SSD afinal de contas faz diferença? Entenda melhor sobre!

Tempo de leitura: 7 minutos

O que é SSD? Na prática, qual a diferença entre ele e seu tradicional HD? Quais são suas vantagens? Afinal de contas, o SSD realmente faz diferença no desempenho do seu dispositivo?

Cada vez mais utilizado em dispositivos portáteis, por exemplo:

  • smartphones,
  • tablets,
  • e ultrabooks.

O SSD já é visto como a tecnologia do futuro e tem muito a oferecer em matéria de inovação. Portanto, confira isso e mais, logo abaixo.

ssd sata

SSD afinal de contas faz diferença? SSD

Do termo em inglês Solid State Drive ou como é popularmente conhecido, o SSD significa em tradução livre disco de estado sólido.

De fato, é um tipo de armazenamento de dados que permite acessar arquivos rapidamente devido a uma latência (tempo até acessar um arquivo) menor.

Entretanto, apesar de unidades SSD utilizarem chips de memória do tipo flash (que são diferentes dos chips usados em módulos de memória), elas são classificadas como:

  • “dispositivos de armazenamento” e não como “memórias”.

Essa tecnologia de armazenamento não possui peças mecânicas então, automaticamente, não produz vibrações como acontece no HD comum, por exemplo, o que torna o SSD muito mais silencioso e resistente.

Utilizando-se de um chip de memória simples chamado flash NAND, o armazenamento do SSD não tem partes móveis o que demanda menos tempo de:

  • acesso,
  • carregamento,
  • e leitura de arquivos.

Qual a diferença que SSD e HD?

O termo HD é uma derivação de HDD abreviação que vem do inglês Hard Disk Drive, em tradução livre disco rígido.

Em outras palavras, o HD é um componente hardware do dispositivo que é responsável por armazenar dados.

Atualmente, é também o tipo de armazenamento mais utilizado no mercado devido a seu pioneirismo e seu custo-benefício, já que se comparado aos SSDs possui valor bem mais acessível.

Os dados nos HDs ficam armazenados em uma mídia magnética, algo parecido com a tecnologia utilizada no DVD o que o torna muito sensível a quedas, por exemplo e impactos, num geral.

De tal forma que, em casos de danos é quase impossível recuperar dados do HD, tornando-o inutilizável.

A principal e mais atrativa vantagem do SSD sobre o HD é sua velocidade. Apresentando até 4500 MB/s na gravação e até 5500 MB/s nas operações de leitura, pode vir a ser até 10 vezes mais rápido que um HD de alta performance. Contudo suas vantagens não param por aí.

Quais as principais vantagens de um SSD?

  • Tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos o que faz com que sua velocidade seja alta;
  • A eliminação de partes móveis eletromecânicas faz com que as vibrações sejam reduzidas o que acaba tornando-os completamente silenciosos;
  • Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns que são frágeis contra choques físicos, o que é extremamente importante quando estamos falamos sobre computadores portáteis, por exemplo;
  • SSDs são mais leves em relação aos discos rígidos, mesmo os portáteis;
  • Consumo reduzido de energia devido a ausência de parte móveis;
  • Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns – cerca de 70 °C;
  • Velocidade muito superior aos demais dispositivos, apresentando até 4500 MB/s na gravação e até 5500 MB/s nas operações de leitura, o que pode vir a ser até 10 vezes mais rápido que um HD de alta performance.
ssd sata

O SSD realmente faz diferença no desempenho do seu dispositivo?

Se depois de tantas vantagens você ainda não estiver convencido, aqui está a maior desvantagem do SSD atualmente: seu preço alto.

A maior defesa em prol dos SSDs é que, mesmo para computadores e dispositivos com configurações mais antigas, o upgrade é vantajoso porque apresenta melhora significativa no desempenho da máquina.

Inegavelmente, mesmo sendo mais caro que um HD, o SSD é uma peça que consegue ler dados muito mais rápido, o que agiliza o seu PC gamer a rodar jogos com mais fluidez.

Nesse ínterim, separamos aqui uns modelos de SSD que irá te agradar no nosso site.

SSD afinal de contas faz diferença? SSD SATA ADATA 120 GB 

Por possuir tecnologia mais avançada, o 3D NAND Flash e um controlador de alta velocidade, em consequência oferece um desempenho de leitura e gravação de até 520/450 MB/s e maior confiabilidade do que os SSDs com NAND 2D.

Além disso, possui em sua tecnologia o suporte ECC (código de correção de erro), o que garante o desempenho e a integridade dos dados.

Se você procura velocidade com esse dispositivo você estará satisfeito!

Pois sua memória opera no modo de célula em único, fazendo com que aumente o seu desempenho e mantenha a velocidade de leitura e gravação por segundo, tornando as transferências de arquivos e downloads ainda mais rápidas.

E qual é o melhor de tudo?

Claro que é o custo-benefício, fazendo do SSD Sata Adata uma ótima escolha.

Seu valor é: R$258,41

Clica aqui no nosso site para você conferir!

SSD afinal de contas faz diferença? SSD KINGSTON M.2 SATA 3

Apresenta um desempenho impressionante.

Juntamente com:

  • velocidade de leitura
  • gravação de até 2.200 / 2.000MB/s

O A2000 oferece 3x o desempenho de um SSD SATA com tempos de carregamento mais rápidos, menor consumo de energia e menor consumo de calor.

Em suma, o SSD A2000 é projetado para usuários iniciantes, fabricantes de sistemas construídos especificamente, construtores de sistemas DIY e aqueles que desejam atualizar seus computadores.

Além disso, apresenta um design M.2 de face simples e fino, o A2000 trabalha com todo o seu potencial quando instalado em um Ultrabook ou em um PC com fator de forma pequeno (SFF PC).

Com 500GB para atender às necessidades do seu sistema, o A2000 é uma unidade de autocriptografia que suporta proteção de dados de ponta a ponta usando criptografia baseada em hardware AES de 256 bits.

Seu valor é: R$721,83. 

Clica aqui no nosso site para você conferir!

Só para exemplificar, esse valor é justificável pela maior quantidade de armazenamento disponível.

E aí, gostou das nossas dicas e indicações?

Por certo, todo dia novas tecnologias chegam ao mercado prometendo melhor desempenho, mais rapidez ou mesmo um design diferenciado. Às vezes, são soluções inovadoras, outras buscam dar um upgrade e melhorar aquilo que já existe. Este é o caso dos SSDs no setor de armazenamento de dados.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre se SSD faz diferença, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *