Como escolher uma memória RAM para notebook lenovo IdeaPad s145?

Tempo de leitura: 6 minutos

Primeiro de tudo, sabemos que o acesso a um notebook para oferecer atividades e processos mais ágeis é de suma importância para quem possui uma rotina mais agitada.

Sendo assim, podemos ressaltar a importância da memória RAM, já que ela é a principal responsável pela velocidade e rendimento com os quais as tarefas realizadas em um notebook podem ser realizadas. 

Se tratando do modelo IdeaPad s145, não é diferente. Por ser um eletrônico extremamente demandado no mercado, precisamos encontrar a melhor memória RAM para torná-lo ainda mais robusto e cheio de otimizações.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba como escolher uma boa memória RAM para o seu IdeaPad s145.

Memória RAM: conceito

Caso você não saiba, a memória RAM é a principal responsável por armazenar dados que são cruciais para a execução de programas que estão em uso, ou seja, para o funcionamento de todo o sistema de operação. Além disso, a memória RAM consegue fazer com que o processador acesse dados de uma forma ainda mais rápida.

Portanto, podemos concluir que esse tipo de memória visa determinar o número de aplicativos que o usuário consegue acessar de forma simultânea e de modo em que o computador não trave ou fique extremamente lento. É justamente por isso que devemos nos atentar ao tipo de memória RAM que instalamos em nosso notebook ou quando já a compramos junto com o eletrônico.

Como escolher uma memória RAM eficiente para notebook IdeaPad s145?

Agora que você já sabe o conceito e a importância da memória RAM para notebooks, está na hora de sabermos como encontrar a melhor memória para essa marca de notebook. Confira, a seguir, as principais dicas.

Atente-se ao principal objetivo da memória RAM

Antes de tudo, sabemos que existem diversos tipos de memória RAM, como é o caso das unidades para gamers ou até mesmo para módulos ECC. Logo, entendemos que para pessoas que desejam um notebook desse tipo para transformar ele em um ótimo PC para games, as opções de RAM relacionadas a esse objetivo costumam oferecer um dissipador de calor, que tem como principal objetivo realizar o controle da temperatura.

Sem contar que os modelos de memória RAM desse tipo costumam oferecer mais desenvoltura quando entram em contato com o overlock — que também é um excelente componente para rodar games que são mais complexos.

Se tratando de memórias RAM que tendem a ser mais convencionais, ou seja, atribuídas para atividades do dia a dia em notebooks, podemos ressaltar a importância da memória ECC, que tende a contribuir com a diminuição de erros e tende a ser utilizada em um âmbito mais restrito, como workstations e os próprios servidores.

Identifique o tipo de hardware

Como bem sabemos, a memória RAM pode diversificar em vários aspectos. Dessa forma, pode ser possível que a escolha de uma memória RAM errada possa acabar resultando em módulos que não vão se encaixar em seu notebook, ou não serão compatíveis com a placa mãe.

Por esse motivo, de acordo com o diretor da HyperX, uma empresa de tecnologia, é de extrema importância atentar-se ao chipset e também ao processador que estão instalados no notebook antes de resolver comprar uma nova memória RAM.

Se formos considerar os modelos mais recentes disponíveis no mercado, incluindo o IdeaPad s145, existem os modelos que são totalmente compatíveis com a placa mãe, que são os DDR3 e o DDR4. Além disso, também precisamos nos atentar ao fato de que o tamanho físico em relação ao pente da memória também é importante.

No caso de notebooks, por exemplo, a memória RAM costuma ter um tamanho bem menor se formos compará-lo com os modelos que são utilizados em computadores convencionais — que são em DIMM. Já no caso dos notebooks, a versão conhecida é a SO-DIMM.

Escolha a quantidade de memória ideal para suas atividades

Atualmente, as versões de notebooks já vem com uma entrada para colocar memórias RAM de 8GB, o que já é mais do que suficiente para que o Windows 10 consiga ser rodado de maneira eficiente. Além disso, com 8GB de memória também é possível baixar softwares que são mais exigentes e profissionais, caso seu trabalho ou até mesmo a sua faculdade exija. Jogos não tão pesados também podem rodar sem maiores problemas com uma memória RAM de 8GB.

Qual escolher: um ou dois módulos?

Caso você não saiba, a memória RAM é como se fosse um “pente” e ela pode ser adquirida de forma individual ou em pares. Logo, a recomendação é que exista a oportunidade de instalar a memória em pares e, além disso, com unidades idênticas.

De forma prática, essa ação irá fazer com que o sistema operacional consiga trabalhar na modalidade dual-channel, e esse processo tende a oferecer mais velocidade para o notebook.

Já que grande parte dos notebooks já oferecem suporte para essa ação, o usuário só precisa realizar a confirmação da compatibilidade para que, assim, seja possível encontrar as peças em pares.

Contudo, precisamos levar em consideração que existem alguns tipos de notebooks que podem oferecer um valor de memória fixo, e esse valor costuma vir soldado na placa, fazendo com que seja liberado somente um slot para memórias extra.

Atente-se às frequências

Uma outra questão que devemos levar em consideração na hora de realizar a escolha da melhor memória RAM para o seu notebook é que a frequência precisa ser extremamente compatível com o computador.

Isso porque, se o sistema possuir um tipo de suporte que ofereça uma velocidade totalmente inferior ao que geralmente é oferecida pelos pentes atuais de memória, o desempenho do notebook pode não ser dos melhores. Por esse motivo, é crucial atentar-se à frequência. Caso haja algum problema, utilize a BIOS para corrigir alguma diferença de frequência.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que considerar na hora de comprar uma memória RAM para o seu notebook IdeaPad s145, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça a nossa linha de memórias RAM para o seu PC.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *