Como destravar o mouse do notebook

Desativar o touchpad (mouse como é popularmente conhecido) pode trazer grande desconforto, por isso, iremos abordar algumas soluções de como destravar o mouse do notebook.

O touchpad é um dispositivo tátil que substitui o mouse, e por ter a mesma função é comum que muitos se confundam.

Uma vantagem do notebook é utilizar a função touchpad eliminando a necessidade de um mouse, então, se essa funcionalidade travar o problema pode ser grande. Pensando nisso, trouxemos algumas soluções de como destravar o mouse do notebook. Confira!

Soluções de como destravar o mouse do notebook

O touchpad pode ser desativado de algumas formas e em alguns casos muitas pessoas travam a função sem querer. Se este é o seu caso não precisa ficar desesperado, pois, algumas configurações simples podem resolver.

Vamos lá?

Passo a passo de como destravar o mouse do notebook

Destravar o mouse do notebook com comandos do teclado

Os comandos do teclado servem para a maioria dos notebooks, isto é, de variadas marcas e modelos. Então, se desativou a função sem querer siga o passo a passo:

  1. Pressione a tecla do botão “Windows” do teclado para exibir o menu lateral;
  2. Digite na barra de busca “configurações”, com as setas do teclado percorra pelas opções até “configurações” e para selecionar pressione a tecla “Enter”.
  3. Quando a tela de “configurações” for exibida pressione a tecla “tab”, com isso, será possível navegar pelas opções com as setas do teclado;
  4. Procure a opção “dispositivos” e navegue até ela com as setas do teclado, em seguida, pressione “Enter” para selecioná-la.
  5. Na tela de “dispositivos” é necessário pressionar “tab” novamente para navegar com as setas, após, encontre a função “Touchpad” e pressione “Enter” para selecionar;
  6. Geralmente a chave estará indicando que o touchpad está desativado (caso contrário, o ideal é “Desativar” e em seguida “Ativar” novamente). Para isso, pressione “tab” até a chave e pressione a “barra de espaço” do teclado.

Pronto, agora a chave irá indicar que o touchpad está “Ativado” e você pode utilizar a função normalmente.

Atenção: você pode seguir os mesmos passos com um mouse USB.

Atalhos rápidos para destravar o mouse do notebook

Os atalhos rápidos irão variar de fabricante para fabricante, logo, algumas opções de acordo com a marca são:

  • Notebooks Mac

Pressione a tecla “Fn + F2”.

  • Notebooks Acer

Pressione a tecla “Fn + F7”.

  • Notebooks Toshiba

Pressione a tecla “Fn + F9”.

  • Notebooks Asus

Pressione a tecla “Fn + F3” OU “Fn + F7”.

  • Notebooks Dell

Pressione a tecla “Fn + F3” OU “Fn + F7”.

Caso a marca do seu notebook não esteja listada, procure a tecla do touchpad no teclado. Na maioria dos notebooks está o desenho da função na tecla, ao encontrar basta pressionar “Fn + a tecla do touchpad” do seu teclado.

Ainda existem alguns modelos com um botão em cima do touchpad, como HP, para “ativar” e “desativar” a função, sendo assim, dê dois cliques nele.

Notebook travou e o touchpad não quer funcionar

Se o notebook travar o touchpad e o teclado não irão funcionar. Por isso, é necessário pressionar a tecla do “Windows”, em seguida, pressione “Ctrl + Alt + Delete (Del)”.

Esse comando irá abrir as opções de segurança, geralmente o notebook irá destravar.

Remova dispositivos USB para destravar o mouse do notebook

Caso tenha conectado algum dispositivo USB no notebook como, por exemplo, mouse USB ou Bluetooth, será necessário removê-los.

Alguns modelos de notebooks possuem um recurso para desativar automaticamente o touchpad ao identificar que um mouse externo foi conectado.

Depois que você remover os dispositivos, você precisa desligar e inicializar novamente o notebook.

Reinicie o notebook

Por mais simples que pareça, saiba que reiniciar o notebook pode solucionar o problema.

Muitos ficam em pânico quando o touchpad para de funcionar que às vezes se esquecem de tentar simples soluções. Como, por exemplo, reiniciar o notebook ou limpar o touchpad.

A sujeira como a gordura pode ser transferida dos seus dedos para o notebook, com isso interferir na função do equipamento.

Para realizar a limpeza desligue o dispositivo, em seguida passe um pano macio como a flanela na superfície.

Verifique o funcionamento do touchpad

Em alguns casos o problema pode ser drivers desatualizados, então, você deve verificar o funcionamento do mouse:

  1. No “Menu Iniciar” do dispositivo digite na barra de busca “Gerenciador de dispositivos”. Logo, navegue com as setas do teclado até a opção e pressione a tecla “Enter” para selecionar.
  2. Na tela do gerenciador de dispositivos procure pelo item “mouse e outros dispositivos apontadores”, pressione “Enter” para selecionar.
  3. Possa ser que o seu touchpad apareça na lista como “mouse compatível”, pressione “Enter” para abrir a janela de “Propriedades”.
  4. No status do dispositivo observe se o touchpad apresenta alguma mensagem indicando algum problema.
  5. Caso note no campo status à mensagem “Este dispositivo está funcionando corretamente” atualize o driver. Para isso, pressione “tab” até selecionar “Driver”, em seguida até “Atualizar Drive” e pressione a tecla “Enter” para selecionar.
  6. Na tela de “Atualizar Drive” selecione e opção “pesquisar automaticamente software de driver atualizado”.
  7. Ao identificar uma nova versão, realize o download e instale o driver atualizado.

Touchpad não quer funcionar, pode ser problema de Hardware

Os passos acima são eficientes para a maioria dos problemas quando o mouse, isto é, o touchpad do notebook não quer funcionar. Contudo, ainda existe a possibilidade de realizar todos os passos e a função continuar inativa.

Quando isso acontece provavelmente o problema é de hardware. Nesse caso a melhor solução é que você leve seu notebook para uma assistência técnica autorizada da marca. Assim, o profissional técnico irá realizar o reparo correto de acordo com o problema encontrado.

Caso precise utilizar o notebook com urgência ou não consiga levar até uma assistência técnica de imediato, você pode utilizar um mouse externo.

No mercado existem inúmeros modelos e opções de mouse com ou sem fio, ou seja, mouse USB ou mouse Bluetooth. Mas, não se esqueça de que o mouse externo é uma solução provisória, e que você deve buscar a ajuda de um técnico.

Deixe o seu comentário e nos conte se conseguiu utilizar o touchpad com algum dos passos acima, de como destravar o mouse do notebook.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles