Quando usar a memória RAM tipo DDR3?

Tempo de leitura: 6 minutos

A memória RAM é um componente essencial de um computador e, por isso, precisa receber a devida atenção na hora de escolher um novo computador ou de realizar um upgrade nas configurações.


Principalmente para quem utiliza programas muito pesados ou trabalha com muitas ferramentas abertas ao mesmo tempo, ter uma memória RAM adequada será primordial para uma experiência satisfatória no computador. Usar uma máquina que trava constantemente pode prejudicar muito a produção de trabalho e também momentos de lazer com jogos.


Dito isso, qual RAM é mais adequada ao seu uso é uma das principais questões para quem está montando um computador. Então iremos conhecer quais as diferenças entre os padrões e aprender quando o tipo DDR3 é o mais adequado.


Lembre-se de acessar nosso catálogo clicando aqui quando estiver escolhendo qual dispositivo de armazenamento vai utilizar em seu notebook. Nosso catálogo é completo e certamente terá o que está procurando.


Primeiro, o que é memória RAM?

A memória RAM é uma memória de trabalho do seu computador.. Ela funciona guardando de maneira temporária os dados que estão sendo utilizados pelo sistema.


Vamos entender melhor. Quando você instala um programa ou salva as fotos das suas férias em uma pasta, esses dados são armazenados no HD ou no SSD. Por outro lado, quando você abre o seu navegador, os dados utilizados para execução dessa tarefa são armazenados de maneira temporária na memória RAM.


Ao finalizar as tarefas a memória RAM é liberada para novas demandas do computador. Essa memória é muito mais rápida que um HD, por exemplo, e isso é o que permite um uso fluido e sem travamentos no notebook.


Acessando o Gerenciador de Tarefas no Windows é possível descobrir em tempo real quanto cada aplicação está demandando de memória RAM e quanto ainda está disponível sem uso. Essa é uma boa alternativa para descobrir qual programa está drenando sua RAM e atrapalhando o uso, por exemplo.


É importante deixar claro que um sistema com memória RAM de sobra dificilmente terá travamentos ou lentidão na hora de realizar suas tarefas.


E o que é a memória DDR3?

A sigla DDR significa ‘Double-Data-Rate”, que traduzido livremente é Taxa Dupla de Transferência. Ou seja, esse padrão de memória permite que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo e sem prejuízo na eficiência da RAM.


Essa tecnologia surgiu para atender a demanda de processamento que os programas, cada vez mais pesados, e os sistemas, cada vez mais complexos, exigiam. Então, o DDR surgiu por volta dos anos 2000 e representou uma grande inovação.


Com o tempo o DDR foi tão exigido que chegou ao seu limite de processamento. Então uma evolução foi desenvolvida: O DDR2. As frequências aumentaram, as capacidades de transferência tiveram ganhos significativos e as latências subiram. A memória DDR2 foi lançada em 2003. Elas tinham 240 pinos que garantiam a comunicação com a placa-mãe.


Chegamos, então, no foco da nossa conversa de hoje, o DDR3. Esse é o padrão mais recente depois do DDR2, apesar de hoje já termos também o DDR4. Sua principal vantagem em relação ao anterior é a latência aprimorada. O ganho de desempenho da DDR3 é um pouco menos que o dobro do alcançado pela DDR2.


Nós já conversamos sobre a DDR2 em nosso blog. Clique aqui e saiba tudo sobre esse padrão para entender quais são os reais avanços que o DDR3 trouxe para o sistema. Também vale a pena passear pelos outros textos do nosso blog, temos muitos assuntos sobre tecnologia que agregam e informam.


Ainda vale a pena usar DDR3?

Se o seu computador já está equipado com esse padrão DDR3 de memória RAM e não apresenta nenhum problema vale a pena, sim, permanecer com ele. Entretanto, se você irá comprar um notebook novo, talvez seja melhor já pensar em adquirir um DDR4, que é mais atual.


Precisamos lembrar que o padrão DDR4 demanda uma máquina recente para funcionar. Graças às modificações na tecnologia e nas próprias características físicas, as memórias DDR4 só devem ser compatíveis com placas e processadores mais recentes.


Já decidiu qual padrão irá utilizar? Também vale a pena refletir quando é a hora de realizar um upgrade na sua memória RAM.


Nosso catálogo possui inúmeras opções de memória RAM do padrão DDR3. Clique aqui e confira qual é a que melhor se encaixa nas suas necessidades. Também temos outros padrões e diversos produtos e outros acessórios para melhorar sua experiência com seu notebook.


Quando fazer o upgrade de memória RAM, independente do padrão?

O primeiro sinal de que você está precisando investir em memória RAM é no momento em que seu computador começa a ficar lento quando abre programas mais pesados, que demandam mais da máquina.


Também vale a pena investir quando você quer manter várias aplicações abertas ao mesmo tempo. A memória RAM é importante para que você consiga fazer isso sem que o computador comece a apresentar lentidão.


Além disso, se você vai utilizar um programa ou jogo que já deixa claro nas especificações que demanda mais memória RAM do que a que o seu computador tem disponível é sinal que realizar esse upgrade é um passo obrigatório para que você consiga usar o programa sem problemas.


É importante verificar se o seu notebook permite esse upgrade, pois alguns possuem a memória RAM acoplada de maneira permanente na placa-mãe. De modo geral, 8GB é o mínimo adotado atualmente para rodar programas com fluidez.


Nós podemos te ajudar!

Somos um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Temos uma grande variedade de produtos em nosso catálogo, clique aqui para acessar e conferir. Certamente eles irão atender às suas necessidades.


Temos baterias, fontes, teclados, monitores, HDs, SSDs, mochilas, etc. ou seja, tudo que você precisa para ter uma boa experiência se tratando de tecnologia. Todos os produtos de ótima qualidade e com excelente custo-benefício.


Também temos um blog para mantê-lo sempre informado sobre as novidades do mundo da tecnologia. Por aqui conversamos sobre dicas de hardwares, damos passo-a-passo para instalações de produtos, listamos os melhores produtos de diversas categorias e muitas outras coisas. Clique aqui e leia outros textos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *