante os horários de pico, resultando em vários erros que são causados ​​por falha de energia ou mesmo danos aos componentes em casos mais graves. Fontes de baixa qualidade (forçadas a não funcionar dentro da faixa suportada) podem explodir, danificando a placa-mãe, memória, discos rígidos e outros componentes sensíveis.


Sobre a fonte de alimentação


Um processo semelhante ocorre em notebooks. A maioria das fontes de alimentação tem uma potência de 65W quando saem da fábrica, mas computadores com frequências mais altas, como consoles de jogos de notebook, também têm fontes de alimentação mais potentes, que pode variar entre 120w e 150w.


Na parte interna da fonte de computador, concentra-se a bobina de filtragem, isso ajuda a filtrar o sinal elétrico, tornando o sinal elétrico mais estável e menos sujeito a problemas. Um grande número de componentes próximos uns dos outros acabará por causar interferência entre eles, o que não só danificará a função da fonte do sinal, mas também a função de todo o computador.

Fonte para notebook mac


Ainda dentro da fonte de computador, os transformadores são responsáveis ​​pela conversão de 110 ou 220 volts em tensões mais baixas, e os modelos atuais são mais compactos porque podem trabalhar em altas frequências.


A ponte retificadora é um grupo de quatro diodos, que é responsável por converter a corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC). Ao final do processo, a polaridade também foi padronizada. O seu tamanho é proporcional à capacidade da fonte de alimentação.


O capacitor é responsável por controlar a saída de potência da ponte retificadora. Eles carregam e descarregam alternadamente de acordo com a corrente que flui através deles. Esses capacitores são encontrados em todas as fontes de alimentação, mas nos modelos mais simples e baratos, eles são de qualidade e eficiência inferior.


Se o computador desligar inesperadamente, isso indica uma grande probabilidade na falha de energia.

É muito importante verificar se a ventoinha está funcionando bem: se o ventilador fizer muito barulho, o motor pode ficar bloqueado, o que diminui sua eficiência e pode causar o superaquecimento da fonte de alimentação. Se ele parou completamente, terá que substituir a fonte de alimentação do computador imediatamente.


Como é a fonte para computadores?


Normalmente indicado no nome do produto, ele relata a quantidade de “energia” fornecida. A potência é medida em watts (W) e você pode ver quantos componentes podem ser alimentados. Somente ao comprar um novo PC ou fonte de alimentação, você pode buscar informações sobre os recursos da mesma.


A placa de circuito deve usar uma das seguintes tensões: 12 V, 5 V ou 3,3 V. Por outro lado, as fontes de energia desempenham um papel na interação com todos os objetos, portanto, devem fornecer todas as tensões.

As fontes atuais foram adaptadas aos componentes de hardware mais modernos, então, quase toda a potência está na “linha” de 12 V. O último detalhe sobre as linhas de tensão é que existem apenas uma ou duas linhas de 12 V. Para novos computadores com componentes robustos, é recomendável procurar uma fonte de computador com dois fios.

O fator de correção de energia é utilizado para especificar o circuito cuja fonte de alimentação deve reduzir o consumo de energia reativa extraída da rede. A tarefa desse aparelho é converter a corrente alternada em corrente contínua. Acontece que toda vez que um novo ciclo de CA atinge a fonte de energia, uma energia reativa é gerada.

Ao comprar uma fonte, preste atenção ao tamanho do radiador, ao nível de ruído e ao número de rotações por minuto.

Fontes mais modernas incluem refrigeradores com mais de 10 cm com uma velocidade de rotação de cerca de 2.000 RPM. O nível de ruído estiver cada vez mais baixo, os usuários podem desfrutar do alto desempenho da máquina por meio de uma fonte de som silenciosa.

Fonte de computador para notebook Acer


Fonte para notebook ACER TRAVELMATE TM2312WLMI:

Sempre use a fonte de alimentação BringIT para ligar o laptop. Nossos produtos são confiáveis ​​e a compatibilidade é garantida. Esta fonte de alimentação é de alta qualidade e é a combinação perfeita para o seu laptop porque possui as mesmas especificações técnicas da fonte de alimentação do fabricante original.

Fonte para notebook ACER ASPIRE E5-573-36M9:

As fontes de alimentação BringIT para notebooks possuem os seguintes recursos: previne sobrecorrente, previne superaquecimento, previne curto-circuitos, seletor automático de voltagem, pode trabalhar em 110v e 220v.

E aí, gostou de conhecer mais sobre fonte de computador? Aproveite para ler outros artigos em nosso blog e não deixe de visitar o site da bringIT para conferir as melhores ofertas de informática do mercado.

Recomendamos também a leitura de nossos outros artigos sobre o assunto. Você pode conferir todas as nossas matérias clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *