Qual maior tela de notebook que existe?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já parou para pensar qual é a maior tela de notebook que existe? Afinal, ao comprar um desses aparelhos, você precisa escolher a tela do notebook ideal. Geralmente, as maiores telas fazem parte dos computadores mais caros e com as melhores configurações. Para quem quer jogar ou trabalhar, é um modelo essencial.

Então, se você quer conhecer mais sobre os tamanhos de tela de notebook e descobrir qual é o maior de todos, continue lendo este post.

Qual a maior tela de notebook que existe no mercado?

Durante algum tempo, você encontrava no mercado telas de notebook realmente grandes. A HP já chegou a fabricar telas de 20 polegadas e a Alienware já chegou a fazer notebooks de 18. Porém, esses modelos enormes enfrentavam problemas de serem extremamente pesados. O da HP, por exemplo, pesava por volta de 10 kg.

Hoje em dia, as telas dos notebooks são um pouco menores e você encontra modelos que chegam, no máximo, até 17,3 polegadas. Se você não sabe, o tamanho do notebook é medido nas dimensões da tela, de uma diagonal a outra. Isso não inclui a carcaça ao redor dela, apenas o espaço da tela em si em que o conteúdo é exibido.

tela de notebook

Além disso, existem outras características importantes para complementar o tamanho da tela, como a resolução.

De qualquer forma, os notebooks com telas de 17 polegadas são essenciais para quem gosta de jogar ou precisa trabalhar com bastante espaço. Especialmente se seu objetivo é substituir o desktop, o modelo de tela maior traz muito mais conforto.

Também é um modelo que favorece o desempenho. Ele é ótimo para filmes, jogos e conteúdo 3D. Consequentemente, ele resulta em um notebook bem grande e pesado. Como a performance tende a ser maior, também acaba desgastando a bateria com maior facilidade. Ou seja, na lista de melhores notebooks do momento, você vai acabar encontrando também as maiores telas.

O maior modelo de telas já vendido

Como curiosidade, a maior tela de notebook já vendida ainda pode ser encontrada. O desktop tem absurdas 21 polegadas de tela. Apesar de impressionante, o modelo não foi muito bem recebido. Primeiramente, chega a custar entre 10.000 e 15.000 dólares. Além disso, é muito pesado e com uma bateria curtíssima. Para complementar, o design acaba sendo muito esquisito, por conta do tamanho tão grande da tela.

O que fazer se você quiser uma tela maior?

Um dos motivos pelos quais existe uma limitação no tamanho das telas do notebook é que é muito fácil encontrar alternativas. Na grande maioria dos casos é mais rápido, confortável e barato usar um notebook com uma tela de tamanho modesto e replicada em outra tela externa, como um monitor.

É uma opção que permite mais versatilidade. Você ainda preserva a mobilidade de ter o notebook, mas quando for usar em casa ou no escritório, pode contar com um monitor de tela maior.

monitor

Por exemplo, imagine que você quer ver filmes ou séries em um serviço de streaming no notebook. Você pode usar algum cabo para fazer um display em segunda tela. Isso é muito fácil, especialmente se você tiver o Windows 10. Senão, pode usar aplicativos feitos por empresas terceiras, ou ferramentas extras como o Chromecast.

Quais são os outros tamanhos de tela de notebook?

O tamanho da tela do notebook é importante muito além dessa preocupação direta. Geralmente, é uma forma de medir o seu tamanho, peso e o impacto na bateria, como vimos acima. Além disso, cada um deles tem uma característica marcante. Você já sabe tudo sobre o maior tamanho de notebook, agora confira os outros.

Telas pequenas

Telas pequenas são de até 13 polegadas. Sua grande característica é a mobilidade, já que o resultado é um notebook bem pequeno e leve. São os menores modelos, o que significa que são ótimos para quem usa bastante fora de casa ou viajando, já que é fácil de carregar e usar. Além disso, o impacto no consumo de bateria é pequeno.

Telas médias

As telas médias estão entre 14 e 16 polegadas. É um notebook que está no meio termo, geralmente sendo interessante do ponto de vista do custo-benefício. Tanto as dimensões, quanto o consumo de bateria e o peso são médios, comparados às outras opções. Além disso, sua maior vantagem é que é um modelo muito popular, o que significa que você pode encontrar diversas opções.

Outras características importantes

Se você está procurando um notebook, o tamanho da tela é importante, mas não é tudo. Existem outras características cruciais, ainda em relação a tela.

Exibição

Normalmente, os notebooks têm o display 16:9, o famoso wide screen. É extremamente comum, já que é mais recomendado para vídeos no YouTube ou filmes. Porém, você também pode encontrar modelos 3:2, que é mais semelhante a um documento em papel A4.

Resolução

Reflete o número de pixels na tela, que ajudam a compor as imagens. Logo, quanto maior a resolução, mais nítida são as imagens, vídeos e textos na tela, além de mais espaço que você pode utilizar livremente, abrindo dois programas lado a lado, por exemplo. Atualmente, você encontra notebooks com Full HD, com modelos mais modernos de notebook 4K e até 8K.

Ângulos de visão

Geralmente não é um problema muito grande, por isso não é algo que é muito considerado. Os modelos de tela IPS trazem ângulos maiores, de até 180°, com uma ótima experiência. Já o TN que costuma vir em computadores mais em conta, pode trocar as cores ou a perspectiva dependendo do ângulo.

Antirreflexo

Dependendo de onde você use o notebook, um modelo antirreflexo é muito interessante. Para quem for usar em espaços com mais luz artificial ou mais abertos, devem considerar esse modelo para diminuir o reflexo e permitir uma usabilidade ainda melhor.

Touchscreen

Essa funcionalidade é mais luxuosa, mas ajuda bastante na produtividade, com ou sem um mouse. Esses displays são bem intuitivos, especialmente visto que todo mundo já está mais do que acostumado a usar o touch nos smartphones.

Agora que você já sabe qual é a maior tela de notebook, existem diversos outros aspectos e características que você pode procurar ao comprar um. Na dúvida, o tamanho da tela é um bom indicador, visto que os maiores trazem naturalmente os notebooks mais potentes.