ícone compartilhar redes sociais
Parte de computador antigo da apple

Computador antigo – É mais do que você imagina. Veja porque.

Welysson

Normalmente ninguém quer saber sobre um computador antigo, mas saiba que eles carregam muita história. Hoje vamos te contra sobre computadores antigos que marcaram a evolução dos computadores.

Embora os computadores já sejam um recurso usado por bilhões de pessoas em todo o mundo, a história dos computadores é um pouco mais curta porque os dispositivos não existem há muito tempo. Embora a existência do PC seja “curta”, nas últimas décadas, o dispositivo ainda nos forneceu muitos aspectos importantes a cada dia.


APPLE II: A segunda criação considerada computador, em 1977, tem algumas melhorias, como um case de plástico branco. Isso era raro na época porque os concorrentes sempre usavam bege. Além da possibilidade de memória RAM maior e expandida, o computador antigo Apple também possia um teclado embutido. Todas as despesas na época eram de $ 1.298.

LISA: produzido em 1984, é o primeiro modelo de desktop da Apple a usar uma interface gráfica. Possui processador de 5 MHz, 1 MB de RAM, duas unidades de disquete de 5,25 polegadas e uma tela embutida de 12 polegadas com resolução de 720 x 360 pixels, além de suítes de escritório como Office. Sua configuração era muito melhor que a de seus concorrentes na época, mas o preço era surpreendentemente alto: US $ 9.995, o que impossibilitou o sucesso esperado.

IMAC G3: O ano de 1998 em que Steve Jobs (demitido em 1985) restaurou a Apple, marcando a introdução do computador desktop pela Apple, que popularizou o movimento “Think Different”. O iMac G3 é proposto para ser o computador do novo milênio de todos, é fabricado em uma caixa azul translúcida com tela integrada de 1.024 x 768 pixels e é o primeiro modelo do mercado a eliminar o uso de disquetes.

Nostalgia dos computadores


SOLUTION 16: Produzido pela Prológica, empresa brasileira, o Solution 16 é um computador de 16 bits (processador Intel 8088), que possui 256 Kb de RAM nativa e 16 KB de ROM. Trata-se de um gadget luxuoso com capacidade de 20 MB que promete “memórias de elefante”. Foi lançado no mercado nacional como o primeiro computador integrado de 16 bits do mercado. A empresa Prológica discutiu o fato de ser compatível com IBM PC em sua propaganda de mídia, o que é um diferencial na época.

MACINTOSH PLUS: Computador antigo lançado em 1986, possuía 1 MB de RAM. Plus é o último aparelho com uma porta frontal para conectar um teclado. Este é o primeiro produto da série Mac a incluir uma porta SCSI para que vários dispositivos externos possam ser conectados. Como uma melhoria evolutiva para 512K, introduziu a capacidade de expandir a RAM de 1 MB para 4 MB e o barramento periférico SCSI, incluindo algumas pequenas melhorias. Inicialmente, ele tinha o mesmo case bege do Macintosh original, mas em 1987, a cor do case foi alterada para um durável cinza “Platinum”.

computador, tela e teclado antigo

COMMODORE 64: O nome deriva de seus poderosos recursos, incluindo 64 KB de RAM e um processador com frequência de 1 MHz, que era uma especificação incrível na época. No entanto, a melhor parte desse computador antigo é a combinação de placa de som e placa de vídeo para torná-lo mais poderoso. Os consumidores podiam conectá-lo a uma TV se quisessem, o que torna o Commodore 64 um híbrido de computadores e videogames.

Você sabia que estes computadores antigos existiram?


ALTAIR 8800: É um computador pessoal baseado em CPU Intel 8080 projetado em 1975. Originalmente vendido em forma de kit pela revista americana “Popular Electronics”, esses designers planejavam vender apenas algumas centenas de unidades, mas ficaram surpresos quando suas vendas foram dez vezes mais altas do que o esperado no primeiro mês.

PDP – 1: É o primeiro computador da Digital Equipment. A série PDP da Corporation foi produzida pela primeira vez em 1960. É o computador mais importante para o MIT, BBN e outros países / regiões para criar cultura hacker. PDP-1 também é o hardware original para jogar o primeiro jogo da história em um microcomputador.

TRADIC: Em comparação com o computador antigo de válvula de vácuo substituído, a estrutura do TRADIC se beneficiou muito em muitos aspectos, principalmente para aumentar a velocidade, reduzir o volume, acelerar a velocidade de operação, melhorar a confiabilidade e melhorar a segurança (sem alta pressão) E consumo de energia reduzido.

PENTIUM 586: Primeiro computador antigo com suporte total para multimídia. Associado a sistemas operacionais como o Windows 95, ele pode reproduzir música e exibir vídeos. Em 1991, com o surgimento da Internet como a conhecemos hoje, o Pentium tornou-se o principal motor de aquisição de conhecimento e entretenimento. A chegada do Pentium torna os computadores um item comum em residências em todo o mundo. Estima-se que mais de 150 milhões de computadores em todo o mundo usam processadores Pentium.

POWER PC: Em 1991, o chip PowerPC foi o produto da aliança entre Apple, IBM e Motorola. Porém, seu excelente desempenho não era suficiente para frear o crescimento de seu maior concorrente. A Apple sempre usou a arquitetura de processamento PowerPC como a configuração padrão do G5, mas a empresa não usa mais os processadores Core Duo da Intel.

Mais alguns modelos de computadores antigos

IBM PC: Este dispositivo pode ser considerado o pai de todos os computadores pessoais modernos. Um PC com um chipset Intel e um sistema baseado em Windows (MS-DOS) tinha um bom hardware, como um processador Intel 8088 e 16 KB de RAM. O preço total desse dispositivo era de US $ 16.000.

P6300: Lançado em 1997, a ASUS apresentou o primeiro laptop P6300 e escolheu dois notebooks ASUS P6100 para a estação MIR. O astronauta Victor disse-nos que os laptops ASUS são os equipamentos mais confiáveis ​​com zero defeitos em 600 dias no espaço.

KENBAK-1: Em 1987, o Boston Computer Museum considerou-o como o primeiro computador pessoal comercial. As vendas iniciais começaram em setembro de 1971. Um computador totalmente montado e funcionando com a maioria dos equipamentos é vendido por $ 750,00. O computador é um programa armazenado e uma unidade de classificação automática.


E aí, gostou de conhecer mais sobre computador antigo? Aproveite para ler outros artigos em nosso blog e não deixe de visitar o site da bringIT para conferir as melhores ofertas de informática do mercado.

Recomendamos também a leitura de nossos outros artigos sobre o assunto. Você pode conferir todas as nossas matérias clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *