Mulher sentada junto à mesa com as duas mãos sobre o teclado do notebook

5 práticas que deixam sua memória RAM sempre cheia

Quem já experimentou abrir vários programas ao mesmo tempo no computador e o dispositivo começou a travar sabe a dificuldade de trabalhar dessa maneira, principalmente quem utiliza softwares mais pesados?!


Cada vez mais o nosso ritmo de trabalho nos torna multitarefas, mas nem sempre o nosso computador consegue acompanhar essa demanda. Realizar muitas tarefas simultâneas no notebook exige uma máquina com boas especificações.


Dito isso, uma boa quantidade de memória RAM é um dos itens que fazem muita diferença na sua experiência com o computador. Essa memória de trabalho, digamos, precisa estar compatível com a demanda que os programas que você utiliza geralmente.


Vamos conversar sobre os 5 principais motivos que podem estar fazendo você estar sempre com a memória RAM sobrecarregada. Mas, antes, vamos entender melhor o que é essa tal de RAM.


O que é memória RAM?

A memória RAM é uma memória de trabalho do seu computador. Ela funciona guardando de maneira temporária os dados que estão sendo utilizados pelo sistema.


Vamos entender melhor: quando você instala um programa ou salva as fotos das suas férias em uma pasta, esses dados são armazenados no HD ou no SSD. Por outro lado, quando você abre o seu navegador, os dados utilizados para execução dessa tarefa são armazenados de maneira temporária na memória RAM.


Ao finalizar as tarefas a memória RAM é liberada para novas demandas do computador. Essa memória é muito mais rápida que um HD, por exemplo, e isso é o que permite um uso fluido e sem travamentos no notebook.


Acessando o Gerenciador de Tarefas no Windows é possível descobrir em tempo real quanto cada aplicação está demandando de memória RAM e quanto ainda está disponível sem uso. Essa é uma boa alternativa para descobrir qual programa está drenando sua RAM e atrapalhando o uso, por exemplo.


É importante deixar claro que um sistema com memória RAM de sobra dificilmente terá travamentos ou lentidão na hora de realizar suas tarefas.


Se estiver precisando de mais RAM para instalar no seu notebook ou de qualquer outro item de armazenamento, clique aqui e acesse o nosso catálogo de produtos. Nós certamente teremos o que você está procurando, um produto de qualidade com excelente custo-benefício.


Vamos, agora, entender quais são os 5 principais motivos para sua RAM estar sobrecarregada.


1 – Muitos programas abertos ao mesmo tempo

Cada software aberto irá consumir sua parcela de memória RAM para funcionar. Por isso, quando você deixa muitos programas abertos ao mesmo tempo, ocorre uma demanda muito alta de memória para dar conta dessa simultaneidade.


Em casos de programas muito pesados essa situação é ainda mais crítica e um computador pouco potente pode travar completamente com a multitarefa. Então a principal dica para quem está tendo esse problema é abrir um software de cada vez. Essa ação simples pode dar um fôlego para seu equipamento.


2 – Muitos programas em segundo plano

É comum que muitos softwares estejam atuando em segundo plano sem que você sequer desconfie. Eles podem estar consumindo uma parcela considerável da memória RAM do computador e, com isso, provocando uma lentidão no sistema.


Certifique-se de que nenhum programa esteja rodando em segundo plano sem que isso seja da sua vontade. Também vale a pena desinstalar programas que você não utiliza mais, isso evita esse tipo de problema e ainda libera mais espaço no seu HD ou SSD.


Muitos softwares podem estar configurados para que se iniciem assim que o sistema for iniciado. Lembre-se de desativar a inicialização automática, assim você evita que sua RAM seja consumida sem necessidade.


3 – Malwares operando em segundo plano

É importante verificar se há malware no seu notebook. Esses softwares desonestos são capazes de consumir muita memória RAM do seu computador, e talvez seja isso que esteja causando uma lentidão exagerada na sua máquina.


Existem vários softwares que fazem uma varredura através desses malwares, então escolha um de sua preferência e mantenha sua máquina protegida desse problema.


4 – Programas muito pesados

Programas pesados e que demandam muito do seu computador podem ser um problema para a memória RAM dos dispositivos. Por isso, é importante pensar se eles são realmente a opção mais adequada ao seu tipo de uso.


O Photoshop, por exemplo, é um software que demanda muita memória RAM e exige um computador com boas configurações para que funcione de maneira fluida. Se o seu notebook não tiver essa potência adequada, vale a pena tentar outros programas mais leves que desempenham funções parecidas, como o GIMP.


5 – Quantidade insuficiente de memória RAM

O motivo de a sua memória estar sempre cheia pode ser que ela não tenha a capacidade adequada para o tipo de uso que você faz do computador. Ou seja, se você usa programas muito pesados, sua RAM realmente vai precisar ter uma maior capacidade para essa demanda. Mas, como saber se é a hora de fazer um upgrade? Vamos ver isso a seguir.


Quando fazer o upgrade de memória RAM?

O primeiro sinal de que você está precisando investir em memória RAM é no momento em que seu computador começa a ficar lento quando abre programas mais pesados, que demandam mais da máquina.


Também vale a pena investir quando você quer manter várias aplicações abertas ao mesmo tempo. A memória RAM é importante para que você consiga fazer isso sem que o computador começa a apresentar lentidão.


Além disso, se você irá utilizar um programa ou jogo que já deixa claro nas especificações que demanda mais memória RAM do que a que o seu computador tem disponível é sinal que realizar esse upgrade é um passo obrigatório para que você consiga usar o programa sem problemas.


É importante verificar se o seu notebook permite esse upgrade, pois alguns possuem a memória RAM acoplada de maneira permanente na placa mãe. De modo geral, 8GB é o mínimo adotado atualmente para rodar programas com fluidez.


Confira nosso catálogo

Somos um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Temos uma grande variedade de produtos em nosso catálogo, clique aqui para acessar e conferir. Certamente eles irão atender às suas necessidades.


Temos baterias, fontes, teclados, monitores, HDs, SSDs, mochilas… Ou seja, tudo que você precisa para ter uma boa experiência se tratando de tecnologia. Todos os produtos de ótima qualidade e com excelente custo-benefício.


Também temos um blog para mantê-lo sempre informado sobre as novidades do mundo da tecnologia. Por aqui conversamos sobre dicas de hardwares, damos passo a passo para instalações de produtos, listamos os melhores produtos de diversas categorias e muitas outras coisas.

Clique aqui e leia outros textos.


newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles