ícone compartilhar redes sociais
cabo tipo flat

Tudo sobre o cabo flat para notebook

Welysson

Por acaso, você sabe do que se trata um cabo flat? Tem ideia de quais as suas funções e quais as vantagens ele pode oferecer para um dispositivo eletrônico como o seu notebook?

Pois bem, estamos falando de um cabo presente em muitos dispositivos modernos. E isso não acontece por acaso, já que ele é muito importante e facilita muitos processos.

É sobre o cabo flat, aliás, que nós, da BringIT, vamos falar ao longo deste texto. Por meio da leitura dos próximos tópicos, você vai saber tudo sobre ele.

Vamos lá?!

O que é o cabo flat

Pois bem, em primeiro lugar, vamos a uma definição para o cabo flat. Nós estamos falando sobre um item essencial para o funcionamento de dispositivos como computadores e smartphones, já que ele faz a conexão de peças como a placa mãe.

cabo tipo flat

Entre essas peças, podemos citar, por exemplo, o teclado e a tela. Quando há o cabo flat, não há panes nem travamentos, o que proporciona ao usuário uma experiência agradável junto a seu dispositivo.

Engana-se quem pensa que o cabo flat é uma tecnologia recente. Ele surgiu na década de 1950, mais precisamente em 1956, por meio da Cicoil Comporation, ainda hoje uma das grandes empresas da área de cabeamento dos Estados Unidos.

Na época, o cabo flat teve, como finalidade, substituir os cabos redondos, que ocupam mais espaço e são mais rígidos, enquanto o flat é mais leve, fino e flexível. Isso acontece porque a organização dos fios que compõem o cabo flat é otimizada.

Não por acaso, o cabo flat pode se constituir entre quatro e até oitenta fios! Assim, as conexões se tornam muito mais simples e fáceis.

A função do cabo flat para o notebook

Cabe a nós, neste momento, aprofundarmo-nos mais um pouco a respeito das funções do cabo flat. E elas não são poucas, viu?!

Oferecendo mais leveza e economia de espaço, o cabo flat é a melhor opção para espaços e áreas que demandam um grande número de cabos. Isso porque o cabo flat garante uma comunicação perfeita a um sistema, possibilitando uma boa transmissão de dados.

Não por acaso, dispositivos como computadores de mesa e notebooks usam o cabo flat. Saiba que os periféricos internos que compõem um notebook, por exemplo, contam com o cabo flat para se conectarem a outras peças.

A placa mãe, por exemplo, é um componente que utiliza o cabo flat. Do mesmo modo, também conta com ele os discos rígidos e unidades de CD.

Além disso, o microprocessador de um computador, bem como o cooler e os scots também usam o cabo flat.

Por que o cabo flat é bom para um notebook

O cabo flat oferece uma série de vantagens para um dispositivo como um notebook. E, sem dúvida alguma, esses benefícios justificam o seu uso.

Organização

A primeira delas que podemos destacar é a organização. Os fios que compõem o cabo flat permanecem na mesma ordem em suas extremidades.

Ou seja, um fio é sempre o mesmo em suas duas pontas. Assim, fica fácil identificar cada um deles e fazer a conexão correta, não é mesmo?

Eficiência e flexibilidade do cabo flat para o notebook

Além disso, o cabo flat também é bastante confiável. Inovador, ele consegue reduzir ou até mesmo eliminar alguns erros, como também combater um mau funcionamento da fiação.

Do mesmo modo, o cabo flat é flexível e permite uma flexão permanente, o que é muito importante para diversos aparelhos eletrônicos. Se já não bastasse, ele ainda é capaz de unificar os condutores, fazendo com que eles possam trabalhar em grupo.

Muito mais eficiente, então, do que condutores individuais, que demandam mais tempo de trabalho, já que suas conexões também são individuais.

Dissipação do calor e manuseio simples

O cabo flat também oferece dissipação de calor, já que conta com uma maior relação entre seu volume e a sua superfície. Diferentemente dos cabos redondos, ele evita as chances de aquecimento demasiado, apresentando-se como uma opção mais segura.

Além disso, o seu manuseio é bem simples e até mesmo quem não é especialista pode manuseá-lo. Afinal, estamos falando de um cabo que se dobra com facilidade e tem uma fixação simples, adaptando-se a aparelhos eletrônicos como um notebook.

Ou seja, sua instalação é simples!

Como escolher um cabo flat para notebook

Chegou o momento de falar sobre como deve ocorrer a escolha de um cabo flat para um notebook.

Uma coisa que você deve saber é que o cabo flat não é universal. Ou seja, há modelos próprios para diferentes aparelhos eletrônicos, como desktops, smartphones e notebooks.

Do mesmo modo, há até mesmo modelos para cada marca e cada modelo do seu notebook. Sendo assim, muito cuidado antes de comprar um cabo flat.

cabo tipo flat

Não faça isso sem, antes, ter certeza de que está fazendo a compra correta, de um cabo flat compatível com o seu notebook.

Um caminho certeiro para isso é verificar o código part number do seu notebook. E, então, comprar um cabo flat que possua o mesmo part number.

Além disso, você deve pensar no número de cabos que precisa, bem como na distância entre eles. Do mesmo modo, deve se atentar à tensão elétrica e à seção transversal, já que os valores não podem ser ultrapassados.

Enfim, esperamos tê-lo ajudado a entender um pouco mais sobre o cabo flat. Se acaso o assunto surgir em algum momento, você já sabe o que falar a respeito, não é mesmo?! Além disso, saiba que a BringIT oferece uma série de modelos de cabos flat. Clique aqui e conheça-os!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *