Homem com mão no queixo frustrado porque a tela do notebook está falhando

Tela de notebook falhando : o que pode ter causado ?

Quando a tela do notebook está falhando, é muito desconfortável continuar usando o computador sem resolver o problema. Antes de se desesperar, verifique as principais causas para aprender a identificar o que está acontecendo.

Para isso, separamos as principais causas de quando a tela do notebook está falhando para que você fique atento acerca dos motivos e saiba como prevenir possíveis prejuízos. Ficou interessado? Então acompanhe este artigo e veja as dicas que separamos para você. Boa leitura!

Principais causas para a tela de notebook falhando

Quando se trata dos problemas mais frequentes, como quedas, a tela fica exposta a poeira e sujeira, além de outros fenômenos naturais, as telas dos notebooks são tão sensíveis quanto as dos smartphones, então não fique triste se isso acontecer.

Romper a tela é mais comum do que parece. A boa notícia é que a troca pode ser muito tranquila. A contratação de pessoal técnico é um serviço relativamente simples. Sem falar que dependendo da tecnologia usada no notebook, a nova tela não só parece boa antes do reparo, mas ainda melhor.

Embora a tela do notebook que está falhando não esteja rachada em muitos casos, manchas aparecerão com o tempo. Quando isso acontecer, os pixels vão desaparecer, afinal tela, bateria, teclado e outros componentes também têm vida útil. Portanto, se houver manchas pretas, brancas ou coloridas na tela do laptop e linhas finas aparecendo tanto horizontal quanto verticalmente, então é hora de trocar a tela antiga por uma nova.

Em casos de tela do notebook falhando por causas de erros nas configurações do notebook, esse problema ocorre com mais frequência do que você pensa. Infelizmente, se esse for o seu caso, o problema pode ser mais sério. Essas características indicam fortemente um defeito no processador ou na placa de vídeo.

Recomendamos que você entregue o equipamento a um técnico de confiança para que ele possa determinar a causa real do defeito. Isso ocorre porque mudar a tela pode não resolver o seu problema. Nesse caso, o problema mais sutil que você pode encontrar é que a voltagem da fonte de alimentação está incorreta ou há um problema com o soquete ao qual a fonte de alimentação está conectada.

Além disso, se a tela piscar ao mover o laptop, pode ser um defeito ou mau contato no cabo plano (ou seja, o cabo que conecta a tela à placa). Se este é um problema definitivo, você ficará ainda mais tranquilo, pois nesse caso, basta substituir o cabo flat do seu notebook.

Falhas críticas

Para o uso de notebooks ou computadores de mesa, seja um monitor CRT antigo ou um monitor com uma tela de plasma ou LCD moderna, pode apresentar defeitos ou disfunções por causa da operação contínua ou uso inadequado.

Quando a tela do notebook está falhando, a situação pode se tornar mais grave, pois será mais difícil para os usuários usar o dispositivo e diagnosticar o problema quando o sistema não for bem visualizado.

O monitor desliga sozinho e o PC ou notebook não pode ser usado. Esse problema pode estar relacionado à tensão de alimentação elétrica fornecida à tela ou a um bloqueio grave do sistema de refrigeração.

Nesse caso, procure ajuda técnica para limpeza básica do monitor ou do notebook e aproveite também para verificar o estado de seus componentes internos.

Se a imagem da tela estiver muito escura, pode ser que alguma luz do monitor esteja acesa e o usuário também deve verificar se as configurações de brilho e contraste da tela mudaram muito automaticamente.

Ajuste as configurações de brilho e contraste nos botões da tela e no sistema de calibração de cores do Windows. Se o problema persistir, procure ajuda especializada para resolver esse problema específico.

Pode acontecer também de a imagem da tela ficar distorcida ou com cores estranhas. Distorcendo parte da visão da tela ou alterando todas as cores exibidas no monitor, esse defeito pode ser causado por interferência eletromagnética próxima ao dispositivo ou problemas com componentes internos. Remova todos os dispositivos eletrônicos próximos ao laptop ou monitor e verifique se o problema persiste.

Imagine a seguinte situação: você vai utilizar o seu notebook, a imagem aparece na tela, mas pisca ou escurece. Este problema pode ser caracterizado como falha na tensão da rede fornecida pelo monitor, ou falha no recebimento de energia de suas luzes e circuitos eletrônicos.

Nesse caso, verifique se a posição do cabo está correta e se sua rede está normal. Se a falha persistir, procure assistência técnica para substituir os componentes internos com defeito.

A imagem fixa “marcando” a tela é um problema típico de monitores. As telas desses monitores não demoram muito para exibir a mesma imagem quando estão parados. Esse fenômeno é chamado de “queima” e pode deixar monitores CRT ou telas planas marcados para sempre.

Se o seu monitor tiver uma tela LCD, é só você desligar o dispositivo por mais de 12 horas, a bateria pode normalmente voltar ao normal e perder essa marca.

Os pontos pretos na tela representam pixels mortos e são compostos por três transistores de cores diferentes. A tela LCD pode ter pontos pretos, que representam a “morte” dos pixels localizados nessas posições.

Esse defeito pode ser causado pelo desgaste da tela ou partículas de poeira nos componentes internos da tela. Esse defeito desaparecerá com o tempo, mas os usuários também podem usar o UDPixel para eliminar esses inconvenientes pontos negros da tela.

Basta executar o programa e clicar em “Iniciar” para iniciar o processo de verificação; os pixels mortos identificados serão marcados por pontos intermitentes contínuos.

Clique neles com o botão esquerdo do mouse e desmarque as cores até ter certeza da cor que fará com que os pontos parem de piscar e então configure o programa para que possa compensar e corrigir os resíduos de pixel.

Além disso, também é importante considerar o terrível superaquecimento como um dos principais vilões do aparelho. O superaquecimento do notebook pode causar operação lenta, desligamento, problemas de bateria e energia, telas azuis e outros problemas. Certifique-se de monitorar esse problema!

Gostou deste artigo? Confira mais conteúdos exclusivos como este diretamente do nosso blog!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles