Tela do notebook piscando, o que fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Um problema recorrente (e bastante incômodo) em notebooks é quando a sua tela fica piscando incansavelmente, além é claro, de ser algo que também atrapalha o nosso rendimento. Afinal, não há nada pior do que precisar estudar, trabalhar ou até mesmo jogar com o notebook dessa maneira, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos neste artigo as principais causas pelas quais a tela do seu notebook fica piscando e o que fazer nesses casos. Vamos conferir quais são elas?

1. Confira se o problema não está relacionado a superaquecimento

Um dos principais motivos para a tela do notebook ficar pesquisando é o superaquecimento. Se além desse “sintoma” ele também está lento, com problemas na fonte ou bateria, desliga do nada e dá tela azul, há grandes chances de que o problema seja esse.

Para resolver esse problema é necessário constatar se o seu notebook está sempre muito quente. Geralmente, isso acontece quando você o utiliza com frequência em lugares inapropriados (como almofadas, sofás e no colo) ou ainda quando o cooler, responsável pelo resfriamento do aparelho, está com defeito.

O que fazer, então? Comece a utilizar o notebook apenas em lugares apropriados. Se mesmo assim a tela continuar piscando, leve a uma assistência técnica, pois provavelmente há algum defeito no cooler ou display.

2. Peças sujas

Componentes internos do seu notebook podem acumular (muita!) sujeira, o que pode causar não só telas piscando como também tela azul e desligamentos.

O que fazer nesse caso? Uma limpeza interna no notebook a cada 6 meses. Acredite, ainda que a limpeza seja preventiva, ela evita gastos necessários e muita dor de cabeça no futuro. Além do mais, aumenta a vida útil do seu notebook.

Vale destacar que se você não é um profissional dessa área, o recomendado é que a limpeza seja realizada em uma assistência técnica.

3. Problemas no processador ou memória

Problemas na memória ou no processador também são grandes responsáveis por deixar a tela do notebook piscando.

No caso do processador, estamos falando da performance do cooler – que quando está ruim, pode levar ao problema, e no caso da memória, a falta ou danificação dos pentes, assim como baixa potência da mesma, também podem causar não só problemas de tela piscando como também de lentidão e/ou sons estranhos saindo do equipamento.

O que fazer nesse caso?

Sabemos que o investimento é alto, mas se o diagnóstico apontar para isso será necessário trocar a memória ou o processador do seu notebook. Para ter certeza de qual componente está apresentando o problema, o recomendado é levá-lo, ainda, a uma assistência técnica.

Leia também: O que é uma pilha para notebook? Saiba a hora de substituir a sua!

4. Problema na frequência do display

Aí está um dos mais simples problemas que podem estar afetando o seu notebook e causando a “festa das luzes” – problema na frequência do display.

Para saber se essa é a causa e resolver é muito simples. Na área de trabalho do notebook clique com o botão direito e depois acesse as “Configurações de exibição”. Depois, clique em “Configurações avançadas de tela” e siga para “exibir propriedades do adaptador de vídeo do monitor 1”.

Na aba do monitor deve ter a opção “taxa de atualização de tela”. Faça testes mudando a frequência de 40 para 60 Hertz ou o contrário.

Se o problema persistir, infelizmente essa não é a causa para o show de luzes na tela do seu notebook e é possível que ele esteja com algum dos problemas anteriores ou, ainda, com alguma danificação na própria estrutura da tela.

5. Problema no drive

Há ainda a possibilidade de que a tela do notebook esteja piscando após algum problema de drive, o que pode acontecer caso você tenha instalado recentemente um novo sistema operacional ou placa de vídeo.

Se você realmente fez alguma dessas alterações e a tela do notebook começou a piscar depois disso, vale a pena resolver por conta própria. No caso do sistema operacional é só reinstalá-lo e no caso da placa de vídeo, refazer a instalação, uma vez que ela provavelmente foi feita erroneamente.

Não é nada disso… E agora?

Se após resolver a questão do superaquecimento, fazer uma limpeza segura das peças, conferir a frequência e memória do seu notebook e a tela dele continuar piscando, temos uma má notícia para você: muito provavelmente o problema está na tela e você deverá trocar esse componente.

Caso o seu notebook ainda esteja dentro do prazo de garantia, que geralmente é de 1 ou 2 anos, você pode entrar em contato com a própria fabricante para efetuar a troca da tela (lembre-se de não abrir o equipamento nesse caso, uma vez que a atitude pode levar a eventual perda de garantia). Se o aparelho não estiver mais dentro do prazo, você pode levar a uma assistência de informática especializada para avaliar e executar o reparo.

A propósito…

Você já conhece a bringIT?

Ao longo deste artigo você foi apresentado (a) às mais comuns causas para a tela do notebook ficar piscando – e já sabe o que fazer na grande maioria delas.

Se as dúvidas permanecerem ou se precisar de mais algum auxílio, saiba que aqui na bringIT contamos com uma equipe completa de consultores para te dar esse suporte via WhatsApp, ou seja, sem que você sequer precise sair de casa. Fácil e prático, não é mesmo?

Lembrando que nem todas as soluções podem ser resolvidas à distância e que é provável que no caso de um diagnóstico mais preciso você tenha que levar o seu aparelho a um técnico de informática, presencialmente. Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp , fale com um consultor bringIT e resolva o quanto antes o seu problema com tela de notebook piscando.

Falando um pouco mais sobre nós…

A bringIT é um e-commerce de informática focado na venda de acessórios e peças para notebooks. Logo você também vai encontrar por lá fones de ouvido, headsets, produtos para gamers e muito mais. Aproveite a visita ao site para conferir também a variedade de produtos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *