ícone compartilhar redes sociais
ssd para pc

SSD qual é o melhor?

adminblog_USR

De fato o SSD é uma das peças que mais dá resultado efetivo, portanto na hora de fazer um upgrade no computador você deve se perguntar: SSD qual é o melhor?

Continue lendo que esse post será importante para você!

Por causa da queda de preço, estes itens estão se popularizando e ficando indispensáveis em qualquer máquina, devido à diferença de desempenho que eles podem causar.

Entretanto, independente do modelo de SSD que você escolher, saiba que a garantia é de:

  • velocidade de gravação,
  • mais velocidade de leitura,
  • menos barulho (como não possuem mecanismos físicos, são silenciosos),
  • mais resistência às quedas ou choques
  • e economia de energia.

No entanto, na hora de escolher qual SSD, é o melhor, tudo depende da sua demanda pessoal, seja de espaço disponível, seja de velocidade de funcionamento, para trabalho ou para games, existem diversos modelos para cada caso.

Nós aqui da bringIT iremos te falar quais são os critérios que você deverá ficar atento!

ssd sata

Ao escolher um SSD, você deve ficar atento em alguns pontos:

Capacidade:

É nesse ponto que eu te pergunto, o intuito de ter mais armazenamento é para o que? Armazenar fotos, vídeos e arquivos pessoais ou é para algo mais específico como um trabalho?

Esse fator é totalmente pessoal, mas saiba que quanto mais memória tiver um SSD, mais caro ele custará, então se você não tiver dinheiro para investir em um de grande capacidade ou não precisar de uma alta demanda, pode estar usando um com menor quantidade.

Só para exemplificar, têm modelos que podem variar entre 120GB até 2TB, então observar a capacidade de armazenamento é importante, principalmente para quem possui uma grande quantidade de arquivos.

  • 120 GB – Tamanho ideal para instalar o sistema operacional e programas essenciais, como players de músicas e vídeos, Office, drivers de dispositivos, navegadores, etc.;
  • 240 GB – Tamanho adequado para instalar o sistema, programas essenciais e alguns outros programas mais pesados, para editar fotos e vídeos;
  • 480 GB – Tamanho suficiente para instalar suítes completas de edição de vídeos e imagens, além do que foi citado anteriormente.

Desempenho:

De antemão, o desempenho nada mais é que a leitura e gravação dos dados, o que normalmente garante a rapidez e interação, mais agilidade na leitura e gravação de dados é o que todos queremos. Portanto, em relação a isso, existem a sequência aleatória.

  • Sequencial: Essa é mais rápida e funciona com blocos de dados maiores.
  • Aleatória: Já a velocidade aleatória utiliza blocos menores de informação, e por isso é mais lenta.

Migração:

Alguns SSDs vêm com ferramentas de migração que ajudam você a copiar os arquivos do seu HD para o novo dispositivo de armazenamento, essas tais ferramentas ajudam na cópia dos arquivos que estão no HD. Dessa forma, você não precisa instalar tudo de novo de forma individual.

Essas opções são interessantes especialmente para quem vai instalar o SSD em um notebook e não consegue deixar tanto o SSD quanto o HD conectados à placa-mãe ao mesmo tempo.

Afinal, estes aparelhos não permitem que dois discos de armazenamento sejam conectados ao mesmo tempo para que haja transferência de dados e de sistema.

Bem como, isso pode ser um diferencial principalmente para quem vai instalar a memória em um notebook. Nesses casos, não é possível conectar HD e SSD na placa mãe ao mesmo tempo para que a migração seja feita.

Por isso, pode ser interessante gastar um pouco mais por um aparelho que venha com isso, é um belo custo-benefício, partindo do princípio que te poupará umas boas horas de trabalho.

Modelo:

Por fim, essa última característica pontuada é o que não te fará arrepender de uma compra errada, se liga nesses dois pontos importantes:

  1. Tamanho
  2. Tipos de SSD

Ambos são necessários que você verifique muito bem o modelo, para ter certeza de que ele é compatível com seu notebook ou computador.

Afinal se trata de um dispositivo consideravelmente caro para que este ponto não seja verificado.

Sobretudo, no que condiz ao tamanho, garanta que o gabinete e a placa mãe do desktop tenham espaço para instalar o SSD, mas, em geral, o tamanho aproximado dos HDs convencionais é de 3,5 polegadas. Já no notebook vale verificar se há entradas M.2 e o comprimento adequado para instalação, caso seja SATA III as 2 questões são pertinentes.

Em virtude das diferentes interfaces de conexão, os SSDs também possuem variações nos tamanhos e formatos. Normalmente os modelos SATA III têm o 2,5 polegadas, com 7 mm de espessura. Já os SSDs M.2 são encaixados em slots diretos na placa mãe, a largura é fixada em 22 mm, mas o comprimento varia entre 30 e 110 mm.

Em segundo, se você já está decidido a comprar um SSD, é importante saber que existem dois tipos: SATA e NVMe.

Qual é a boa escolha de SSD: SATA ou NVMe?

A primeira opção é o convencional, ou seja, mais barato e que ainda é bem mais rápido que um HD convencional.

Sendo assim, ele é usado na maioria dos computadores, mas não é a escolha frequente das fabricantes de notebook, por ter o mesmo tamanho de um HD.

Em contraste com ele, o SSD M.2 NVMe é consideravelmente mais caro que o normal, porém nem todas as placas mães suportam ele.

Por causa da sua entrada PCI Express dedicada, e, graças ao seu software, consegue atingir velocidades até três vezes maiores que um SSD convencional. Outra vantagem é que ele é bem pequeno e vai direto na placa mãe, ideal para notebooks e computadores compactos, já que economiza espaço internamente.

Se você está interessado neste modelo, é necessário olhar na página de descrição do seu notebook ou placa mãe do computador para ter informações sobre a compatibilidade.

Como já dissemos anteriormente: evite o problema de comprar uma peça que não pode ser usada no seu aparelho!

Então se liga nesses dois modelos que separamos para você lá do nosso site bringIT.

SSD SATA em fundo branco

SSD SATA ADATA 120 GB ASU650SS-120GT-R

Este é do modelo SATA, ou seja, é uma ótima escolha de custo-benefício.

Além disso, a velocidade é garantida pois tem implementado o 3D NAND Flash e um controlador de alta velocidade, oferecendo um desempenho de leitura e gravação de até 520/450 MB/s.

Sua memória opera no modo de célula em único, fazendo com que aumente o seu desempenho e mantenha a velocidade de leitura e gravação por segundo, tornando as transferências de arquivos e downloads ainda mais rápidas.

Dessa forma, sua capacidade é de 120GB e custa R$258,41. Clica aqui para conferir nossa oferta!

SSD KINGSTON M.2 NVME 500GB SA2000M8/500G

Agora apresentamos um modelo do NVMe, sendo um pouco mais caro que o anterior, porém com uma capacidade e velocidade superiores.

Em resumo sua capacidade de leitura sequencial é de 2200 MB/s e gravação sequencial de 2000 MB/s.

Além disso, sua tecnologia NAND 3D, oferece criação de diversos módulos e camadas, para desempenhar uma maior capacidade de processamento.

Com um armazenamento de dados 500 GB ele custa R$721,83. Clica aqui e confira!

E aí, nossas dicas foram úteis?

Esperamos que sim, não perca tempo e visite nosso site, após essa leitura aposto que você fará uma ótima escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *