Computador lento? Saiba o que você pode fazer para mudar esta situação.

Você deve ter notado que quando você usa o dispositivo por um longo tempo, ele acaba se tornando um computador lento. Isso pode ser causado por vários motivos, como hardware antigo ou até mesmo falta de manutenção preventiva.

O lento processamento de dados do PC pode ser causado por uma variedade de fatores, desde não prestar atenção ao hardware até sobrecarregar o software. A falta de manutenção e os maus hábitos podem piorar o estado do sistema e causar avarias, falhas ou até danos mais graves, prejudicando o funcionamento do computador.

Para evitar a compra de um novo computador, algumas etapas simples podem ser executadas para ajudar a organizar o disco rígido e definir configurações mais adequadas para o computador. Além disso, alguns programas podem ajudar a melhorar o processamento de informações no Windows ou Mac.

computador lento


Abaixo elencamos algumas dicas para que você melhore a lentidão do seu computador:

Combatendo o computador lento: Memória

Um dos principais motivos da desaceleração é a memória insuficiente disponível no computador. Até recentemente, se você tiver 4 GB de RAM, o programa ainda pode ser executado normalmente.

No entanto, toda vez que um aplicativo recebe uma atualização, ele eventualmente se torna cada vez mais pesado e requer mais memória para executar novos recursos.

Para verificar a memória disponível, pressione a combinação de teclas “Ctrl + Shift + Esc“, se a informação da memória não for exibida, clique em “Mais detalhes” no canto inferior esquerdo da janela.

Monitore esses níveis ao usar o PC; se eles continuarem a exceder 80%, você terá problemas de lentidão. Para resolver esse problema, determine na lista se o aplicativo ou serviço consome mais memória do que outros aplicativos ou serviços e tente substituí-lo por um aplicativo ou serviço semelhante.

Se a máquina ainda estiver lenta, considere comprar um cartão de memória para o computador.

Remova programas e arquivos

Manter programas que não são usados com freqüência em seu computador é um dos principais fatores responsáveis por alterar a velocidade do seu computador.

Em muitos casos, o disco rígido ficará sobrecarregado devido ao excesso de jogos e programas. É importante verificar sempre se a máquina possui software que pode ser desinstalado.

Para remover um programa, visite o painel de controle, encontre a guia “Programas” e clique em “Desinstalar um programa”. Esta janela exibirá uma lista do que foi instalado no computador.

Em seguida, basta selecionar o programa desejado e clicar no botão “Desinstalar”. Classificar programas por tamanho é uma boa escolha. Isso torna mais fácil excluir apenas os itens que têm um impacto significativo no HD.

Verifique o Malware e o Adware

Conforme o malware fica lento e executado em segundo plano, o computador também pode ficar lento. Por exemplo, um software que interfere em sua navegação na web para rastreá-lo e adicionar outros anúncios.

Para obter mais segurança, sempre verifique seu computador com um programa antivírus atualizado. Você também deve verificar se há programas de malware específicos que podem detectar com mais precisão do que a maioria dos programas antivírus que tendem a ignorar certas ameaças.

Para escolher os produtos que você gosta, sugiro que você leia este artigo. “O melhor software antivírus da empresa: 5 opções pagas para PMEs.”

Reduza programas que iniciam automaticamente

Reprodutores de vídeo e música Spotify e Skype são alguns programas que podem ser executados automaticamente quando você inicia o computador.

Isso consome memória e pode fazer com que o computador fique lento. Para resolver, clique em “Iniciar“, procure por “Executar” e, em seguida, procure msconfig. Uma nova caixa aparecerá.

Clique na guia Inicializar e você verá todos os arquivos que são iniciados automaticamente após ligar o computador. Você pode desmarcar manualmente o conteúdo indesejado.

Vírus

Infectar PCs com certos vírus é mais comum do que muitas pessoas pensam. Não importa o quão bem você instale o programa em seu computador, malware e spyware geralmente infectam seu computador.

A melhor maneira de verificar se há um problema em seu computador é abrir o gerenciador de tarefas do seu computador (clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione Gerenciador) e, em seguida, verifique a lista de processos abertos no Windows.

Se o seu computador foi infectado, pode haver alguns processos estranhos em execução que não podem ser encerrados. Para resolver este problema, é necessário instalar um bom software antivírus para procurar e eliminar o vírus. Para verificar qual programa é utilizado, clique aqui.

Utilize um software de limpeza

Eles são essenciais para manter o computador limpo rapidamente. Alguns softwares gratuitos recomendados são AVG TuneUp e CCleaner.

Esses softwares protegerão seu computador de ameaças e arquivos suspeitos que podem prejudicar a velocidade de seu computador.

Limpe sua máquina

Os ventiladores dos notebooks podem acumular poeira, o que pode bloquear a circulação de ar e causar superaquecimento da máquina. Isso fará com que o computador funcione lentamente.

Portanto, limpar manualmente a poeira pode ajudar seu PC a voltar à operação normal

Navegue de forma mais leve

Você provavelmente usará o navegador com frequência, por isso pode ser um pouco lento. É melhor usar o mínimo possível de extensões ou complementos do navegador.

Um grande número de componentes adicionais tornará o navegador mais lento e ocupará mais memória.

Visite o gerenciador de extensões ou gerenciador de complementos do seu navegador da web e exclua as extensões / complementos desnecessários.

Troque seu SSD

Com um investimento relativamente baixo, você pode aumentar a velocidade do seu computador substituindo o disco rígido por um SSD. Isso ocorre porque os discos rígidos tradicionais usam agulhas magnéticas semelhantes aos reprodutores de gravação para armazenar e ler dados, enquanto em SSDs, isso acontece gravando dados no circuito por meio de pulsos elétricos.

Devido a diferenças técnicas, os discos rígidos tradicionais leem 150 MB por segundo em média, enquanto os SSDs alcançam 300 a 500 MB / s. Na prática, isso significa que os computadores equipados com SSDs podem ler e gravar dados três vezes mais rápido do que os discos rígidos tradicionais. São modelos de 480 GB com preço inicial de R$319,00.

Eai, gostou das dicas? Aproveite para ler outros artigos em nosso blog e não deixe de visitar o site da bringIT para conferir as melhores ofertas de informática do mercado.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles