ssd sata

Qual a diferença entre SSD SATA, SSD e NVMe?

Quando você fala de armazenamento de computadores, você está falando de discos rígidos. Estes dispositivos são onde todos os dados do seu computador existem, desde os arquivos do sistema operacional que governam seu dispositivo até os arquivos do Word ou fotos. Mas, você sabe quais são os discos rígidos disponíveis? Existem três tipos diferentes de discos rígidos: SSD SATA, SSD e NVMe.

Neste artigo, você aprenderá sobre cada tipo e quais são seus pontos fortes e fracos. Se você está considerando comprar ou construir um novo PC ou atualizar seu PC atual, isto deve ajudá-lo a escolher um em vez dos outros.

Todos os seus arquivos são armazenados em seu disco rígido, portanto, você quer ter certeza de que você tem o tipo certo de disco rígido para o que quer que esteja tentando fazer.

SSD SATA em fundo branco

O que é um disco rígido e por que eu preciso dele?

O disco rígido é o componente que armazena seus dados. Você verá com frequência o termo “disco rígido” abreviado para “HD”. Há vários motivos para você querer comprar um:

  • Caso, você esteja sem espaço em seu HD atual e precisa de um disco maior;
  • Se você está percebendo que leva muito tempo para abrir documentos ou exportar grandes arquivos como vídeos;
  • Você está construindo um novo PC a partir do zero.

Seja qual for a situação, entender por que você quer ou precisa de um novo impulso o ajudará a saber o que você quer e precisa. Uma vez que você já tenha percebido isso, é hora de saber mais sobre os diferentes tipos de discos rígidos e os trade-offs entre eles.

SSD SATA

Introduzido em 2003, o SATA (ou Serial Advanced Technology Attachment) é a interface padrão para a maioria dos discos rígidos de desktop e notebook. Eles são chamados de SSD SATA, mas na verdade são discos rígidos rotativos com pratos giratórios e uma agulha móvel que grava os dados em setores consecutivos em cada prato.

Os discos rígidos SATA são incrivelmente rápidos em comparação com seu predecessor, o disco rígido PATA, e podem gravar no disco com uma taxa de interface de 6 Gb/s com uma taxa de transferência de 600 MB/s.

Um único disco pode variar de 500 GB a 16 TB e estão disponíveis a um custo menor do que qualquer um dos outros tipos de disco aqui discutidos. São bons discos se você precisar de muito armazenamento barato e não precisa de leituras ou gravações extremamente altas.

Como os dados são fisicamente gravados em um disco, eles também podem se tornar fragmentados, o que significa que diferentes setores podem ser espalhados por diferentes áreas do disco, diminuindo a velocidade da unidade. Eles também são vulneráveis a choques e movimentos bruscos, já que há peças móveis em cada drive, o que os torna uma escolha ruim para laptops.

Prós:

  • Baixo custo
  • Discos de grandes dimensões

Contras:

  • Não é bom para notebooks
  • Requer desfragmentação regular

SSD

SSD significa Solid State Drive (unidade de estado sólido). Estes discos não têm nenhuma parte móvel. Ao invés disso, todos os dados são armazenados em memória flash não volátil. Isso significa que não há uma agulha que tenha que se mover para ler ou escrever dados e que eles são significativamente mais rápidos do que os discos SATA.

É difícil encontrar uma velocidade exata porque ela varia conforme o fabricante e o fator de forma, mas mesmo os drives de menor desempenho são comparáveis aos drives SATA.

A desvantagem é que estes drives são significativamente mais caros e não vêm em tantos tamanhos. Os discos SSD variam de cerca de 120 GB a 2 TB, e são cerca de 2-4 vezes o preço de um disco rígido SATA do mesmo tamanho.

Como não há peças móveis, estes discos também são muito mais duráveis e há fatores de forma construídos especificamente para laptops, tornando-os ideais para armazenamento em movimento.

Prós:

  • Rápido
  • Mais durável, especialmente para notebooks

Contras:

  • Mais caro do que as unidades SATA
  • Tamanhos de discos inferiores

NVMe

Lançado em 2013, o Non-Volatile Memory Express, ou NVMe, é um tipo de SSD que está anexado a um slot PCI Express (PCIe) em uma placa principal. Estes slots foram originalmente projetados para placas gráficas, por isso são incrivelmente rápidos.

As velocidades nas unidades NVMe podem alcançar uma taxa de interface de 32 Gb/s com uma taxa de transferência de 3,9 GB/s. Isso pode ser muito útil se você estiver fazendo algo que precisa de muita taxa de transferência em disco, como jogos ou edição de vídeo de alta resolução.

Por mais rápido que seja, há alguns inconvenientes para a NVMes. Para começar, elas estão disponíveis apenas para desktops e são muito caras. Além disso, embora possam ser usados como drives secundários, para utilizá-los em todo o seu potencial, você vai querer instalar seu sistema operacional nele.

A maioria da BIOS não suporta inicialização a partir do NVMe neste momento. Ainda é possível obter uma que o faça, mas isso pode significar a substituição de toda sua placa principal.

Prós:

  • O tipo de disco mais rápido do mercado

Contras:

  • Extremamente caro
  • Disponível apenas para PCs desktop
  • Pode ser necessário substituir a placa principal para obter o benefício total
ssd sata

Quando escolher SATA, SSD ou NVMe?

Há muitas considerações ao decidir entre diferentes componentes. Você tem que escolher o que se ajusta às suas exigências técnicas, de capacidade e de orçamento. Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar, e embora não se ajustem a cada situação, você pode achá-las úteis ao planejar a compra de um novo notebook.

Você pode querer considerar um drive SATA se você:

  • Precisar de uma grande quantidade de armazenamento
  • Estiver com um orçamento apertado
  • Precisa de um disco rígido de uso geral

Você pode querer considerar uma unidade SSD se você:

  • Estiver atualizando um notebook
  • Necessidade de armazenamento abaixo de 2TB

Talvez você seja melhor escolha seja uma unidade NVMe se você:

  • Estiver construindo um pc ou notebook de alto nível ou para jogos
  • Não tem restrições orçamentárias
  • Estão construindo um servidor que vai hospedar uma aplicação de armazenamento intensivo

Também vale a pena mencionar que você não está limitado a comprar apenas um disco rígido; os PCs normalmente podem suportar vários ao mesmo tempo. E se você obtém o desempenho que deseja a partir dele dependerá de onde você salvar os arquivos.

Por exemplo, uma configuração comum para quem precisa usar um disco mais rápido como um SSD ou NVMe para executar software de renderização de vídeo (Camtasia, Adobe Premier, etc.) e depois transferir o produto final para um disco SATA maior e mais barato.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre SSD SATA, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles