ícone compartilhar redes sociais
Imagem de um notebook aberto sobre uma mesa, a tela encontra-se desligada.

Tela notebook: passo a passo de como comprar

Welysson

A tela do seu notebook quebrou ou está apresentando defeitos? Aprenda a comprar a tela correta para o seu notebook com um passo a passo completo.


A tela do notebook é uma das peças mais sensíveis, arranhões, quedas, uso inadequado de produtos de limpeza ou mesmo contato frequente com os dedos dos usuários são exemplos de situações que podem levar a avarias. Se colocarmos na ponta do lápis, nesses casos vale a pena realizar a substituição da tela de notebook.


Hoje, existem no mercado uma infinidade de modelos e de marcas, por isso, é importante saber comprar a tela de notebook correta – por uma questão de compatibilidade das peças, encaixe correto de fios e conectores e até mesmo voltagem. 


Se você gosta de colocar a mão na massa e realizar pequenos reparos, este texto é para você, pois fizemos um passo a passo com todos os fatores que você deve levar em conta para realizar a substituição de uma tela de notebook!

Quando trocar a tela do notebook?

Uma tela de notebook danificada pode praticamente inabilitar o seu uso. No entanto, o custo de uma tela é bem menor do que um notebook novo, por isso vale a pena investir na substituição. Para não ter dúvidas de quando vale a pena trocar a tela, separamos aqui os principais casos:

Telas com rachaduras ou trincadas

Acidentes como quedas ou pequenas avarias ao transportar o notebook, segurar o notebook pela tela, deixar peso ou objetos por cima do notebook, são as principais causas de rachaduras ou trincadas. Dependendo do tamanho das rachaduras, o uso do notebook fica impossibilitado, e em alguns casos, há risco de machucar o usuário.

Pixels apagados ou borrões na tela

Normalmente, os pixels apagados ou borrões na tela são ocasionados por poeira, gordura ou sujeira acumulada, mas pode acontecer também pelo hábito de se segurar ou carregar o notebook pela tela.

Telas queimadas

Se sua tela ficar preta, ou aparecerem listras, borrões e oscilações de cores, ela pode estar queimada. Neste caso, a indicação também é da substituição.


Um ponto de atenção é com a limpeza das telas, limpar as telas com os produtos inadequados pode levar a queima de pixels e até mesmo da tela inteira. 

Caso você queira higienizar o seu notebook, o produto correto é o álcool isopropílico, porque ele apresenta em sua composição de menos de 1% de água, diferente, por exemplo, do álcool 70%, que tem 30% de água em sua composição.

Como escolher o modelo correto de tela?

Na hora de escolher o modelo para substituir a tela, dúvidas podem surgir, afinal existem muitos modelos no mercado.  Às vezes encontramos modelos telas muito parecidos de uma mesma marca ou não encontramos a tela exatamente da marca da original. Mas isso não é um impeditivo, para evitar erros você deve verificar o tamanho da sua tela e o Part Number.


Comprar um modelo errado além de não resolver sua situação pode acabar prejudicando o bom funcionamento do seu notebook. Por isso, fizemos um passo a passo bem completo.


O primeiro ponto na hora de escolher o modelo da tela do notebook é verificar o tamanho – hoje existem modelos de notebook de 11 a 17 polegadas.


O próximo passo é localizar o Part Number, isto é, um código de identificação para peças industriais e de informática, normalmente é um código alfanumérico – isto é, um conjunto de letras e de números. 


Ele foi criado com o intuito de possibilitar padrões na produção de peças de informática, como o caso das telas, de forma que mesmo em fornecedores diferentes, as partes são semelhantes e podem ser substituídas. Desse modo, o Part Number garante a compatibilidade das peças.


O Part Number, no caso das telas, costuma ficar em uma etiqueta na parte de trás das telas. Por isso, será necessário desmontar a carcaça do seu notebook, e dependendo do modelo, pode ser que seja necessário desparafusar ou apenas desencaixar.


Normalmente vem identificado como PN, P/N, part no, ou part #, mas pode vir também somente o código de letras e números. 


Outro ponto relevante é a posição e os tamanhos dos encaixes de cabos para a instalação das telas na estrutura do notebook, e o Part Number também garante essa compatibilidade.


Portanto, observar o Part Number é de extrema relevância, porque ele garante a compatibilidade da peça em termos de tamanho, encaixes e questões técnicas como voltagem das peças.

Como comprar uma tela de notebook?

Agora que você já conhece as principais causas que levam à substituição de peças e os critérios técnicos que você precisa observar na hora de realizar a escolha da tela de notebook adequada, é importante escolher um bom fornecedor de peças para não cair em ciladas.


Primeiramente, procure um site confiável, para não cair no risco de comprar peças falsificadas ou sem garantias. 


Em segundo lugar, confira se o site é bem avaliado em sites como o Reclame Aqui, assim será possível verificar a experiência de outros consumidores e ler comentários. 


Confira também se há formas seguras de pagamento, para evitar de acabar perdendo seu valor investido com lojas ou fornecedores que não possuem garantias.


Por fim, mas não menos importante, prefira sites com opções de chat, pois caso surja alguma dúvida técnica na hora da compra ou mesmo na hora da instalação, você não ficará desamparado.


Levando tudo isso em consideração, para você não perder muito tempo nós já verificamos esses critérios, e o site que cumpre todos esses requisitos é o da bringIT. Acesse já e compre a sua tela de notebook hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *