Qual a vida útil de uma bateria de notebook?

notebook com bateria boa

Para o bom funcionamento de um notebook, é importante que seus componentes estejam em bom estado, como por exemplo a bateria. Mas você sabe qual é a vida útil de uma bateria de notebook?

Os notebooks são muito importantes no cotidiano da maioria das pessoas, seja para trabalho ou para lazer. Dessa forma, com seu uso contínuo, muitas pessoas acabam prejudicando a vida útil da bateria do notebook, o que faz com que ela dure cada vez menos durante o uso.

O que é uma bateria de notebook?

A bateria do notebook é um componente fundamental para o funcionamento do aparelho. Nesse sentido, a bateria armazena e fornece a energia necessária para o funcionamento dos outros componentes.

Quanto tempo deve durar a vida útil de uma bateria de notebook?

A média do tempo de duração da vida útil de uma bateria de notebook é de, em média, 3 a 5 anos. No entanto, a vida útil vai variar de acordo com o notebook e o seu uso, algumas baterias duram mais e outras menos.

Uma bateria de notebook possui ciclos de vida que determinam seu funcionamento. Nesse sentido, um ciclo de bateria é definido por uma recarga e uma descarga completa. Em média, uma bateria de notebook possui de 300 a 500 ciclos.

Como eu me preocupo com a bateria do meu laptop?

Para saber como está a situação da sua bateria, você pode acessar um arquivo com as informações a respeito dela. Você pode encontrar esse arquivo abrindo o prompt de comando do Windows 10.

Para abrir o prompt de comando, basta ir na barra de pesquisa e digitar “cmd”. Em seguida, no prompt, digite “powercfg /batteryrepor” e dê ENTER.

Após isso, aparecerá o seguinte diretório “C:\Users**NOME_DO_USUÁRIO**\battery-report.html”. Clicando nesse endereço você vai encontrar um arquivo com as informações sobre sua bateria.

Nas últimas duas informações você encontra a capacidade da bateria e o contador de ciclos de recarga. Verifique as informações, quanto mais gasta a bateria, maior o número de ciclos.

Contudo, você pode descobrir a vida útil da sua bateria fazendo uma operação matemática. Divida o número da capacidade atual pelo número da capacidade de fábrica. Em seguida, multiplique o valor por 1o0 e terá a porcentagem da vida útil da bateria.

Como preservar a vida útil de uma bateria de notebook

Para preservar a vida útil da bateria do notebook e garantir uma maior durabilidade da mesma, você pode tomar algumas atitudes simples.

Afinal, preservar qualquer componente de um notebook traz grandes impactos conforme os anos de uso passam. Os impactos gerados pela preservação geralmente se mostram na economia, pois evitam que componentes novos sejam comprados.

A princípio, quando o uso do notebook se torna contínuo, muitas vezes quando a bateria se esgota, os usuários utilizam o aparelho mesmo enquanto carregam. Este ato prejudica a saúde da bateria, reduzindo sua vida útil.

No entanto, de que forma você pode utilizar seu notebook sem acabar a bateria tão rápido evitar usá-lo enquanto carrega? Nós trouxemos algumas dicas de como economizar a bateria do seu notebook:

Periféricos

O uso de periféricos como o mouse, teclado e headset consomem uma boa quantidade de bateria do notebook, pois a placa mãe precisa alimentá-los com energia.

Os periféricos que mais consomem bateria são os que possuem iluminação por LED. Dessa forma, o indicado a se fazer é usar o notebook sem a conexão de periféricos.

SSD ou HD?

Substitua o HD por um SSD, pois este, além de deixar o notebook mais rápido, consome menos bateria que o HD.

Os HDs possuem partes móveis que servem para armazenar e retornar dados. Por este motivo, eles exigem mais watts para funcionar e acabam consumindo mais bateria.

Evite ambientes com altas temperaturas

Em ambientes que excedam o limite de temperatura ideal para os notebooks, as peças internas do aparelho podem aquecer e criar um calor excessivo. Dessa forma, o trabalho do cooler pode ser prejudicado e também pode afetar no desempenho e na durabilidade de alguns deles, a bateria pode ser afetada nesse caso.

Brilho da tela

A tela do notebook influencia muito no consumo de energia. Dessa forma, é importante que você reduza o brilho da tela para economizar bateria.

Muitos notebooks reduzem o brilho da tela automaticamente quando não estão carregando durante o uso. Mas caso você esteja utilizando ele conectado à tomada, você pode reduzir o brilho manualmente nos atalhos do teclado ou nas configurações do sistema operacional.

Quanto tempo duram os notebooks para jogos?

Um notebook com finalidade de rodar jogos com qualidade, ou o famoso notebook gamer, tem uma tecnologia e componentes mais desenvolvidos para cumprir as exigências dos jogos.

Um jogo exige muito mais desempenho do notebook do que softwares em geral. Dessa forma, é necessário que haja cuidado e preservação do notebook para que ele dure entre 3 a 5 anos, que é a vida útil de um notebook.

Em síntese, os notebooks gamer foram feitos para cumprir as altas exigências de desempenho durante uma jogatina. Por este motivo, eles tem uma vida útil igual aos outros notebooks, porém são mais bem equipados e muito mais exigidos durante o uso.

Enfim, para manter a vida útil do notebook para jogos é importante que você o preserve e tome cuidado, fazendo sempre uma limpeza e checando seu estado.

Quanto mais cuidado você tiver com seu notebook, mais tempo ele durará

O cuidado e a preservação do notebook garantem a extensão do seu bom desempenho e adiam problemas como o fim da vida útil de alguns componentes.

Dessa forma, é importante que você use o aparelho com cuidado e evite situações que podem danificar peças importantes para seu funcionamento.

Com isso, você fará com que seu aparelho se mantenha em bom estado para cumprir suas exigências com qualidade.

Conte com a BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre o Qual a vida útil de uma bateria de notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles