Qual a função da pasta térmica?

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando você está montando um PC, você fica mais animado com o novo processador, placa de vídeo e RAM em vez do tubo de pasta térmica que você comprou. No entanto, a pasta térmica é vital para a saúde do seu computador; sem ele, seu PC não vai ficar ligado por muito tempo!

Vamos explorar o que é pasta térmica e como ela funciona.

O que é pasta térmica?

A pasta térmica (também conhecida como graxa térmica ou composto térmico) é uma substância aplicada entre o processador e o dissipador de calor. Você pode comprar pequenos tubos de pasta térmica em lojas de eletrônicos, às vezes acompanhados de uma pequena ferramenta parecida com uma pá chamada aplicador.

Quando estiver montando um PC, você precisará de um tubo de pasta térmica para que ele funcione sem problemas. Alguns dissipadores de calor da CPU vêm com pasta térmica pré-aplicada para que você possa instalá-los e pronto. Alguns entusiastas de hardware, no entanto, irão jurar e aplicar manualmente sua marca favorita de pasta térmica.

O papel da pasta térmica é ajudar a transferir o calor da CPU para o dissipador de calor. O dissipador de calor então expulsa o calor do hardware. Isso mantém a CPU resfriada, especialmente quando ela está trabalhando duro em tarefas de processamento.

Você também pode encontrar o termo “pasta térmica de estoque”. Esse tipo é a pasta térmica aplicada pelo fabricante, como em uma máquina pré-fabricada. No entanto, alguns fabricantes economizam na pasta térmica e usam um composto que não é muito eficaz na condução de calor.


Como tal, os entusiastas frequentemente substituirão esta pasta térmica original por sua marca preferida de pasta “pós-venda” – as coisas que você compra nas prateleiras.

Qual a função da pasta térmica?

As CPUs podem ficar muito quentes, por isso é essencial extrair calor delas o mais rápido possível. Infelizmente, o ar é um péssimo condutor de calor, então é necessário haver o mínimo de ar possível entre a CPU e o dissipador de calor para uma transferência ideal.

Se você vasculhou o interior de um computador, saberá que o dissipador de calor é pressionado firmemente contra a CPU. Esta vedação pode parecer boa o suficiente para impedir a entrada de ar; infelizmente, mesmo um aperto forte não é suficiente para impedir a entrada de ar.

A superfície da CPU e a placa de contato do dissipador de calor são cobertas por pequenas ranhuras e fendas. Se não forem devidamente vedados, esses espaços permitem a entrada de ar entre o processador e o dissipador de calor, reduzindo a eficiência da transferência de calor entre os dois.

É aqui que entra a pasta térmica. Não só a pasta térmica é um bom condutor de calor, mas também pode entrar nas pequenas fendas e ranhuras nas superfícies do hardware. Isso cria uma vedação hermética e aumenta a taxa de transferência de calor.

Com o tempo, a pasta térmica ficará velha e seca. A secura reduz sua eficácia e faz com que a CPU fique tostada. Essa ocorrência é a razão pela qual as pessoas sugerem reaplicar a pasta térmica para evitar o superaquecimento do computador.

Você precisa de pasta térmica?

processador sem pasta térmica

Você pode pensar que a pasta térmica não é tão essencial na construção de um PC do que o processador ou a fonte de alimentação. Embora um computador inicialize sem pasta térmica, o problema será mantê-lo vivo enquanto você o usa!

Sem pasta térmica, não há transferência de calor ideal entre a CPU e o dissipador de calor. Como tal, a CPU fica muito mais quente do que se você tivesse usado a pasta. Se a CPU ficar muito quente, ela superaquecerá; isso resulta em trepidação por meio de aceleração, telas azuis e desligamentos aleatórios.

Embora a compra de pasta térmica seja a parte menos interessante da construção de um computador, ela é obrigatória. Ele permite que o dissipador de calor execute melhor seu trabalho e protege o computador contra queima e desligamento.

Se você está se perguntando se precisa de pasta térmica porque está preocupado em bagunçar seu novo processador caro com gosma cinza, tente obter um dissipador de calor com pasta pré-aplicada. A pasta pode não ser do melhor tipo do mercado, mas facilita a instalação.

Como você aplica pasta térmica?

Dada a importância da pasta térmica, há um debate perturbadoramente volátil sobre a melhor maneira de aplicá-la. Se você vasculhar a internet, encontrará teoremas, estratégias e conselhos passados para aplicação. O vídeo acima mostra como esses padrões de aplicação de colagem podem ser variados.

O método mais simples de aplicação é colocar uma gota do tamanho de uma ervilha no meio do processador. Em seguida, conecte o dissipador de calor ao processador, aplicando pressão nos quatro cantos igualmente. Isso garante que a pasta térmica seja comprimida e distribuída uniformemente ao longo da superfície.

Se sua pasta térmica vier com um aplicador, você poderá usá-la para obter uma distribuição uniforme da pasta. Algumas pessoas gostam desse método para garantir que a propagação seja perfeita antes de prender o dissipador de calor no processador.

Alguns métodos falam sobre um aplicativo baseado em linha que se estende pelos núcleos do processador. Claro, você precisará saber onde estão os núcleos do processador, portanto, não é para todos.

Independentemente do método escolhido, é importante garantir que não ocorram bolhas ou lacunas na pasta. Isso permite que o ar desagradável entre e atrapalhe a distribuição de calor.

Qual a função da pasta térmica: Qual é a melhor marca de pasta térmica?

Selecionar a melhor pasta térmica é bastante complicado, pois cada pessoa tem opiniões diferentes sobre qual funciona melhor para eles. No entanto, você pode escolher as melhores marcas observando os resultados dos testes e baseando sua decisão em dados brutos.

Para examinar a eficiência da pasta térmica, um testador primeiro mede a temperatura ociosa do computador. Em seguida, eles aplicam uma marca de pasta térmica no processador. O computador é então submetido a um teste de resistência.

O testador verifica a temperatura máxima atingida pelo processador durante o teste de estresse. Eles então comparam a temperatura do teste de estresse com a temperatura de inatividade anterior. Quanto menor a diferença entre a temperatura de inatividade e a temperatura do teste de estresse, melhor será a pasta térmica na remoção do calor.

Mantendo o seu PC refrigerado

Embora a pasta térmica não seja necessária para inicializar um computador, é muito útil para manter as temperaturas baixas. Portanto, você deve sempre aplicar pasta térmica ao construir um computador, mesmo que a internet não chegue a um acordo sobre a melhor forma de distribuí-la!

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre qual a função da pasta térmica, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *