homem, jovem, utilizando um notebook em ambiente de trabalho

Saiba o que é pasta térmica para notebook

Se você deseja ter um computador ou notebook com altíssimo desempenho, não basta investir no equipamento. A pasta térmica para notebook também é muito importante para garantir que você tenha os melhores resultados da sua máquina.

A bringIT, desde 2009, se preocupa em oferecer os melhores produtos para quem deseja qualidade, garantia, atendimento especializado, segurança e privacidade dos dados, com condições especiais de compra e os melhores prazos de entrega.

Separamos tudo o que você precisa saber sobre a pasta térmica: o que é e quais suas principais funções.

Entenda o que é pasta térmica para notebook

Quando seu computador ou notebook superaquece, pode desligar de repente ou aparecer uma tela azul. Então algo precisa ser feito para sua máquina voltar a funcionar normalmente.

Nesse cenário, a pasta térmica é indispensável para a manutenção do seu aparelho.

Se você não entende de montagem e manutenção de computadores, não tem problema, vamos explicar de forma simples o que é a pasta térmica e para que ela serve.

Funciona assim: quanto melhor é o seu sistema, mais ele tende a aquecer e por isso é importante ter uma boa solução de resfriamento, evitando que sua máquina pife.

Sabe aquele ventiladorzinho na sua máquina? Esse é o cooler. Ele troca calor com o chip e o processador da máquina, evitando que ela superaqueça. E o barulho que ele faz? Então… O cooler é programado para ser mais agressivo quando a temperatura sobe.

Isso significa que quanto mais seu aparelho aquece, mais o cooler trabalha, fazendo barulho. E a pasta térmica pode fazer com que ele faça menos ruído, porque vai ajudar na dissipação do calor.

Portanto, a pasta térmica serve para eliminar o calor concentrado em CPU’s, processadores, computadores, notebooks, resistências e outros componentes.

Como a pasta térmica para notebook elimina o excesso de calor?

Embora o chip e o processador pareçam uma superfície lisa a olho nu, na verdade eles têm várias imperfeições. Quando você junta o cooler com eles, criam-se bolhas de ar, o que é péssimo para a dispersão do calor e pode danificar sua máquina.

A pasta térmica preenche esses espaços entre o chip e o processador e a solução de resfriamento, possibilitando que o chip troque calor com o cooler e evitando que o ar atrapalhe a dissipação do calor.

Esse material tem boa durabilidade e alta condutibilidade, melhorando o desempenho da sua máquina, independente de qual seja.

Substituição da pasta térmica para notebook por pasta de dente?

Algumas pessoas tentam driblar a necessidade de pasta térmica utilizando pasta de dente. Essa é uma péssima solução e vamos explicar o motivo.

Embora a pasta de dente pareça ter a mesma viscosidade das pastas térmicas, ela não foi desenvolvida para esse fim e não oferece bons resultados.

O fabricante da sua pasta de dente não fez um produto próprio para aquecer e resfriar e, se você utilizar esse material na sua máquina, não só vai resolver a questão do resfriamento como pode estragar o seu computador.

Isso porque a pasta de dente resseca, não mantém a viscosidade e, no lugar de agir como um condutor de temperatura, cria uma barreira para a troca de calor, sendo absolutamente pior do que nem passar nada.

Mas as pastas térmicas são feitas para manter suas propriedades por anos. E basta conferir com o fabricante em quanto tempo é preciso realizar a manutenção dessa solução de resfriamento.

Já que você investiu em componentes para o seu computador ou notebook, a pasta térmica é relevante para o altíssimo desempenho que você certamente deseja alcançar com seu equipamento.

Pasta térmica branca e pasta térmica cinza

Existem dois modelos de pasta térmica: a branca e a cinza. A branca é mais comum e mais barata, porém tem menor durabilidade do que a pasta cinza, mais cara.

Uma pasta térmica branca, composta de silicone, tem uma efetividade que pode durar até um ano. Já a pasta térmica de prata é mais durável e sua ação pode se estender até 5 anos.

Todas as duas podem ser utilizadas no seu processador e refrigeram o componente. O investimento não é muito caro, na verdade é o menor custo na montagem do seu hardware e super vale a pena, pois mantém a temperatura ideal.

Esse material é indispensável para a limpeza do seu equipamento.

Como aplicar a pasta térmica para notebook?

Para quem trabalha com montagem e manutenção de computadores, essa é uma questão interessante. Algumas pessoas passam mais, outras menos. Tem quem coloque apenas uma gotinha no meio do processador e quem distribua manualmente.

A verdade é que não faz muita diferença aplicar essa gotinha, vários pontinhos pela interface de dissipação ou colocar uma película manualmente, pois a tendência é cobrir todo o espaço quando em contato com o cooler.

E aplicar um monte de pasta térmica também funciona, mas o resultado é desperdício, porque o excesso escorre e vai embora. Embora isso não danifique outros componentes do seu aparelho, não tem por que jogar pasta térmica fora, não é mesmo?

As melhores pastas térmicas para utilizar na sua máquina

Se você está à procura de uma pasta térmica de qualidade, recomendamos a marca Implastec, de excelente durabilidade e desempenho, o material com a condutibilidade térmica ideal para evitar o superaquecimento do seu notebook ou computador, evitando que o calor prejudique sua máquina.

A bringIT oferece várias pastas térmicas Implastec ideais para cuidar do seu equipamento, de acordo com a quantidade que você precisa. Dá uma olhada em algumas de nossas opções:

Pasta Térmica Implastec 50g
Pasta Térmica Implastec 100g
Pasta Térmica Prata Cinza Thermal Silver Implastec 100g
Pasta de Solda Soldatec Implastec 50g

Saiba mais sobre a bringIT

Somos um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Nosso portfólio inclui um mix de produtos, de pastas térmicas a headsets, fones de ouvido, produtos para gamers e muito mais.

Quem se interessa por informática não pode perder os conteúdos do nosso blog.

Quer conferir mais de nossos produtos? Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles