Como consertar um cabo de força de notebook?

Tempo de leitura: 5 minutos

O cabo de força do notebook é um acessório muito utilizado e que, por vezes, pode apresentar problemas. Mas quando isso acontece, nem sempre é necessário adquirir um novo, pois pode ser possível consertar. Quer saber como consertar um cabo de força de notebook?

Descubra agora mesmo!

Tipos de conserto

Antes de tudo, é preciso identificar onde está o problema. Por ser um acessório utilizado toda vez que se utiliza o notebook e por ser levado de um lado a outro, muitas vezes ocorre de o problema estar em alguma parte do fio, não necessariamente o problema é na fonte em si.

Além disso, o problema pode estar acontecendo no plug ou até mesmo na fonte. Quando o problema é na fonte, pode ser mais difícil resolver, mas o recomendado é procurar um profissional que possa testar e verificar se ainda é uma fonte viável.

A fonte pode ser consertada também, mas esse tipo de reparo nem sempre vale a pena e precisa ser orientado por um profissional qualificado.

No entanto, os problemas no cabo são mais simples de serem resolvidos, pois existem cabos de reparo disponíveis no mercado e que podem substituir a parte do cabo de força notebook que estiver apresentando defeito.

Com isso, você deixa de ter que fazer um investimento grande em uma nova fonte e somente substitui o fio, pois o cabo de reparo é aquela parte não removível da fonte e que é conectada no seu notebook para que o carregamento aconteça.

Cabo de reparo

Para saber como consertar um cabo de força notebook, é preciso encontrar o cabo de reparo que seja compatível com a marca do seu equipamento. Para isso, verifique a marca do notebook e compre o cabo de reparo que o fabricante atesta a compatibilidade.

Isso é importante, pois cada marca fabrica os cabos de força com um tipo de plug diferente, de modo que não adianta comprar um que não encaixe no seu notebook.

Além disso, é importante ter em mente que os cabos de reparo oferecem a possibilidade de você substituir aquela parte do cabo de força notebook que não pode ser desconectada da fonte, diferente da parte que vai na tomada, na maioria das marcas.

E justamente por essa parte do cabo não poder ser desconectada é que muitas pessoas pensam que se há algum tipo de problema nessa parte do fio, não há conserto. Mas existe sim e você não precisa jogar toda a fonte fora quando houver algum defeito nessa parte do cabo.

Várias hipóteses permitem o conserto do cabo de força notebook, um deles é quando há mau contato entre o cabo e a fonte, mas você nota que a fonte ainda funciona, pois quando mexe o fio o carregamento volta ao normal.

Isso é um típico caso de mau contato e pode ser um indicativo de que o problema é o cabo e não a fonte. Com isso, você fica mais tranquilo, pois a forma de conserto é muito mais viável.

Além disso, se o cabo estiver visivelmente danificado, com cortes, quebras, lascas ou torções, também é caso de utilizar o cabo de reparo, pois esses tipos de avarias podem impedir a passagem da corrente e causar mal contato ou impedir totalmente o funcionamento da fonte de energia.

Outra possiblidade que pode ser resolvida com o conserto do cabo é defeito no plug, que muitas vezes pode quebrar ou apresentar defeito bem na parte onde é mais manuseado, justamente pela frequência de uso ou pela forma como esse local fica posicionado enquanto o notebook carrega.

Pois bem, agora que você sabe que não precisa comprar outra fonte nova se a fonte estiver funcionando e o problema for somente no cabo, é preciso tomar alguns cuidados quando o conserto for realizado para que tudo volte a funcionar normalmente.

Cuidados

O principal deles é a compatibilidade, conforme falado anteriormente. Existem cabos de reparo de variadas marcas, como:

Cabo de reparo de fonte para marca Samsung;

Cabo de reparo CR126 compatível com a marca HP;

Cabo de reparo para marca Apple;

Cabo de reparo para marca Dell.

Além disso, como não é uma parte removível por encaixe, essa parte do fio precisa ser cortada manualmente. Com isso, o conserto se torna mais minucioso e requer a mão de obra profissional para que tudo seja feito com segurança.

Dentro disso, um dos cuidados que é preciso ter no momento de realizar o reparo é na cor dos fios.

Como é um cabo de reparo, pode ser que as cores internas dos fios não sejam as mesmas dos fios que estiverem saindo da fonte, uma vez que foram comprados separadamente.

Isso quer dizer que a polaridade dos fios não pode ser medida somente de acordo com a cor, pois pode haver diferença e acabar causando acidentes ou mau funcionamento do equipamento. É preciso prestar atenção na polaridade e verificar com cautela. Inclusive, alguns cabos de reparo acompanham manual de orientação e indicam as polaridades.

Outro cuidado é quanto ao tamanho do pino, pois uma mesma marca de notebook pode fabricar os modelos dos seus computadores com diferentes tamanhos de pinos. Com isso, é importante que na hora de comprar o cabo de reparo para conserto da fonte do notebook, o tamanho do pino seja verificado para garantir que seja totalmente compatível.

Ademais, o conserto pode ser concluído com a união dos fios e com a realização de um bom acabamento para não deixar nenhuma parte interna exposta. A finalização com o devido isolamento é essencial para garantir que tudo fique bem isolado e livre de qualquer acidente que possa acontecer por choque elétrico.

Depois disso, basta testar para ver se o carregamento voltou a funcionar, o que deve ocorrer se a fonte ainda é viável e o problema era apenas nessa parte do cabo de força.

Dessa forma, você economiza por não precisar adquirir uma fonte completamente nova e consegue fazer com que o computador volte a ser carregado normalmente através do conserto do cabo de força notebook.

Acesse nosso site e confira nossos produtos!