ícone compartilhar redes sociais
notebook com tela LCD ou LED com o plano de fundo de um ruim sobre o granito

Principais diferenças da tela de notebook: LED ou LCD?

adminblog_USR

Na atualidade, é possível encontrar diferentes opções de telas de notebook, dependendo do modelo, tamanho e marca. No entanto, a melhor escolha sempre depende das necessidades do usuário, sendo a tela de notebook uma interface principal para uma melhor experiência, e agora com novos modelos, Ao comprar um computador ou notebook, haverá a opção de tela de notebook LED ou LCD. Essa é uma grande dúvida: qual comprar?

Existem muitos fatores a serem analisados, o ideal mesmo é identificar cada vantagem e desvantagem do tipo de tela de notebook LED ou LCD. Pensando nisso, listamos as principais diferenças entre essas telas de notebook. Confira agora mesmo!

Tela de LCD

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e sua popularidade no mercado nacional, a tela mais utilizada é a tela LCD , ou seja, o display de tela plana, e vem ganhando espaço em residências e empresas. Os monitores LCD possuem alguns recursos exclusivos e inovações tecnológicas, e esse conhecimento é essencial para técnicos que pretendem consertar ou orientar os clientes durante a compra.

Além de compreender suas características, os técnicos também devem estudar o funcionamento dos monitores LCD, a formação da imagem e os principais componentes e diagramas de blocos.

Através desse conhecimento e da visualização e descrição dos problemas apresentados, os técnicos poderão inferir a causa raiz do problema em vez de procurar defeitos à vontade. Desse modo, o seu trabalho torna-se mais eficiente e profissional.

O monitor LCD consiste em uma tela de cristal líquido que é retroiluminado por uma lâmpada CCFL (lâmpada fluorescente) que emite luz branca e ilumina as células das três cores primárias (verde, vermelho e azul).

Esse tipo de tela é Ideal para salas iluminadas: como a imagem é mais opaca do que os LEDs, o monitor emite menos luz devido ao filme no cristal líquido e reduz o impacto da luz ambiente nos olhos.

Além disso, é muito adequado para imagens fixas, como imagens de filmes mais lentos e jogos de computador, bem como para ler e produzir textos longos. Cabe ressaltar que na escolha pelo entre a tela de notebook LED ou LCD, é necessário levar em conta o preço, onde a tela LCD possui um preço bem menor em comparação com as tela LED.

Conforme mencionado anteriormente, o monitor é a principal interface entre o usuário e o computador. Para que o monitor exiba imagens, elas devem ser enviadas pelo computador na forma de sinais. Esses sinais são recebidos pelas placas eletrônicas do monitor, que por sua vez geram imagens na tela.

Elas podem ser classificadas como as imagens digitais ou analógicas mais comuns. As informações são enviadas ao monitor LCD por meio de um cabo VGA, que é conectado ao computador por um conector denominado DB 15, igual ao conector dos monitores CRT. O conector DB 15 tem 3 fios para sinais de cor básica RGB – vermelho, verde e azul – e 2 fios para sinais de sincronização vertical e horizontal – Hsync e Vsync.

Tela de LED

Você sabia que o mais importante hoje é encontrar um equilíbrio entre as despesas, praticidade e o verdadeiro valor que você paga por um produto? No caso de uma tela de LED, clareza do dispositivo, dos filmes e jogos darão um novo passo na qualidade de imagem! O contraste e a saturação nítidos podem produzir texto, fotos e vídeos incrivelmente perceptíveis.

Além disso, existe a possibilidade de economizar energia e contribuir para o meio ambiente Esses são apenas alguns dos recursos que atraem novos consumidores na hora de comprar um notebook.

Há uma questão mais importante: os displays de LED são responsáveis ​​pela ecologia! Em comparação com os concorrentes, a nova tecnologia de monitor LED pode reduzir o consumo de energia em 40%.

Algumas marcas vendem modelos ecológicos porque não requerem lâmpadas CCFL e são totalmente livres de mercúrio. E porque eles não usam chumbo para consertar os componentes, eles podem descartar e reciclar o notebook com segurança sem afetar o meio ambiente.

Em termos de saúde e conforto, se seus olhos estão ocupados com um dia agitado no computador, a última coisa que você precisa fazer é, por exemplo, forçá-los a assistir algo. A diferença é que o monitor LED pode proporcionar um descanso para os olhos.

A maioria dos modelos tem sensores inteligentes que podem detectar o brilho ao redor da tela e ajustar automaticamente o brilho para ajudar a reduzir a fadiga visual, os olhos podem relaxar, pois também existe a questão da perspectiva.

Tela de notebook LCD em frente à uma televisão LED com mesmo wallpaper

Não importa onde você coloque o monitor, seu ângulo de visão será confortável e a tela sempre aparecerá como se você a estivesse vendo de frente.

Esteja você em pé, sentado ou deitado, o monitor LED pode simultaneamente garantir que os filmes, imagens, vídeos e outros recursos multimídia que você deseja assistir se tornem o foco da atenção das pessoas e sempre permitirão que você assista confortavelmente.

Finalmente, outro motivo para comprar telas de LED é o seguinte: tempo. Afinal, a vida útil dos monitores LED é de 4 a 6 anos a mais do que a dos monitores LCD. As baterias de iluminação LED, em vez das fluorescentes, têm meia-vida mais longa.

Portanto, você pode se basear nessas características entre as telas para escolher a que julgar mais adequada. A pesquisa é de longo prazo e requer muita atenção aos detalhes. Claro, ainda existem alguns monitores que já possuem sistema de som, receptor de TV, conexão USB e outras informações detalhadas.

Portanto, você deve verificar se realmente precisa desses recursos adicionais. É muito importante pesquisar e examinar com calma os modelos de diferentes marcas. Vale ressaltar que este artigo apresenta um aspecto mais amplo, não fornecemos os detalhes específicos da seleção do monitor de jogo (o monitor de jogo já inclui G-Sync, alta taxa de atualização, lag de entrada e outras tecnologias).

Considerações finais sobre a tela de notebook LED ou LCD

Por fim, uma última dica que vale a pena mencionar na escolha de compra entre uma tela de notebook LED ou LCD: não compre apenas por marca. Afinal, você deve considerar a relação custo-benefício ao comprar produtos de alto valor. Esperamos que essas dicas sejam úteis para você.

Ficou interessado em saber mais? Acesso o nosso blog da BringIT e confira mais conteúdos exclusivos que irão auxiliar na hora de escolher produtos tecnológicos ideais para você!