Como escolher a tela de pc ideal?

Tempo de leitura: 5 minutos

Escolher uma tela nem sempre é uma tarefa fácil. Existem muitos fatores a serem considerados na hora de decidir qual a melhor opção para cada usuário. Entre esses fatores, podemos citar, por exemplo, o preço, o tamanho da tela, a taxa de atualização e a resolução.


Por isso é importante realizar uma pesquisa detalhada antes de optar por um modelo ou outro. Isso irá garantir que o usuário não se decepcione e que as suas necessidades sejam plenamente atendidas.


Vamos conversar sobre como escolher uma tela que se adeque ao seu estilo de uso, preferências e necessidades. Não se iluda pensando que apenas o tamanho importa, como iremos perceber.


Qual o tamanho de tela ideal?

Um aspecto bem simples de ser entendido é o tamanho dos monitores, mas é preciso acabar com a ideia de que quanto maior ele for melhor será a experiência do usuário.


Quer entender? Experimente usar um monitor de 40 polegadas a 30 centímetros dos olhos, que é a distância usual no uso de computadores. Você vai perceber que é impossível ter uma boa experiência. Isso porque o tamanho da tela está muito relacionado à distância entre ela e os olhos.


Telas maiores exigem distâncias maiores para que o ângulo de visão seja adequado. Por isso recomendamos que o usuário geral opte por modelos de até 32 polegadas, pois até esse tamanho é confortável usar a curtas distâncias.


Mas, e o contrário? Telas muito pequenas podem ser boas? Aqui é preciso cuidado. Muitas das tarefas que desempenhamos no computador exigem muitos comandos e muitas tarefas, e elas podem ter uma usabilidade muito ruim em telas tão pequenas como de 11 polegadas.


Podemos dizer que 14 polegadas é considerado o tamanho mínimo para uma usabilidade com conforto e sem problemas, clique aqui e conheça as opções com este tamanho em nosso catálogo.


Lembre-se que estamos falando de monitores para desktops. Em caso de notebooks as telas menores estão muito relacionadas com a portabilidade que esses aparelhos agregam, para um uso em locais diferentes.


Então, qual tamanho escolher? Uma boa ideia é experimentar tamanhos diferentes e decidir qual mais te agradou. Algumas pessoas preferem telas de 15 polegadas, enquanto outras se dão bem com telas de 29 polegadas. Você só vai entender o que se adapta melhor ao seu uso após testar as diferentes opções.


E quanto a resolução, qual é a ideal?

Primeiro precisamos entender o que, de fato, significa a resolução de uma tela. Ela é a proporção de pixels que o produto possui, tanto na horizontal quanto na vertical. Ou seja, quantos “pontinhos” de informação estão contidos nos monitores.


As nomenclaturas mais usuais para a resolução de uma tela são HD e Full HD, por exemplo. Também é possível classificar como 720p, 1080p e 4k, para citar alguns. Todos esses nomes querem classificar a quantidade de pixels que uma tela tem.


Clique aqui e conheça ótimas opções de telas com resolução 1920 x 1080 (Full HD) em nosso catálogo.


Antes de tudo, é preciso dizer que quanto mais pixels, melhor um monitor tende a ser. Isso porque ele consegue colocar mais informação, mais pixels, em cada pedacinho da tela.


Entretanto, nem sempre vale a pena investir no máximo de resolução que o mercado pode oferecer nas telas. E não vale porque pode existir o desperdício de dinheiro investindo em uma resolução que não fará diferença. Ou seja, no uso diário você pode não perceber a diferença entre uma tela com muitos pixels e uma com um pouco menos.


O que vai determinar se você realmente precisa de uma super tela com uma resolução muito alta é o uso que fará dela. Para atividades básicas como responder e-mails, escrever textos ou, ainda, preparar uma apresentação, talvez não valha a pena investir muito dinheiro em resolução.


Agora para quem trabalha com imagens, por exemplo, uma tela com boa resolução é muito importante, pois ela irá garantir uma mais fidelidade de cores e maior realismo. Quem joga também costuma preferir telas melhores para alcançar mais grau de realidade dentro dos games.


Ainda na dúvida? Telas Full HD costumam atender a maioria das pessoas e possuem uma boa resolução para a maioria dos usos.


Taxa de atualização faz diferença?

Agora temos mais um item a ser considerado: a taxa de atualização. Ou seja, quantas vezes por segundo a tela atualiza a imagem que está sendo exibida no display. Essa taxa é medida em Hz.


Geralmente quem utiliza o computador para jogos prefere monitores com taxas de atualização maiores, pois isso agrega uma maior fluidez no vídeo enquanto joga. Mas para o usuário básico não é tão necessário assim investir em telas com taxas altas.


E o formato?

Existem opções diferentes de formato de telas e cada uma atende um tipo de público diferente. Por isso é importante pensar bem para que você se adapte bem ao item que escolheu.


O formato mais utilizado em telas é o widescreen, com padrão 16:9 e suportando uma resolução padrão de 1920×1080 pixels (ou seja, Full HD). Esse tende a atender bem a maioria dos usuários é o modelo com o qual estamos mais acostumados.


Outra opção que vem ganhando adeptos é o formato ultrawide. Essas telas têm a proporção 21:9 e suportam uma resolução 2560×1080 pixels, ou seja, elas são muito mais alongadas. É uma boa opção para quem joga ou para quem usa muitos softwares ao mesmo tempo, já que aumenta a área útil a ser explorada no monitor.


Tem quem prefira utilizar duas telas, e já falamos sobre como implementar isso no seu PC. Clique aqui para conferir em nosso blog.


Avalie o seu uso

O ideal é avaliar cada um dos itens que citamos e entender qual é o uso que você fará da tela. Muitas vezes não precisamos gastar mais dinheiro em um recurso que sequer utilizamos, então pense bem no custo-benefício ao escolher o seu modelo.


Independente da sua escolha, acesse o nosso site clicando aqui e conheça o nosso catálogo de telas disponível Temos produtos de qualidade que certamente irão atender às suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *