Quando trocar a fonte de alimentação do notebook?

Tempo de leitura: 6 minutos

Como dizer quando é hora de trocar a fonte de alimentação do notebook? Não é segredo que seu computador fica mais lento com o tempo. Seja você usuário de Windows ou MacOS, você notará que seu notebook ou desktop fica mais lento a partir dos primeiros meses de posse de seu dispositivo.

Ao instalar softwares, baixar arquivos, armazenar mídias e fotos em seu dispositivo e navegar na web, seu dispositivo está constantemente usando mais recursos para fazer as coisas que você precisa que ele faça.

Tudo, desde manter muitas abas abertas no Chrome ou Microsoft Edge até instalar softwares desnecessários em seu dispositivo, pode contribuir para torná-lo mais lento.

Embora estes sejam alguns problemas muito comuns em seu uso diário, também temos visto muitos problemas de funcionamento causando dores de cabeça para os usuários do Windows.

Portanto, se, por exemplo, tudo o que você estava fazendo era verificar seu e-mail quando a tela ficou preta e seu computador foi desligado sem nenhuma razão, você poderia estar com problemas.

O que poderia ter causado esta falha inesperada? Você espera alguns segundos antes de ligar seu computador de volta, e tudo parece estar bem. Você abre o navegador, e isso acontece novamente – a tela preta. Mais uma vez, seu sistema acaba de se desligar novamente por conta própria!

Assim começam as perguntas: O que há de errado com meu computador agora? Quem eu posso chamar para consertá-lo? Quanto vai custar? É um conserto fácil que eu posso fazer por conta própria?

Fonte para bateria de notebook em fundo branco

Quando trocar a fonte de alimentação do notebook?

Aqui estão apenas alguns problemas rápidos que você pode estar enfrentando caso esteja com problemas na fonte de alimentação do notebook:

Desligamento esporádico/reboots: Sua fonte de alimentação do notebook é responsável por carregar sua bateria, e logo se ela morre completamente, significa que seu computador não poderá ser ligado até que seja ela  substituída.

Cabos de energia: Às vezes você não terá nenhum problema com sua fonte de alimentação do notebook, mas os cabos estão apenas soltos ou frouxos. Por isso, verifique se esse é o seu caso e tenha certeza que tudo esteja bem conectado.

Odor forte: Às vezes uma fonte de alimentação de notebook emitirá um cheiro estranho, e muitas vezes esse é um bom sinal de que você deve parar de usar seu computador e substituir a fonte de alimentação antes de ligá-la novamente.

Alternativamente, o cheiro a queimado também pode vir de capacitores ruins e de um processador ou placa de vídeo muito quente.

Se você não conseguir descobrir com precisão de onde vem o cheiro, talvez seja melhor levar seu PC a um profissional.

Fios dobrados: Embora isto não seja particularmente comum, fios dobrados (ou fios rasgados no interior do isolamento) podem impedir que sua fonte de alimentação alimente seu notebook. Entretanto, você mesmo pode consertar o fio, geralmente o mais recomendado é obter uma nova fonte de alimentação e/ou cabos totalmente novos.

A solução

Infelizmente, o caso em quase todas essas situações é que você vai precisar substituir sua unidade de fornecimento de energia. Como muitas peças de computador, não há muita possibilidade de prolongar a vida útil de uma peça de hardware que está defeituosa.

Com isso em mente, você pode encontrar algumas fontes de alimentação de notebook na Bringit.

Ao comprar uma nova fonte de alimentação, certifique-se de obter a potência correta para as suas necessidades. Na verdade, geralmente não é uma má ideia obter mais do que a potência mínima que você precisa. Ao fazer isso, você terá muita potência extra para quando você substituir peças de computador, particularmente placas gráficas novas.

Dito isto, você não terá realmente que se preocupar com a sobrecarga de sua fonte de alimentação com novas peças de computador ou com os periféricos conectados ao seu notebook.

fonte de notebook

Medidas preventivas para preservar a fonte de alimentação do notebook

Para prolongar a vida de qualquer fonte de energia, é melhor ter certeza de que você está cuidando bem dela.

Para fontes de alimentação de notebook (ou seja, o carregador que você carrega consigo), certifique-se de que quando viajar com ele, não esteja enrolando o cabo de qualquer maneira e jogando-o em uma bolsa.

A tensão constante no cabo acabará resultando em que ele se solte da própria alimentação, ou rasgando o isolamento do fio. Em vez disso, coloque o cabo em um círculo e amarre-o junto com um pedaço de fita para evitar que ele se desprenda.

Outro aviso para os usuários de notebooks: o melhor lugar para usar seu notebook é sempre em uma mesa ou em alguma outra superfície plana. Afinal, se você o tiver apoiado em um travesseiro ou outra almofada/material macio, você impede que o sistema possa respirar corretamente, pois seu notebook pode facilmente superaquecer, causando os problemas mencionados acima.

O resultado final ? Cuide bem de sua fonte de alimentação, e você poderá aproveitar muitos anos dela antes de precisar substituí-la.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre quando trocar a fonte de alimentação do notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *